210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
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210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
Bom dia galera!
estou a pouco tempo com um monza sle 2.0 93 a gasolina e vou fazer minha primeira troca de óleo, mais surgiu essa duvida.
como não intendo muita coisa sobre o assunto gostaria que vcs me dessem uma mãozinha.
aproveitando o tipico vou fazer também a utilização do Perfect clean da koube, devo usa-lo antes de trocar o oleo ?
não tenho muito oq falar do carro, ta mt forte em subidas e principalmente em ultrapassagens, como nunca tive gm reparei que a partida a frio dele faz com que o motor vibre muito, não sei se e normal, as vezes chega a ser irritante mais depois de alguns minutos ligado ele fica um relógio.
estou a pouco tempo com um monza sle 2.0 93 a gasolina e vou fazer minha primeira troca de óleo, mais surgiu essa duvida.
como não intendo muita coisa sobre o assunto gostaria que vcs me dessem uma mãozinha.
aproveitando o tipico vou fazer também a utilização do Perfect clean da koube, devo usa-lo antes de trocar o oleo ?
não tenho muito oq falar do carro, ta mt forte em subidas e principalmente em ultrapassagens, como nunca tive gm reparei que a partida a frio dele faz com que o motor vibre muito, não sei se e normal, as vezes chega a ser irritante mais depois de alguns minutos ligado ele fica um relógio.
- mspagiari
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
Oi amigo, eu tenho um 94, qdo comprei não sabia q óleo o dono usava, usei 15w40 notei q fumava um pouco e baixava um pouco o óleo tb, depois optei pelo 20w50 e parou de fumar e baixar óleo, para motores mais rodados como os nossos, creio q o 20w50 seja o melhor, no manual especifica 15w40 ou 20w50, creio q o 15w40 seja melhor em motores retificados, com poucas folgas, por ser mais fino. Desde então uso o 20w50 e tá ótimo.
Qto ao koube, o famoso "flush", nunca fiz, mas creio q uma boa troca de óleo e filtro no periodo correto seja o melhor, vontade de fazer até tenho, mas o medo das borras irem parar no pescador e ferrar com tudo é grande... ainda mais em motores bem rodados como o nosso.
Qto a "vibração", podem ser várias coisas, velas,cabos, ponto do motor... Mas se quente pára, pode ser o sensor de temperatura trabalhando, com o motor frio, a lenta fica um pouco acelerada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
Eu faria a troca de óleo por 20w50 mesmo e filtro (não esqueça de verificar óleo de cambio tb).
Qto ao koube, o famoso "flush", nunca fiz, mas creio q uma boa troca de óleo e filtro no periodo correto seja o melhor, vontade de fazer até tenho, mas o medo das borras irem parar no pescador e ferrar com tudo é grande... ainda mais em motores bem rodados como o nosso.
Qto a "vibração", podem ser várias coisas, velas,cabos, ponto do motor... Mas se quente pára, pode ser o sensor de temperatura trabalhando, com o motor frio, a lenta fica um pouco acelerada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.
Eu faria a troca de óleo por 20w50 mesmo e filtro (não esqueça de verificar óleo de cambio tb).
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- waldir
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
Olá Amigos,
o meu monza está com 249.000 e uso atualmente o 15W40 SN e não fuma nem abaixa o nivel óleo, digo, max 200ml por troca a cada 6 meses.
Uso o 15w40 desde ago de 2012 quando estava com 215 mil. Antes disso usava apenas o 20W50.
Atualmente a tecnologia com API SL, SM, SN tem incorporado aditivos para limpeza do motor evitando borras, oxidação etc (semi-sintético)
Vale lembrar que você deve trocar o filtro de óleo juntamente com a troca de óleo do carter. 15W40 API SN = R$18,00 à 19,00 o litro e o filtro R$13,60 e não coloque mais que 4 litros incluindo o filtro. A mensagem do manual do proprietário que cabe 0,50l no filtro está errada. Não cabe mais que 0,25l.
Se tiver fumando pouco como escreveu o mspagiari a opção é 0 20W50 ou 25W60 (mineral)
o meu monza está com 249.000 e uso atualmente o 15W40 SN e não fuma nem abaixa o nivel óleo, digo, max 200ml por troca a cada 6 meses.
