Monza esquentando além do normal

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
deive sg
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Jun 2014, 07:49
Cidade: São José Da Lapa
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Monza esquentando além do normal

Mensagem não lida por deive sg »

Boa noite galera, tenho um Monza gls 2.0 95 e estou com uma dúvida, de uns dias pra cá meu carro começou a esquentar muito e muito rápido dentro da cidade, ele está passando dos 92° e armando a ventoinha com mais de 100° não tem vazamento e nem entupimento nas mangueiras e o nível de água normal estou achando que pode ser bomba d'agua com pouca circulação de água eu nunca troquei e segundo o antigo dono também não e ele ainda está sem válvula termostatica, desde quando o comprei agora que começou a aquecer assim. Alguém tem uma luz do que pode ser, na Br em desenvolvimento melhor a temperatura é normal.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando além do normal

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

ele está passando dos 92° e armando a ventoinha com mais de 100°
Condição normal ao Monza EFI.

No Monza EFI a válvula termostática tem início de abertura aos 92ºC e abertura total aos 107ºC. A ventoinha liga em 101ºC e desliga aos 94ºC.
Essa condição que é o normal do Monza EFI, já foi comentada em muiiitos tópicos sobre esse tema aqui no fórum. Uma rápida pesquisa por aqui já tiraria a sua dúvida.
Outra coisa, nessa condição, o marcador de temperatura do painel chega até o 1/2 de escala, liga a ventoinha e desliga em 1/4 de escala.
Em rodovias ou pista de trânsito rápido, o marcador de temperatura deve ficar um pouco abaixo de onde a ventoinha desliga, não muito, mas sempre acima da marcação azul.

Qualquer condição diferente do que foi mencionado acima, está errado e deve ser avaliado o problema. Claro que pouca coisa a mais ou a menos ainda está dentro da tolerância e pode ser considerado normal.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
deive sg
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Jun 2014, 07:49
Cidade: São José Da Lapa
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando além do normal

Mensagem não lida por deive sg »

Bom dia Carlos eu reparei que a ventoinha do meu Monza está armando somente com o marcador acima do meio +ou_ aos 101° ela não arma quando o marcador Chega ao 1/2, acontece de armar no meio uma vez ou outra mas na maioria arma acima de 100° chegando a piscar a luz de temperatura, mas não chega a acender pois quando vai para acender arma a ventoinha, o normal não seria armar com o marcador já no 1/2? Teria alguma dica do que poderia ser pois ele não era assim, começou de uns dias pra cá. Desde já agradeço.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando além do normal

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

deive sg escreveu:Bom dia Carlos eu reparei que a ventoinha do meu Monza está armando somente com o marcador acima do meio +ou_ aos 101° ela não arma quando o marcador Chega ao 1/2, acontece de armar no meio uma vez ou outra mas na maioria arma acima de 100° chegando a piscar a luz de temperatura, mas não chega a acender pois quando vai para acender arma a ventoinha, o normal não seria armar com o marcador já no 1/2? Teria alguma dica do que poderia ser pois ele não era assim, começou de uns dias pra cá. Desde já agradeço.
Dave Sp,

use um termômetro de mira laser em conjunto com scanner para aferir a temperatura de trabalho do motor.
Se estiver ligando a ventoinha em 101ªC e desligando em 94ºC nos dois equipamentos (como descrevi acima e conta em vários tópicos sobre o tema), não se preocupe, pois está dentro do normal. Se o painel marca algo diferente de 1/2 de escala procure corrigir o problema.
Um pouco acima ou para baixo (1 ou 2ºC) está dentro da tolerância e considera normal.

Quanto a dicas, vai depender de onde está o problema. Temos muitas aqui no fórum é só usar a ferramenta de pesquisa para encontrar.
Vai saber onde está depois que fizer a avaliação com os equipamentos descritos na mensagem.
Usando os dois equipamentos simultaneamente, vai saber se tem erro no painel, na informação recebida pela UCE ou se o marcador está errado.
A UCE (central de injeção eletrônica) é quem liga a ventoinha, com base nas informações do sensor de temperatura CTS.

Problemas com painel em geral é por conta de aterramento do motor, vai descobrir se fizer testes de queda de tensão (procedimentos descritos aqui no fórum) e mau contato no painel de instrumentos (conector ou na fixação do instrumento na pci do painel.
Problemas com CTS pode ser aterramento, conector ou o próprio sensor.

Engana-se pensar que peças novas da Delphi, Bosch e outras grandes marcas não apresentam defeitos. Peças novas sempre devem ser incluídas nas avaliações testes.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
abiliomjr
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Dez 2016, 08:52
Cidade: São Carlos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando além do normal

Mensagem não lida por abiliomjr »

Retire a bomba dagua e verifique se a helice é de plastico ela gasta ou solta do eixo e o carro começa a esquentar, no mercado livre tem ac delco acho melhor opçao hoje pois indisa e urba nao vale nada, retire a valvula termostatica e verifique se esta abrindo algumas emperram, retire as velas e verifique se nao estao corroidas ( enferrujada ) quando queima a junta e tem passagem da camara de combustao para camara de arrefecimento o carro começa a esquentar
Avatar do usuário
Marcelo Brancão
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 77
Registrado em: 25 Ago 2011, 22:05
Cidade: Conselheiro Lafaiete
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1984
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Monza esquentando além do normal

Mensagem não lida por Marcelo Brancão »

Olá Amigo !
Olha vá direto no cebolão tá!
O meu estava om o mesmo problema e hoje eu descobri através do mecânico que era mau contato no cebolão,quando ele esquentava por causa do calaor, não estava atuando direito, fazendo com que as mangueira engordassem e superaquecendo o motor ....olhei válvula termostática,bomba d'agua,troquei os suportes do refrigerador e já ia trocar a tampa do reservatório... e o problema: a p. do Cebolão puts...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza esquentando além do normal

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Marcelo Brancão escreveu:Olá Amigo !
Olha vá direto no cebolão tá!
O meu estava om o mesmo problema e hoje eu descobri através do mecânico que era mau contato no cebolão,quando ele esquentava por causa do calaor, não estava atuando direito, fazendo com que as mangueira engordassem e superaquecendo o motor ....olhei válvula termostática,bomba d'agua,troquei os suportes do refrigerador e já ia trocar a tampa do reservatório... e o problema: a p. do Cebolão puts...
Se tivesse feito uso de equipamentos de diagnóstico, como por exemplo, um simples termômetro de mira laser, já teria identificado o defeito rapidamente, sem precisar de desmontar ou mexer em outra parte, rs!
Com relação ao Monza do criador desse tópico, é um EFI. O Monza EFI (91/96) não tem interruptor de temperatura (cebolão). Quem aciona ou desliga a ventoinha é a central de injeção eletrônica, com base nas informações recebidas do sensor de temperatura CTS, alojado na carcaça da válvula termostática.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Milton Miranda
Mensagens: 3
Registrado em: 30 Jan 2011, 21:47
Cidade: RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Identificação e aplicação da VT

Mensagem não lida por Milton Miranda »

Amigos boa tarde,
Estou com um problema para identificar as características de aplicação da minha VT, do Monza GLS 96 2.0 EFI com A/C, já que quando fui verificar a VT e constatei a sua ausência. Como posso descobrir qual VT aplicar neste veiculo?
Desde já agradeço a ajuda!
Att. Milton Miranda
Responder