Aquecimento sem solução

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Everton Costa
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2017, 19:07
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Aquecimento sem solução

Mensagem não lida por Everton Costa »

Boa noite, comprei meu monza em março desse ano e desde então tenho tido só problemas.
Quando comprei o carro ele apresentava problemas de aquecimento e baixando água do reservatório, aí a primeira manutenção foi feito serviço de retífica no cabeçote e troca da bomba de água, o problema continuou. Voltei ao mecânico e ele disse que poderia ser o painel, após ele "conferir" o aterramento do painel, o marcador de temperatura fica no 1/4 da escala, e quando chega ao meio da escala a luz indicadora de aquecimento acende. Voltei ao mecânico ele fez um teste de pressão e disse que era vazamento no radiador, que estava velho e precisava trocar. Troquei o radiador, o problema continuou. Voltei ele disse que era problema na junta do cabeçote e que haviam mangueiras infladas, disse que era melhor trocar o cabeçote pois o retificado poderia estar com problema. Peguei o carro na sexta e após andar 30 min. em um engarrafamento na subida, a bendita luz acendeu. Voltei hoje e ele me disse que não há problema de aquecimento no meu carro, pois nunca jogou água fora pela tampa. Me disse que só se o carro jogar água pela tampa do reservatório que estaria realmente aquecendo e que poderia rodar no carro até ele apresentar esse problema ou seria algum problema elétrico ou de painel. E por ele ter feito uma manutenção no painel e piorado os marcadores, poderia algum problema elétrico. Além disso, fez uma manutenção no sistema de freio e trocou o cilindro mestre do freio, que quebrou as borrachas de junção com o reservatório de fluído, levei em uma oficina próxima de casa e pedi pra verificar, pois a outra é muito longe, trocou o cilindro pois não vendiam somente as borrachas e hoje o fluido de freio vazou por completo no mesmo lugar, mesmo com o cilindro novo. Não sei mais o que fazer.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aquecimento sem solução

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Seja bem vindo.

O seu problema maior não é o carro e sim esses reparadores incompetentes. Procure reparadores que tenha conhecimentos e equipamentos, do contrário, continuará com problemas, gastando $$ e passando raiva, colocando a culpa no carro, quando na verdade é problema dos reparadores.

Quanto ao problema de aquecimento, esse tema já foi muito discutido aqui no fórum e todas as possibilidades, defeitos, avaliações e soluções já foram comentadas. Use a ferramenta de pesquisa aqui do fórum para encontrar essas informações.

Outra coisa... Ter problemas com borrachas de cilindro mestre e o reparador dizer que não são fornecidos separadamente, ou é má vontade e quer agregar serviço ou é falta de conhecimento.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... source=gps
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -varga-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -monza-_JM


PS: Temos seção exclusiva para arrefecimento e outra exclusiva para freios.

Att,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Everton Costa
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2017, 19:07
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aquecimento sem solução

Mensagem não lida por Everton Costa »

Obrigado, fico contente de estar participando do fórum!!

Concordo que a sequência de problemas sem solução não seja o carro, mas levei em uma oficina grande que me recomendaram aqui em Brasília e não tive os problemas solucionados.

Quanto ao arrefecimento, já procurei as soluções aqui no fórum e tudo que poderia estar causando o problema aparentemente foi trocado e o problema continua. O mais próximo que vi de um problema de aquecimento como o que estou tendo foi do Antonio, em 2007, e tópico terminou com ele visando que ia vender o carro, sem solução. Acredito sim que o carro possa ser reparado da forma certa, o problema que encontro são as pessoas para fazerem os reparos.

E o cilindro mestre, obrigado pelos links, o problema que tenho é que foi trocado duas vezes, em dois lugares diferentes e apresenta o mesmo problema. Pensei que o problema poderia não ser nas borrachas, mas na forma de instalação ou outra causa, pois fiz vários serviços no freio, trocando hidrovácuo e outras coisas, fiquei na dúvida quando aconteceu a mesma coisa.

Seria melhor abrir tópicos separados e encerrar este?

Muito obrigado!!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aquecimento sem solução

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Continuo a dizer que o problema é com reparadores incompetentes, mesmo sendo de oficinas grandes como mencionou.
Só a descrição da sua mensagem prova isso.
Trocar peças boas por peças novas, não garante uma boa avaliação e nem sempre resolve os problemas.

Não foi informado se seu Monza tem A/C ou não e, se o problema ocorre com A/C ligado ou desligado.

Muitos tópicos com títulos diferentes podem ser parecidos com problemas que tem, ou com as avaliações que precisam ser feitas.
Primeiro passo é com termômetro de mira laser e um scanner, aferir a temperatura de trabalho do motor, para saber se tem problemas de super aquecimento ou o problema é de o painel estar mentindo, ou ainda a UCE recebendo ou enviando informações erradas. conforme valores obtidos é que vai ter a linha para seguir.

