210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
BEBOTODAS
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210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por BEBOTODAS »

Bom dia galera!

estou a pouco tempo com um monza sle 2.0 93 a gasolina e vou fazer minha primeira troca de óleo, mais surgiu essa duvida.

como não intendo muita coisa sobre o assunto gostaria que vcs me dessem uma mãozinha.

aproveitando o tipico vou fazer também a utilização do Perfect clean da koube, devo usa-lo antes de trocar o oleo ?

não tenho muito oq falar do carro, ta mt forte em subidas e principalmente em ultrapassagens, como nunca tive gm reparei que a partida a frio dele faz com que o motor vibre muito, não sei se e normal, as vezes chega a ser irritante mais depois de alguns minutos ligado ele fica um relógio.
:ok:
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mspagiari
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por mspagiari »

Oi amigo, eu tenho um 94, qdo comprei não sabia q óleo o dono usava, usei 15w40 notei q fumava um pouco e baixava um pouco o óleo tb, depois optei pelo 20w50 e parou de fumar e baixar óleo, para motores mais rodados como os nossos, creio q o 20w50 seja o melhor, no manual especifica 15w40 ou 20w50, creio q o 15w40 seja melhor em motores retificados, com poucas folgas, por ser mais fino. Desde então uso o 20w50 e tá ótimo.

Qto ao koube, o famoso "flush", nunca fiz, mas creio q uma boa troca de óleo e filtro no periodo correto seja o melhor, vontade de fazer até tenho, mas o medo das borras irem parar no pescador e ferrar com tudo é grande... ainda mais em motores bem rodados como o nosso.

Qto a "vibração", podem ser várias coisas, velas,cabos, ponto do motor... Mas se quente pára, pode ser o sensor de temperatura trabalhando, com o motor frio, a lenta fica um pouco acelerada até o motor atingir a temperatura normal de funcionamento.

Eu faria a troca de óleo por 20w50 mesmo e filtro (não esqueça de verificar óleo de cambio tb).
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waldir
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por waldir »

Olá Amigos,

o meu monza está com 249.000 e uso atualmente o 15W40 SN e não fuma nem abaixa o nivel óleo, digo, max 200ml por troca a cada 6 meses.
Uso o 15w40 desde ago de 2012 quando estava com 215 mil. Antes disso usava apenas o 20W50.

Atualmente a tecnologia com API SL, SM, SN tem incorporado aditivos para limpeza do motor evitando borras, oxidação etc (semi-sintético)

Vale lembrar que você deve trocar o filtro de óleo juntamente com a troca de óleo do carter. 15W40 API SN = R$18,00 à 19,00 o litro e o filtro R$13,60 e não coloque mais que 4 litros incluindo o filtro. A mensagem do manual do proprietário que cabe 0,50l no filtro está errada. Não cabe mais que 0,25l.

Se tiver fumando pouco como escreveu o mspagiari a opção é 0 20W50 ou 25W60 (mineral)
Editado pela última vez por waldir em 28 Jun 2017, 15:23, em um total de 1 vez.
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por BEBOTODAS »

ainda estou usando o óleo do antigo dono e não baixou nada deis de então, vou experimentar o 15w40 e vou ver no que da, caso comece a fumar ou fazer óleo vou relatar aqui.
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mspagiari
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por mspagiari »

Eu por experiencia própria sempre usei o 20w50, nos carros q tive, escort xr3, vw pointer (ap 2.0) e santana, nunca deu problema, já o 15w40 fumou (pouco) e baixou óleo. O problema é q não sabemos como o ex-dono cuidou do carro, se foi relaxado nas trocas de óleo, tem cara q roda 6000 km com o mesmo óleo....
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por BEBOTODAS »

fiz a troca ontem a noite 15w40 da selenia semi-sintético e gostei bastante do resultado, até o momento não esta fumando e nem baixando, senti que o carro ficou mais leve parece que tirei uns 50 quilos de cima dele hahahaha.
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por Robson B »

Os óleos que já usei 15W40 de ótima qualidade nos carros que já tive, e que posso afirmar que são BONS/ÓTIMOS são:
>Selênia
>Mobil
>Lubrax
>Shell Helix
Quanto a sua pergunta, digo o seguinte: DEPENDE, porque??
Porque o recomendável, que nem sempre é possível, é saber a "procedência" do veículo, ou seja, como o antigo dono cuidava do carro. Isso principalmente em relação a troca de óleo, que ao meu ver é o principal item de manutenção e um dos mais negligenciados pelos proprietários.
Se eu fosse você, faría o seguinte:
Na próxima troca faça uma "limpeza de cárter", e use o óleo "Shell Helix 15W50" embalagem amarela... Isso mesmo, 15W50. Sería a opção mais segura para o memento. Na partida inicial ele se comportaria como o 15W40 e conforme o uso no decorrer do aquecimento e uso normal do motor, ficaría como se fosse o 20W50, daí a viscosidade 15W50. Mas como você mesmo citou que já fez a troca, por um óleo de excelente qualidade que é o Selênia, está usando o 15w40 e está até agora tendo bons resultados, então continue...
Estou montando o motor do meu Monza, quando terminar, desde a primeira partida vou fazer o uso do 15W40, porque desde zero, eu já vou saber qual a condição real do motor.
Eu fico de boca aberta em saber ás vezes, que muitos donos nem mesmo trocam o óleo, só vão completando conforme foi baixando e pronto, já conhecí pessoalmente vários assim. Outros nem mesmo sabem que tipo de óleo o carro usa, e cometem a pior "cagada" que um proprietário pode fazer:
Deixar que o "Frentista" ou o "Mexânico da Esquina" decida e escolha o tipo de óleo que será colocado na troca, aí é "tragédia" anunciada a médio e longo prazo pro motor. Exemplo: chega um celta ou classic motor vhce que o manual indica o óleo 5w30, aí o frentista ou mexânico desavisado "táca" óleo mineral 20W50 ou 25W50 no motor do carro... :? :( Aí junta isso ao fato da pessoa rodar quase 1 ano com o mesmo óleo só completando, aí na hora de completar vem outro frentista ou mexânico e "táca" óleo 10W40 porque no momento só tinha aquele disponível no balcão, ou porque quería "empurrar" um mais caro naquela hora. Já pensou que Desgraceira que vira esse motor a médio prazo??? :lol: :lol:
Depois de um tempo assim nessas condições, há danos no motor que são irreversíveis, só retificando mesmo pra voltar aos padrões.
Por isso que, na hora da compra, praticamente 80% do sucesso na compra do carro é saber a procedência dele e o cuidado que o dono tinha, mas... Sabemos que isso é complicado termos esse tipo de informação, se o carro for um usado e de loja ainda por cima!
Mas que bom que você tá se preocupando com isso, é sinal de que você é um cara que procura cuidar bem do coração da máquina!!! :ok:
Espero que dê tudo certo, que o Monzão só lhe traga alegrias...
Att.
®Robson B. :arrow:
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Re: 210mil km rodados 15w40? 20w50 ?

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Na próxima troca faça uma "limpeza de cárter", e use o óleo "Shell Helix 15W50" embalagem amarela... Isso mesmo, 15W50.
Robson

Não existe mais esse óleo.
Tanto o Helix HX5 (mineral puro) como o HX6 (semi sintético), ambos com embalagem amarela, só são fornecidos na viscosidade 15W40;

Até algum tempo atrás eu usava o HX5 15W50, tive de mudar para o 15W40.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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