Indicador de ponto de ignição?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Indicador de ponto de ignição?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal.

Eu estava procurando uma peça no ChepChev e vi esse tampão da figura 4. O 5 é uma bucha.
Alguém sabe o que é isso?
Será que é só para cobrir o buraco onde vai instalado o sensor de rotação dos carros mais novos que usam esse mesmo motor?
Ou seja: se um proprietário de Monza comprar um motor agora, vai ter de usar essas duas peças para tapar o buraco do sensor?

Imagem

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Indicador de ponto de ignição?

Mensagem não lida por coy »

Curioso mesmo isso, eu usei um sensor para tampar este furo.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Indicador de ponto de ignição?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sensor de rotação dos veículo mais novos não tem sensor de rotação nesse ponto.
Ele se refere ao ponto de ignição e usando em motores até 96, inclusive de Kadett, Omega e S-10 2.0 com 4 cilindros.

Já vi isso em alguns blocos mas não procurei verificar qual a função. Uma próxima vez que eu ver um motor aberto na parte de baixo, que tenha esse tampão, vou averiguar se dá alinhamento a algum ponto do virabrequim.
Penso que deve ser para deixar a parte de baixo em 0º e, em alguma condição que facilitaria a montagem na fábrica.

Esse bloco da foto é de um Monza SR que um amigo havia adaptado IE MPFI digital da linha 97. Ele mandou furar o bloco para colocar o sensor. O sensor vai nesse ponto.
Furo Bloco do motor 1.JPG
Furo Bloco do Motor 2.JPG

Abs,

Carlos Freire
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Indicador de ponto de ignição?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Carlos Freire

De fato só agora me dei conta de que o sensor de rotação vai instalado em outro ponto do motor.
Será que olhando por esse furo aparece alguma marcação, tipo em alguns motores de outros fabricantes? Acho que motores da Volks e da Ford têm isso.

É esperar alguém que tenha oportunidade de zoiar em um motor aberto.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Indicador de ponto de ignição?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Luiz Carlos, vou procurar prestar a atenção quando visitar as oficinas mecânicas de amigos.

Sei que alguns motores FIAT e um francês, não me lembro se é Peugeot, Renault ou Citroen (talvez todos) tem furos no blocos para ferramenta de fasagem, para sincronismo do motor e colocar a correia dentada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Responder