Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Há tempos meu Monza está parado por causa de um barulho anormal no motor.
Não consegui identificar a fonte do ruído, até levei o carro a uma oficina onde costumo levar meu Fiat Mille, para darem uma olhada (ou escutada) e também não conseguiram dizer de onde vem o tal barulho.
Dizem que pode ser bomba dágua, mas só desmontando algumas coisas para ter certeza.
Hoje, cansado de ver o Monza parado, resolvi agir.
Tirei a correia de acessórios, para girar o motor sem alternador, bomba hidráulica da direção e esticador da correia de acessórios.
Depois de remover a correia, dei partida rapidamente e...o ruído continuou. :(
Resolvi então remover a capa da correia dentada e dar uma olhada na correia, no tensor e ver se havia algum atrito anormal entre correia e capa da correia.
Removida a capa, tudo me pareceu normal, com exceção da bomba dágua. A polia dela está muito próxima da capa traseira da correia dentada (foi instalada em oficina), achei que pode ser possível atrito entre as duas. Lembrei do post do Ricardo Ximenes, cuja bomba Indisa estava pegando na capa traseira. Essa Indisa que está instalada no meu carro tem a polia dentada de metal, ao contrário da dele, que ele diz ser de plástico. Mas acho que está próxima demais da capa, o que pode estar ocasionando ruído. O ruído é parecido com o que eu ouvia no meu Fiat Mille depois de ter substituído a correia dentada dele, e ao tirar a capa vi que ela estava frouxa, batendo na lata. Afrouxou depois de uns dias de instalada, acho que laceou um pouco.

Retirei o tensor, para checar se o rolamento dele está bom.
O tensor parece estar bom, sem folgas ou ruídos no rolamento. Mas a parte plástica dele está um tanto estranha, como pode ser visto na foto abaixo:
Imagem

O tensor em questão é original GM, trocado em 2007, quando troquei também a bomba dágua.

Bem, vou trocar o tensor, a correia e a bomba dágua, que parece estar girando dura na mão.

Mas, apesar de burro velho, dei uma mancada: girei um pouco a polia de válvulas com o motor sem a correia. Fiz isso para ter acesso aos dois parafusos superiores de fixação da capa de proteção da correia, para ver se estavam apertados ou frouxos). Já li em vários lugares que no Monza à gasolina com motor 2.0 não ocorre atropelamento de válvula, mas estou na dúvida. :?:

Vou reinstalar a correia velha para girar o motor para o PMA, mas estou receoso. E se tudo o que li não for verdade e eu acabar empenando uma haste de válvula?

Abraços
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

se voçe girou e nao encostou em nada,pode ficar despreocupado.
meu monza quebrou 03 balancins em uma escapulida de tensor e empenou so uma valvula de admissao.
quebrou o balancins da admissao 1,2 e 4.somente a do cilindro 2 ficou defeituosa,dando baixa pressao do cilindro.
tinha instalado tudo original GM,mas agora o tensor ficou fora do padrao.
coloquei um prisioneiro que me serviu perfeitamente e vai impedir de aconteçer de novo.


mas,o caso do Ricardo,ele me passou as fotos,e realmente a engrenagem ficava pegando a parte interna na lata,ficava tanto que quase pegava a correia dentada.
a Urba ficou como deve ficar.
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por coy »

Luiz Carlos pode ficar tranquilo que o monza a gasolina não atropela valvula,o meu antes do ocorrido com a porca pulou tres dentes da correia (fato que relatei aqui) e não encostou em nada.
no caso do a alcool ele tem o dome no pistao por isso encosta.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Comprei uma correia dentada (Gates), um tensor (SKF) e uma bomba dágua (Nakata).
Antes de instalar as peças novas, resolvi fazer um teste com a capa plástica da correia dentada fora, para ver se conseguia identificar com mais precisão a origem do ruído que está me atormentando
Tudo instalado, dei partida no motor sem a polia de acessórios, correia de acessórios, tensor da correia de acessórios (esses 2 últimos ítens eu já sabia que não eram os responsáveis pelo ruído, pois já havia dado uma partida com eles fora) e gravei um vídeo.
O som ficou muito bom, talvez algum colega até consiga identificar de onde vem esse maledeto ruído de lata batendo.
Notem que o tensor não pára de tremer. Passei a desconfiar dele.
https://youtu.be/V70ASYr4aTc



