Motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Caminhoneiro
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 13 Jun 2016, 19:37
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Motor

Mensagem não lida por Caminhoneiro »

Olá amigos sou novo no grupo mas a tempos acompanho as dicas dadas por vcs.meu nome é Denilson e sou da baixada fluminense rj.e meu perfil tá como caminholeiro pq tentei vários nomes e não foram aceitos.mas realmente sou do Trecho.
Bom tô com um problema que tá me consumindo.
O motor do monza nao fuma não baixa oleo nao não tá a fraco mas dias desses trocando a correia de acessórios percebi uma folga no virabrequim e msm não tendo nenhum problema fiquei desanimado e inseguro pois não sei o que tá por vim com essa descoberta.

E quando ligo pela primeira vez escuto um barulho de tucho somente na partida. Coisa de 1 segundo.a minha dúvida é de leigo mesmo.
Pode ser por conta dessa folga no virabrequim?
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor

Mensagem não lida por jorgeAP »

Quando tem folga na ponta do eixo o barulho não é de tucho, e sim um tec tec, em marcha lenta tende a ser mais evidente por não estar sendo forçado e a folga fica mais barulhenta, já em subida onde o motor fica mais forçado o barulho tende a diminuir.
Muita vezes a folga é na chaveta da polia ou no alojamento dela, dá para fazer uma chaveta maior e resolver o problema nesses casos. Procure uma tornearia.
Monza 91 automático (o melhor)
Mimoso
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 581
Registrado em: 12 Fev 2011, 15:09
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor

Mensagem não lida por Mimoso »

Denilson, você disse que trocou a correia de acessórios e só a partir daí começou o barulho? Se for, então a causa pode ser o tensionamento da correia, que provavelmente foi excessivo. Vá logo pelo mais simples, identifique onde é exatamente o barulho, verifique a tensão, alinhamento da correia.

Como disse JorgeAP, essa folga na catraca do virabrequim não faz tucho bater. No meu novo Monza o antigo dono provavelmente tenha tido o mesmo problema de folga nessa região, porque fui fazer manutenção ali, trocar catraca e vi que a chaveta foi soldada no virabrequim :shock: . Não faça isso. Agora estou com um problema sério, não posso trocar a catraca. Se há folga ali, será melhor trocar a chaveta e catraca que resolverá o problema. :ok:
Caminhoneiro
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 13 Jun 2016, 19:37
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor

Mensagem não lida por Caminhoneiro »

Olá amigos obrigado por responder.mas a folga é no eixo mesmo ao balançar para frente e pra trás.sendo que o carro com exceção do barulho de tucho somente na partida.o carro ta todo bom não esfumaça não faz barulho e tem força e potência.mas tô inseguro pela folga.
Caminhoneiro
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 13 Jun 2016, 19:37
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor

Mensagem não lida por Caminhoneiro »

Continuando eu gostaria de saber se tem problema usar o carro com essa folga
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

http://portaldotransito.com.br/noticias ... -do-motor/




se for mexer nessa folga pode preparar o bolso.
mas,se o motor nao estiver dando defeitos,pode rodar tranquilo e ir preparando a grana para retificar ele ou trocar :ok: :ok: :ok:
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Caminhoneiro

Tô achando muito estranha essa folga que você diz que há no eixo de manivelas.
Para ser uma folga que dê para sentir na mão, a folga deve ser grande.
Causaria uma bateção danada ao funcionar o motor.
E teria de ser folga em vários mancais. O virabrequim do Monza tem 5 mancais.
Por outro lado, uma folga desses certamente faria vazar óleo pelo retentor do virabrequim.
Alguns Monzas possuem um 'damper' de borracha na polia de acessórios, que é um amortecedor para evitar vibrações. Será que não é essa borracha que está danificada?

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Caminhoneiro
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 42
Registrado em: 13 Jun 2016, 19:37
Cidade: Belford roxo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Class
Motor: 1.8
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor

Mensagem não lida por Caminhoneiro »

Boa noite amigos como eu relatei o carro não apresenta nenhum problema em relação ao motor.mas vou ter que levar em um mecânico.o meu grande receio é que aqui só tem uma pa de picaretas.
Teve uma vez que do nada meu monza começou a bater feio e um mecânico aqui inventou um problemao e me cobrou uma furtuna e quando fui ver era a polia do comando que tava frouxa e um simples mechánico foi quem resolveu o problema que foi só apertar e o carro ficou serenidade.
Responder