Cabeçote queimando junta

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
ronaldo_kepp
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 44
Registrado em: 16 Mai 2015, 20:41
Cidade: Assis
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Cabeçote queimando junta

Mensagem não lida por ronaldo_kepp »

Olá boa tarde amigos; recentemente fiz o motor do meu monza 1988 sle e foi nescessário trocar o cabeçote e como eu tava apertado optei por comprar "recondicionado" . Foi ai que começou minha dor de cabeça.
Queimou a junta do cabeçote pela segunda vez em menos de 1 ano ai conversando com o dono da retifica onde comprei o cabeçote ele pediu para levar la que ele iria abrir o motor e investigar porque estava queimando a junta do cabeçote frequentemente . Ai ele descobriu uma pequena irregularidade entre o 3º e o 4º pistão e o rapaz precisou remover o bloco e dar um pequeno passe .
Sendo assim ele garantiu que resolveria o problema e o carro ia parar de queimar juntas .
Quase 6 meses depois começou a dar problemas novamente; antes ia agua no óleo quando queimava a junta do cabeçote . Agora começou dar muita pressão no reservatório de agua e como passa da pressão máxima da tampa do reservatório acaba jogando a agua fora pelo respiro . Diariamente baixava muito a agua e o óleo estava bom até o carro começar a faiar muito na lenta , levei devolta na retifica onde foi feito o serviço e ele esta me enrolando a mais de 1 semana . cada dia é uma desculpa . Desde quando queimou a junta pela primeira vez quando eu troquei o cabeçote recondicionado eu desconfio dele , pois desde então meu carro esta diferente " sem muita força e nas subia quando força mais começa a grilar . Ontem eu liguei na retifica pra saber se ele ja havia terminado o serviço ele disse que seria nescessário colocar uma junta de aço . Como eu não entendo muito a respeito gostaria de saber a opnião e orientação dos amigos .

Desde ja agradeço!!!

Ronaldo Kepp
isaias ferreira
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Out 2017, 11:31
Cidade: Eldorado do sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote queimando junta

Mensagem não lida por isaias ferreira »

boa tarde. primeiro vou te relatar o que aconteceu comigo, há 2 anos mandei o monza para a retifica para fazer todo motor, o motor era std, la eles me disseram após medirem os cilindros que os pistões iriam para 0,50, pois bem uns dias atras o carro começou a dar excesso de pressão no reservatório de expansão e baixar água, resolvi abrir e ver o que aconteceu, ai veio a surpresa, os pistões estão na medida 1,00mm e foram torneados deixando os mesmos retos (sem o domo) ou seja fizeram um serviço porco e não me avisaram,menos mal que arrependimento não mata, deixa eu te perguntar algumas coisas

1-os parafusos do cabeçote foram trocados? dependendo do estado precisam ser substituídos
2-conferiu o ponto do motor? esse "grilar em subidas'' me parece ser motor fora de ponto
3-as juntas que foram usadas são de primeira linha (SABÓ OU TARANTO)
4-até onde eu sei junta de aço não tolera qualquer imperfeição no bloco, se o serviço foi bem feito não tem porque utilizar junta de aço
com esses caras de retifica é bom estar atento, se eu estiver errado em alguma questão por favor me corrijam.
ATT, Isaias Ferreira
ronaldo_kepp
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 44
Registrado em: 16 Mai 2015, 20:41
Cidade: Assis
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote queimando junta

Mensagem não lida por ronaldo_kepp »

isaias ferreira escreveu: 03 Nov 2017, 15:44 boa tarde. primeiro vou te relatar o que aconteceu comigo, há 2 anos mandei o monza para a retifica para fazer todo motor, o motor era std, la eles me disseram após medirem os cilindros que os pistões iriam para 0,50, pois bem uns dias atras o carro começou a dar excesso de pressão no reservatório de expansão e baixar água, resolvi abrir e ver o que aconteceu, ai veio a surpresa, os pistões estão na medida 1,00mm e foram torneados deixando os mesmos retos (sem o domo) ou seja fizeram um serviço porco e não me avisaram,menos mal que arrependimento não mata, deixa eu te perguntar algumas coisas

1-os parafusos do cabeçote foram trocados? dependendo do estado precisam ser substituídos
2-conferiu o ponto do motor? esse "grilar em subidas'' me parece ser motor fora de ponto
3-as juntas que foram usadas são de primeira linha (SABÓ OU TARANTO)
4-até onde eu sei junta de aço não tolera qualquer imperfeição no bloco, se o serviço foi bem feito não tem porque utilizar junta de aço
com esses caras de retifica é bom estar atento, se eu estiver errado em alguma questão por favor me corrijam.
ATT, Isaias Ferreira
Olá Isaias Ferreira boa noite.
Respondendo as suas perguntas os parafusos foram trocados na ultima vez que deu problema , o ponto do motor foi conferido em duas oficinas e ambas disse estar certo e a junta utilizada foi sabó .