No motor: Bomba d'água, mangueiras invertidas, obstruções, válvula termostática (problemas ou aplicação errada) e junta de cabeçote (com problemas ou aplicação errada).
Radiador (com problemas ou com aplicação errada), ventoinha (com problemas ou aplicação errada) e tampa do reservatório de expansão (com problemas ou aplicação errada).

Na parte elétrica: Problemas com aterramento do motor (tem que fazer o teste de queda de tensão dos cabos positivo e negativo), chicote da ventoinha e do painel, sensores de temperatura CTS e o de temperatura do instrumento do painel, relê de advertência de alta temperatura e de acionamento da ventoinha e por último a UCE. É importante saber, caso seu Monza tenha A/C, se as duas velocidades da ventoinha funcionam.

No painel: Problemas com a PCI do painel, mau contatos nos instrumentos e no conector principal.

Como pode perceber, há muitos setores e peças envolvidas para o mesmo sintoma. Por isso a necessidade de uma boa avaliação.
Tudo que descrevi aqui, já foi discutido em outros tópicos, até mais recente do que esse que encontrou.

Com relação ao freio, um reparador não consegue encontrar um simples vazamento... É complicado... Melhor trocar de reparador.

De qualquer modo, se usar boas ferramentas, lógica e bom senso, o reparador vai fazer uma boa avaliação e encontrar todos os problemas.

Na próxima vez que for abrir tópico, use a sessão indicada para cada dúvida ou setor do carro. Não junte dois problemas em setores diferentes, para ter mais precisão nas respostas. Dessa vez fica por aqui mesmo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Everton Costa
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2017, 19:07
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aquecimento sem solução

Mensagem não lida por Everton Costa »

Meu carro tem ar condicionado e o problema ocorre tanto com ele ligado quanto desligado.

No caso do freio, estou agora na oficina e me disseram que o cilindro mestre veio com borrachas que são menores e por isso quebraram, foram buscar novas borrachas. Isso só aconteceu depois que questionei se iam trocar todo o cilindro mestre como garantia, falaram que o problema é nas borrachas originais e foram buscar.

O problema com os mecânicos é o meu maior, nessa oficina que levei o carro já gastei muito dinheiro e não tenho solução e toda vez que volto para a garantia do serviço, trocam uma peça diferente. Para os problemas citados, no motor só a ventoinha não foi substituída, mas funciona nos dois estágios. Para o painel, foram feitas várias alterações, e meu painel piorou, passando a escala funcionar só até a metade e algumas luzes indicadoras não acendem.

Acredito que a melhor forma seria levar o carro para avaliação em outra oficina.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aquecimento sem solução

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No caso do freio, estou agora na oficina e me disseram que o cilindro mestre veio com borrachas que são menores e por isso quebraram, foram buscar novas borrachas. Isso só aconteceu depois que questionei se iam trocar todo o cilindro mestre como garantia, falaram que o problema é nas borrachas originais e foram buscar.
Antes as borrachas não eram fornecidas, agora vão trocar somente as borrachas... Estranho isso... Mostra que realmente precisa de trocar de reparadores. Será que colocaram o cilindro mestre com aplicação correta para seu Monza? O Monza tem o sistema Varga e o sistema Bendix, um não serve no outro.
Para os problemas citados, no motor só a ventoinha não foi substituída, mas funciona nos dois estágios. Para o painel, foram feitas várias alterações, e meu painel piorou, passando a escala funcionar só até a metade e algumas luzes indicadoras não acendem.
Como disse antes, não adianta trocar peças boas por peças novas. Esse procedimento só aumenta o tempo e custo da manutenção e, pode até adicionar mais defeito ao que já tem. Peças novas pode apresentar defeitos ou serem mal aplicadas.

Não foi mencionado como fez os testes de queda de tensão dos cabos positivo e negativo da bateria, não informou os valores obtidos no scanner e no termômetro, onde com A/C desligado, quando a ventoinha ligada deve marcar próximo de 101ºC e desligar próximo de 94ºC.
O radiador e a ventoinha tem aplicação diferentes para modelos com A/C e sem A/C. Será que com essa troca colocaram certo?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Everton Costa
Mensagens: 5
Registrado em: 29 Mai 2017, 19:07
Cidade: Brasília
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aquecimento sem solução

Mensagem não lida por Everton Costa »

A parte do freio agora é em outra oficina, pois a que inicialmente tinha trocado não abre aos sábados e fica longe de onde moro, e como você mesmo disse estranhamente, eles trocaram só a borracha que antes só vinha com o cilindro mestre.

Não sei como realizaram os testes de tensão e nem os valores, na verdade acredito que só disseram que testaram, sem terem realmente feito.

Vou olhar se existe algum tópico que recomendem oficinas aqui em Brasília e, se encontrar, pedir que verifiquem meu carro.

Carlos Freire, muito obrigado pela ajuda e atenção. Grande abraço!!

att,

Everton Costa
Responder