Uso o 15w40 desde ago de 2012 quando estava com 215 mil. Antes disso usava apenas o 20W50.
Atualmente a tecnologia com API SL, SM, SN tem incorporado aditivos para limpeza do motor evitando borras, oxidação etc (semi-sintético)
Vale lembrar que você deve trocar o filtro de óleo juntamente com a troca de óleo do carter. 15W40 API SN = R$18,00 à 19,00 o litro e o filtro R$13,60 e não coloque mais que 4 litros incluindo o filtro. A mensagem do manual do proprietário que cabe 0,50l no filtro está errada. Não cabe mais que 0,25l.
Se tiver fumando pouco como escreveu o mspagiari a opção é 0 20W50 ou 25W60 (mineral)
Editado pela última vez por waldir em 28 Jun 2017, 15:23, em um total de 1 vez.
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
ainda estou usando o óleo do antigo dono e não baixou nada deis de então, vou experimentar o 15w40 e vou ver no que da, caso comece a fumar ou fazer óleo vou relatar aqui.
- mspagiari
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
Eu por experiencia própria sempre usei o 20w50, nos carros q tive, escort xr3, vw pointer (ap 2.0) e santana, nunca deu problema, já o 15w40 fumou (pouco) e baixou óleo. O problema é q não sabemos como o ex-dono cuidou do carro, se foi relaxado nas trocas de óleo, tem cara q roda 6000 km com o mesmo óleo....
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
fiz a troca ontem a noite 15w40 da selenia semi-sintético e gostei bastante do resultado, até o momento não esta fumando e nem baixando, senti que o carro ficou mais leve parece que tirei uns 50 quilos de cima dele hahahaha.
- Robson B
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
Os óleos que já usei 15W40 de ótima qualidade nos carros que já tive, e que posso afirmar que são BONS/ÓTIMOS são:
>Selênia
>Mobil
>Lubrax
>Shell Helix
Quanto a sua pergunta, digo o seguinte: DEPENDE, porque??
Porque o recomendável, que nem sempre é possível, é saber a "procedência" do veículo, ou seja, como o antigo dono cuidava do carro. Isso principalmente em relação a troca de óleo, que ao meu ver é o principal item de manutenção e um dos mais negligenciados pelos proprietários.
Se eu fosse você, faría o seguinte:
Na próxima troca faça uma "limpeza de cárter", e use o óleo "Shell Helix 15W50" embalagem amarela... Isso mesmo, 15W50. Sería a opção mais segura para o memento. Na partida inicial ele se comportaria como o 15W40 e conforme o uso no decorrer do aquecimento e uso normal do motor, ficaría como se fosse o 20W50, daí a viscosidade 15W50. Mas como você mesmo citou que já fez a troca, por um óleo de excelente qualidade que é o Selênia, está usando o 15w40 e está até agora tendo bons resultados, então continue...
Estou montando o motor do meu Monza, quando terminar, desde a primeira partida vou fazer o uso do 15W40, porque desde zero, eu já vou saber qual a condição real do motor.
Eu fico de boca aberta em saber ás vezes, que muitos donos nem mesmo trocam o óleo, só vão completando conforme foi baixando e pronto, já conhecí pessoalmente vários assim. Outros nem mesmo sabem que tipo de óleo o carro usa, e cometem a pior "cagada" que um proprietário pode fazer:
Deixar que o "Frentista" ou o "Mexânico da Esquina" decida e escolha o tipo de óleo que será colocado na troca, aí é "tragédia" anunciada a médio e longo prazo pro motor. Exemplo: chega um celta ou classic motor vhce que o manual indica o óleo 5w30, aí o frentista ou mexânico desavisado "táca" óleo mineral 20W50 ou 25W50 no motor do carro... Aí junta isso ao fato da pessoa rodar quase 1 ano com o mesmo óleo só completando, aí na hora de completar vem outro frentista ou mexânico e "táca" óleo 10W40 porque no momento só tinha aquele disponível no balcão, ou porque quería "empurrar" um mais caro naquela hora. Já pensou que Desgraceira que vira esse motor a médio prazo???