Em virtude da tremedeira do tensor, que eu não sei até onde é normal, pois nunca vi a correia dentada operando sem a capa, resolvi instalar o tensor novo, mantendo os outros ítens.
Depois de instalado o novo tensor, a tremedeira parou...mas o ruído parece que aumentou e ficou mais constante, sem as variações de antes.

Estou na mesma, continuo sem ter ideia do que está errado. Penso no trabalho que vou ter para substituir bomba d'água, correia dentada, etc, e isso pode não resolver. Desanimei um pouco. :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Esse ruído está fazendo com a bomba d'água nova?

Reparou se a parte móvel do tensionador não está batendo em um dos cantos? Tremer até que pode não ser problema, mas se ficar o tensionador ficar batendo em um dos cantos pode ser defeito dele ou tensionamento incorreto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Esse ruído está fazendo com a bomba d'água nova?
Não, Carlos Freire
Não troquei ainda a bomba. Estou achando que não é ela a culpada
Reparou se a parte móvel do tensionador não está batendo em um dos cantos? Tremer até que pode não ser problema, mas se ficar o tensionador ficar batendo em um dos cantos pode ser defeito dele ou tensionamento incorreto.
Eu notei que os furos de referência do tensionador não estão no padrão. Para correias novas os furos devem coincidir, para correias usadas deve coincidir meio furo. No meu Monza, tanto com tensionador velho como com o novo, os furos estão distantes, como se a correia tivesse aumentado de tamanho. Mas deve ter aumentado muito, para ficar defasadas assim as referências.

Amanhã vou ver se tem alguma peça batendo no tensionador.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Ruídos estranhos em geral acontece na bomba d'água. Pode verificar se há folga excessiva no eixo, que possa contribuir com o problema de tensionamento e talvez até com o ruído.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Tensor da correia dentada e a velhice do mecânico.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá Carlos Freire e demais amigos

Como eu escrevi em uma dessas msgs acima, notei que o tensionador está trabalhando praticamente no batente dele, isto é, não está de acordo com as instruções sobre como deve ficar o mesmo com uma correia corretamente tensionada. Lembram daquela ferramentinha, um pino com dois diâmetros diferentes, que serve para ver se o tensionador está agindo de acordo?
Imagem
Pois é. Depois que foi substituída a bomba d'água, durante uma viagem que fiz para a cidade de Cruzeiro, em São Paulo, quando cheguei em casa fui checar a tensão da correia, para ver se o mecânico tinha feito um bom serviço.
Notei que a correia estava até com um tiquinho de excesso de tensão. Deixei assim, e assim está desde então. Passaram-se mais de 10 anos, e a correia está perfeitinha.
Depois que começou o famoso ruído, notei a frouxidão da correia só de olhar a mesma trabalhando. Pensei que ela tivesse espichado, coisa difícil de acontecer, é mais fácil ela esgarçar ou partir de vez.
Hoje instalei uma correia nova. Já havia substituído o tensionador.
Pois com correia e tensionador novo, o problema continua o mesmo.
Estou encucado com isso. Pra mim, para a tensão de uma correia dentada de Monza diminuir, é preciso que a bomba d'água gire. Coisa impossível com uma bomba que está há mais de 10 anos instalada!
Vou ter de girar a bomba, tarefa que também acho impossível, em virtude desse tempo todo. Se girar, vai vazar depois, pois a guarnição deve estar velha e não vai vedar mais depois da mexida na bomba.
Acho que me resta levar o carro a uma oficina, pois fazer a troca de bomba na garagem de um edifício é difícil. :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder