Motor Grilando e Derretendo Vela

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
abiliomjr
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Dez 2016, 08:52
Cidade: São Carlos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Motor Grilando e Derretendo Vela

Mensagem não lida por abiliomjr »

Bom dia galera, gostaria de pedir ajuda dos amigos pois ja fiz de td, bom tenho meu monza 2.0 alcool original a 10 anos, minha saga começou o dia que quebrou a boca do radiador e eu nao vi e esquentou um pouco, arrumei o radiador rodou um tempo queimou a junta do radiador, tirei cabeçote plainei junta taranto, rodou 1 ano queimou denovo, achei que fosse porque eu nao tinha trocado os parafusos do cabeçote tirei de novo junta taranto novamente e troquei os parafusos com aperto recomendado pelo fabricante, rodou mais um ano e queimou denovo, ai vou conversar com amigos mecanicos e a maioria condenou a junta taranto novamente tiro cabeçote e monto com junta sabo, rodou mais 1 anos e queimou de novo, ai la vai eu novamente atras de opnioes uns falavam que o bloco esta empenado, um cara que trabalha com retifica a mais de 30 anos disse que dificilmente meu bloco estava empenado que eu preciva montar com junta original, levei o cabeçote na retifica plainou novamente e montei com junta de aço original gm, antes de plainar o cara mediu e disse que o cabeçote estava quase stander, montei td certinho e ate o momentou nao queimou mais só que apareceu outro defeito que esta batendo em mim kkkkk, com a marcaçao original no distribuir alinhada que foi que rodei todos esses anos o motor grila muito pra ele nao grilar tiver de atrasar muito rodei um tempo ate que estava na estrada subindo uma subida longa a 140 km/h ele deu uma tropeçada tirei o peço e acelerei denovo ele afirmou continuei ate a chacara do meu pai passamos o dia e voltamos nao percebi nada na segunda tiro a vela e a ponta derretida, foi onde entrei aqui no forum e li muito topicos e mensagens, troquei a vela que era gm flex por uma ngk bpr7e, tiro a correia dentada pra conferir o sincronismo ate as polias do vira e comando tirei pra verificar as chavetas td certo, ai meus amigos mecanicos condenaram o cabeçote mas lembro que a primeira palina o cara falou que era stander a segunga vez ele disse que estava otima a altura a comecei a pesquisar sobre isso e vi o rafaelo comentando da meia lua ( rebaixo no cabeçote) pra verificar a altura, tem muito mais de 1 mm, por estar baixo nao acredito regulei o co estava com 1,7 v aumentei pra 2v mas nao ficou bom, e continua griland com o ponto de 10 graus alias grila ate com 8 graus
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor Grilando e Derretendo Vela

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

faz assim.tira a polia de acessorios e a da correia dentada.
coloca o carro em sincronismo e coloca a polia da correia dentada sem girar o motor.
coloca a polia de acessorios sem girar o motor.deixa os parafusos somente com pouco aperto,pois ela tambem nao pode ficar solta.
verifica se a marcaçao do ponto com a capa da correia dentada esta correta.
se estiver errada,faça uma marcaçao com uma tinta e aperta ela e manda colocar no ponto com a pistola.
lembrando que voçe marcou o PMS e a pistola vai fazer a leitura ja com o avanço nessa marcaçao.

se voçe for levar em um mecanico e ele tiver a ferramenta de colocar na vela para verificar o PMS com relogio nao precisa fazer isso que eu te falei.
se a marcaçao da polia tiver correta,ai nao sei o que pode ter ocorrido.
mas,se tem uma coisa que me bateu foi essa bendita marcaçao.
hoje tenho a ferramenta de colocar na vela,mas quando descobri o porque meu carro nao rendia e bebia pra caramba foi como te expliquei mais em cima.
boa sorte amigo e tomara que tenha ajudado.
depois voçe posta o resultado final :ok: :ok: :ok:
abiliomjr
Mensagens: 4
Registrado em: 26 Dez 2016, 08:52
Cidade: São Carlos
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor Grilando e Derretendo Vela

Mensagem não lida por abiliomjr »

Obrigado pela ajuda Jesuino, na verdade ja coloquei o relogio pra achar o pms e fiz a marca como vc falou e acertei o ponto, mesmo em 8 graus grila, medi a pressao da bomba esta em 2.2 bar, esta usando bico cor branca vou medir o volume injetado dele, verifiquei tbm o ponto sem o jamper em alta rotaçao chega no maximo a 24 graus mas sem tracionar, ja medi sensor de temperatura esta correto, coloquei o vacometro e vou arrumar alguem pra passar o raster e ver se bater o valor do map, vou tbm instalar uma sonda lambida e testar com o multimetro o co pra ver se nao tem mistrura pobre, coisa que nao acredito que esteja, acertei o potenciomentro pra 1.85 v o carro ficou um relogio, ate ondei eu sei por boca do cara da retifica o meu cabeçote foi tirado apenas 3 decimos da medida stander, eu montei com junta de aço original do astra zafira, liguei na auto peças e pedi pra medir esta junta segundo ele a junta de aço mede 1mm contra 1,8 de uma sabo ou taranto a conclusao que estou chegando e que somando a retifica mais a perda de altura na junta é o motivo da alta temperatura na camara de combustao, o que me entriga é que conversei com um cara que so prepara cabeçote segundo ele, ele tira de um cabeçote original de 2 a 3 mm e nao grila nem queima vela, estou pensando em tirar esse cabeçote cheguei a colocar ontem uma vela bpr 9 e mesmo assim a vela chegou a azular com o ponto bem atrasado, se mais aguem ai do grupo tiver alguma dica fiquem a vontade para comentar valeu!!!!
Responder