Hoje eu cheguei de viagem e passei la para conversar com o rapaz da retifica e ele abriu pra ver o que realmente havia acontecido .
Ele me falou e me mostrou o real motivo de tanta dor de cabeça . O ex dono me passou o carro com o bloco um pouco baixo e devida tanta pressão meu carro estava andando taxado e por isso segundo o rapaz da retífica meu carro tava queimando juntas devido a alta pressão e alta temperatura . E é por isso que ele me disse que esta esperando chegar uma tal de junta especial de metal para compensar o bloco rebaixado. O pistão tava bem proximo da junta do cabeçote e estava lascando bem na parte de aço em volta do pistão da junta . Não sei se esse procedimento é correto de por uma junta mais grossa para afastar um pouco os pistões do cabeçote .

Agradeço sua ajuda caro amigo.

Grato: Ronaldo Kepp
ronaldo_kepp
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 44
Registrado em: 16 Mai 2015, 20:41
Cidade: Assis
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote queimando junta

Mensagem não lida por ronaldo_kepp »

Devido a meu bloco estar um pouco rebaixado fui orientado a por uma junta especial em aço inox de 2,22 mm para compensar o rebaixamento . Tomare que fique bom e que resolva meus problemas .
Essa junta especial em aço inox é para motores do tipo competição creio eu. E como o meu estava esquentando demais a junta normal não estava aguentando devido estar andando taxado .


Descrição dessa nova junta especial.

-Montada com uma junta intermediária em AÇO INOX 304 com liga de carbono e unida por mais duas juntas externas também em inox onde são moldados os orings em alto relevo.

-A junta de cabeçote MSP se difere das originais em resistência, podendo assim ser montada em motores turbo, aspirado ou nitro e com opções de medidas diferentes.

-Montamos originalmente com 1.22mm e volume de 7,33cc , 1,72mm e volume de 10,34cc, e 2.22mm com volume 13,34cc

Algum colega tem conhecimento a respeito .
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Cabeçote queimando junta

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Pessoal, aproveitando o tópico, meu Monza carburado está com problema nas junta do cabeçote novamente.
Estou estranhando por que faz apenas 2,5 anos ( cerca de 7.000 km, isso mesmo sete mil quilômetros) que eu troquei devido ao apodrecimento da mesma, quando misturou água no óleo.
Agora está vazando água na parte de trás (lado oposto à vela nº 4) Não houve superaquecimento, carro só anda dentro da cidade, na verdade bem pouco como podem concluir. Pelo jeito a junta apodreceu novamente.
Na época eu coloquei junta Sabo, torque correto, aditiva na água (Delphi) o cabeçote foi retificado tudo beleza.
O que pode ter dado errado?
Alguém poderia me dar alguma sugestão do problema, ou já passou por problema semelhante?
Abraços,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote queimando junta

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Uma junta boa não apodrece com pouco mais de 2 anos. Quando há super aquecimento, não necessariamente se percebe pelo ponteiro ou sistema de arrefecimento. Ocorre nos cilindros, subidas de serra, mistura excessivamente pobre...
Erro no torque de aperto, parafusos fora do tamanho, corrosão no cabeçote e principalmente empenamento são as principais causas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Robson B
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 28 Jun 2016, 20:08
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote queimando junta

Mensagem não lida por Robson B »

ronaldo_kepp escreveu: 08 Nov 2017, 16:00 Devido a meu bloco estar um pouco rebaixado fui orientado a por uma junta especial em aço inox de 2,22 mm para compensar o rebaixamento . Tomare que fique bom e que resolva meus problemas .
Essa junta especial em aço inox é para motores do tipo competição creio eu. E como o meu estava esquentando demais a junta normal não estava aguentando devido estar andando taxado .


Descrição dessa nova junta especial.

-Montada com uma junta intermediária em AÇO INOX 304 com liga de carbono e unida por mais duas juntas externas também em inox onde são moldados os orings em alto relevo.

-A junta de cabeçote MSP se difere das originais em resistência, podendo assim ser montada em motores turbo, aspirado ou nitro e com opções de medidas diferentes.

-Montamos originalmente com 1.22mm e volume de 7,33cc , 1,72mm e volume de 10,34cc, e 2.22mm com volume 13,34cc

Algum colega tem conhecimento a respeito .
Ronaldo...
Então, se a retífica investigou e chegou a essa conclusão, concerteza mediram e usaram os equipamentos adequados (acreditamos que sim pelo menos). Porque faz sentido sim esse diagnóstico, oque me deixa curioso é, como os caras não mediram esse bloco já no ato da montagem? Ao verificar que o pistão estava desnivelado com o bloco em PMS? Bom, mas de qualquer forma já que tem um problema, devemos nos concentrar na solução dele. Essa junta de aço é usada em carros turbo e preparados, e também pode ser usada em carros originais sim, porém, a face do bloco não pode estar empenada, tem que estar 100% plaina, assim como a face do cabeçote, mas os caras sabem disso!
Vamos torcer para que essa seja a solução, e que tudo dê certo e se resolva o mais rápido possível!
Att.
®Robson B. :arrow:
Responder