bomba da água e correia dentada

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
isaias ferreira
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Out 2017, 11:31
Cidade: Eldorado do sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por isaias ferreira »

Bom dia amigos monzeiros, me chamo isaias e tenho um MONZA SL/E 88 1.8 ALCOOL, bem o monza estava com defeito no cabeçote, eu comprei um no desmanche e levei para a retifíca foram trocados os guias, feito plaina, o assentamento eu mesmo fiz enfim foi todo retificado, só que eu não consigo colocar ele no monza porque a bomba da água esta travada, eu quase quebrei a chave 46mm tentando afrouxar ela mas não consegui,preciso da ajuda de vocês, tem como afrouxar a bomba sem estragar ela? esta bomba tem pouco tempo de uso, ou tem algum jeito de se colocar a correia sem afrouxar a bomba? meu monza não tem o tensor, por favor me ajudem.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Uma vez eu peguei um Monza assim, onde não poderia danificar a bomba d'água para poder diminuir a tensão da correia, pois estava muito tensionada. A peça não movia de jeito algum. Somente depois de colocar um cano de uns 2 metros na ponta da chave foi que consegui mover a bomba d'água. Mas tome cuidado, pois a peça engripada assim pode ser por falta de manutenção no sistema de arrefecimento e movimentando assim, pode ocorrer vazamentos. Recomendo que remova e troque pelo menos o o'ring da bomba d'água.

É possível colocar a correia, desde que esteja na tensão correta antes de remover. Como não tem tensionador, pode deixar o motor em sincronismo, colocar a correia na parte de baixo, soltar a polia do comando, encaixar a polia já com a correia na posição. Depois confere se não saiu de sincronismo.
Também pode encaixar os alguns dentes da correia na polia dentada do comando e girar a polia (todo motor com a chave 17mm) até encaixar todos os dentes, mas esse procedimento se não fizer de acordo, poderá deixar fora de sincronismo o motor e ou estragar a correia dentada.

Eu tive nos anos 90 um Monza SL/E 87, onde também não tinha tensionador e, que na época, não dispunha de muitas ferramentas, tinha menos conhecimento no carro do que tenho hoje. Não tinha a chave para movimentar a bomba d'água. Quando trocava a correia dentada em casa, eu fazia em uma dessas duas formas e foi bem. Não danifiquei nem o motor e nem a correia, mantendo o motor em correto sincronismo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 980
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Boa Carlos, em meu monza 86 também troquei várias vezes a correia fazendo esse procedimento e nunca tive problemas (fiquei com ele mais de 8 anos)
Abçs,
Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

O perigo em fazer a troca sem afrouxar a bomba é que a correia nova pode ter o comprimento diferente da anterior.
Sugiro que se compre uma correia da mesma marca e especificação da que foi retirada.

Substituí recentemente a correia de acessórios do meu Monza, e a correia nova era muito menor que a anterior.
Tive dificuldade em encaixar a ferramenta especial para tensionar a dita cuja, pois não havia como segurar a ferramenta e encaixar, tive de improvisar uma 'mão' de arame para conseguir completar a tarefa. E era uma Gates, não era nenhuma paralela chinesa. :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
isaias ferreira
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Out 2017, 11:31
Cidade: Eldorado do sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por isaias ferreira »

eu fiz como o carlos freire comentou e deu certo porém a correia ficou frouxa mesmo sendo da mesma marca e modelo (continental CT 720) eu acredito que deva ser porque o cabeçote que eu coloquei foi tirado 1,2mm em relação ao std a pedido meu para subir a taxa de compressão, o outro que eu retirei do monza estava com 95,50mm, eu coloquei WD40 e após varias tentativas eu consequi afrouxar a bomba e vazou água na hora, amanhã eu irei retirar a mesma para ver como esta o estado dela, eu preciso da ajuda de vocês na seguinte duvida, para retirar a bomba tem que tirar a capa traseira da correia, correto? como eu faço para retirar a polia do virabrequim, eu não tenho saca polia, vocês conhecem a marca indisa, é boa ou ruim?

att Isaias
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

isaias ferreira escreveu: 20 Out 2017, 21:37 eu fiz como o carlos freire comentou e deu certo porém a correia ficou frouxa mesmo sendo da mesma marca e modelo (continental CT 720) eu acredito que deva ser porque o cabeçote que eu coloquei foi tirado 1,2mm em relação ao std a pedido meu para subir a taxa de compressão, o outro que eu retirei do monza estava com 95,50mm, eu coloquei WD40 e após varias tentativas eu consequi afrouxar a bomba e vazou água na hora, amanhã eu irei retirar a mesma para ver como esta o estado dela, eu preciso da ajuda de vocês na seguinte duvida, para retirar a bomba tem que tirar a capa traseira da correia, correto? como eu faço para retirar a polia do virabrequim, eu não tenho saca polia, vocês conhecem a marca indisa, é boa ou ruim?

att Isaias
Sim, tem que remover a capa de proteção traseira de proteção da correia dentada, nos modelos até 1995.
A forma para soltar o parafuso do virabrequim para soltar a polia dentada já foi discutida aqui no fórum em outros tópicos sobre o assunto.
Tem que travar pelo volante do motor e soltar o parafuso.

Em casa, eu coloco um soquete com braço de força apoiado no chão. Dou apenas um toque na partida e o parafuso solta.Mas preste muito bem a atenção, não estique a partida e nem deixe o motor funcionar, pois se a polia soltar, poderá danificar o motor. A outro risco com a segurança, se a chave pular. Muito cuidado e atenção se for mesmo usar esse procedimento.

Com relação a polia dentada. Tem motor que sai fácil, praticamente cai só de soltar o parafuso e, outros não sai assim com tanta facilidade.
Se tiver um saca polias, ótimo. Quando não tem, a polia deve sair totalmente alinhada. Se usar duas chaves de fenda fazendo movimento de alavanca ao mesmo tempo, a polia sai. Mas tem que fazer de forma que a polia fique alinhada, se forçar mais um lado do que o outro, não vai sair.

Com relação a bomba d'água, recomendo a Nakata. Tem um ótimo acabamento e no campo, tem durado muito tempo, pelo menos nos casos que acompanho.
Ao remover a bomba d'água sem danificar (nem sempre é possível) avalie bem. O vazamento pode ser apenas do o'ring ressecado. Se tiver folga excessiva, polia desgastada, corrosão excessiva, vazamento pelo eixo ou pelo furo de respiro, troque por uma nova.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
isaias ferreira
Mensagens: 9
Registrado em: 19 Out 2017, 11:31
Cidade: Eldorado do sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por isaias ferreira »

bom dia, eu fiz exatamente como você citou carlos e deu certo, coloquei um cabo de força de 3/4 apoiado no chão e dei a partida, na terceira tentativa o parafuso afrouxou, já coloquei o monza na ativa novamente, obrigado pela ajuda de todos.
ATT, Isaias
Marciel Lima
Mensagens: 8
Registrado em: 11 Jun 2018, 19:25
Cidade: Guaiba
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: bomba da água e correia dentada

Mensagem não lida por Marciel Lima »

O Pessoal qual a Bomba de água correta e quantos dentes é a original do Monza classic se 88/89 2.0 alcool?
Responder