Depois de um tempo assim nessas condições, há danos no motor que são irreversíveis, só retificando mesmo pra voltar aos padrões.
Por isso que, na hora da compra, praticamente 80% do sucesso na compra do carro é saber a procedência dele e o cuidado que o dono tinha, mas... Sabemos que isso é complicado termos esse tipo de informação, se o carro for um usado e de loja ainda por cima!
Mas que bom que você tá se preocupando com isso, é sinal de que você é um cara que procura cuidar bem do coração da máquina!!!
Espero que dê tudo certo, que o Monzão só lhe traga alegrias...
>Selênia
>Mobil
>Lubrax
>Shell Helix
Quanto a sua pergunta, digo o seguinte: DEPENDE, porque??
Porque o recomendável, que nem sempre é possível, é saber a "procedência" do veículo, ou seja, como o antigo dono cuidava do carro. Isso principalmente em relação a troca de óleo, que ao meu ver é o principal item de manutenção e um dos mais negligenciados pelos proprietários.
Se eu fosse você, faría o seguinte:
Na próxima troca faça uma "limpeza de cárter", e use o óleo "Shell Helix 15W50" embalagem amarela... Isso mesmo, 15W50. Sería a opção mais segura para o memento. Na partida inicial ele se comportaria como o 15W40 e conforme o uso no decorrer do aquecimento e uso normal do motor, ficaría como se fosse o 20W50, daí a viscosidade 15W50. Mas como você mesmo citou que já fez a troca, por um óleo de excelente qualidade que é o Selênia, está usando o 15w40 e está até agora tendo bons resultados, então continue...
Estou montando o motor do meu Monza, quando terminar, desde a primeira partida vou fazer o uso do 15W40, porque desde zero, eu já vou saber qual a condição real do motor.
Eu fico de boca aberta em saber ás vezes, que muitos donos nem mesmo trocam o óleo, só vão completando conforme foi baixando e pronto, já conhecí pessoalmente vários assim. Outros nem mesmo sabem que tipo de óleo o carro usa, e cometem a pior "cagada" que um proprietário pode fazer:
Deixar que o "Frentista" ou o "Mexânico da Esquina" decida e escolha o tipo de óleo que será colocado na troca, aí é "tragédia" anunciada a médio e longo prazo pro motor. Exemplo: chega um celta ou classic motor vhce que o manual indica o óleo 5w30, aí o frentista ou mexânico desavisado "táca" óleo mineral 20W50 ou 25W50 no motor do carro... Aí junta isso ao fato da pessoa rodar quase 1 ano com o mesmo óleo só completando, aí na hora de completar vem outro frentista ou mexânico e "táca" óleo 10W40 porque no momento só tinha aquele disponível no balcão, ou porque quería "empurrar" um mais caro naquela hora. Já pensou que Desgraceira que vira esse motor a médio prazo???
Depois de um tempo assim nessas condições, há danos no motor que são irreversíveis, só retificando mesmo pra voltar aos padrões.
Por isso que, na hora da compra, praticamente 80% do sucesso na compra do carro é saber a procedência dele e o cuidado que o dono tinha, mas... Sabemos que isso é complicado termos esse tipo de informação, se o carro for um usado e de loja ainda por cima!
Mas que bom que você tá se preocupando com isso, é sinal de que você é um cara que procura cuidar bem do coração da máquina!!!
Espero que dê tudo certo, que o Monzão só lhe traga alegrias...
Att.
®Robson B.
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- Luiz Carlos (Rio)
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- Motor: 2.0
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?
RobsonNa próxima troca faça uma "limpeza de cárter", e use o óleo "Shell Helix 15W50" embalagem amarela... Isso mesmo, 15W50.
Não existe mais esse óleo.
Tanto o Helix HX5 (mineral puro) como o HX6 (semi sintético), ambos com embalagem amarela, só são fornecidos na viscosidade 15W40;
Até algum tempo atrás eu usava o HX5 15W50, tive de mudar para o 15W40.
Abs
Luiz Carlos
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