ÓLEO RECOMENDADO

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
DOUGLASFERREIRA
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mai 2015, 22:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

ÓLEO RECOMENDADO

Mensagem não lida por DOUGLASFERREIRA »

Olá pessoal, boa tarde!!
Comprei meu Monza 93/94 gls com GNV em 2005. O motor funciona direitinho. Eu coloquei alguns óleos diferentes desde a aquisição em 2005 até mais ou menos em 2009 ou 2010. No entanto, faz bastante tempo (acho que uns 5 anos pelo menos, desde 2010 ou 2011) que utilizo só um tipo de óleo que é o 15w40 da lubrax, semi sintetico (aquele da embalagem amarela). O meu motor (não tenho certeza) deve ter pelo menos uns 200 mil rodados, mas como troco o óleo sempre antes do vencimento ele roda redondinho. Noto que a cada 1.000 km ele baixa um litro e tenho de completar. Já perguntei e já disseram isso ser normal. A dúvida é, se mesmo ele estando funcionando legal e sem problemas, se seria o caso mudar para o 20w50 (que acho que é mais grosso) por ele ter uma kilometragem alta, ou isso é mito???!!
Obrigado!!
:wink:
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ÓLEO RECOMENDADO

Mensagem não lida por waldir »

Douglas,
Eu também uso 15W40 e troco a cada 6 meses no máximo (4.000Km) e baixa apenas 250 ml e isso por deposição nas partes internas e filtro. O meu está com 245.000 Km. Tenho usado o Lubrax API SN

Baixar óleo pode ser queima via aneis dos pistões que sobem para a câmara de combustão + evaporação e ou por algum vazamento dos retentores de válvulas. Mas isso pode ser identificado pelo estado das velas de ignição se estão ou não molhadas de óleo.

A literatura diz que é normal consumir até 1 litro a cada 1000Km. Acima disso pode significar algum vazamento... pingando na garagem...

Você pode experimentar o 20W50 (acho que já tem semi-sintético com API SM pelo menos) e medir na próxima troca se consumiu menos. O 20W50 é um dos indicado no manual do proprietario do Monza.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
DOUGLASFERREIRA
Mensagens: 5
Registrado em: 11 Mai 2015, 22:51
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ÓLEO RECOMENDADO

Mensagem não lida por DOUGLASFERREIRA »

Olá, Waldir!!
Obrigado pela resposta. É... o meu abaixa no máximo 1litro a cada 1.000 km. Mas deve ser pq o óleo é fino. Quanto a trocar acho que posso até trocar por esse aí que você indicou 20w50, mas semi-sintético pois eu acho que sair de um semi sintético para um mineral, acho que não é o caso pois acho que dá problema... não sei. Vou tentar achar esse aí que vc disse semisintético... vlw
:wink:
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: ÓLEO RECOMENDADO

Mensagem não lida por waldir »

Douglas eu concordo com vc por que o semi-sintético é elaborado com base mineral e tem melhor tecnologia devido o API SM
A numeração anterior ao W não é muito significativo aqui no Brasil devido a temperatura sempre acima de 0ºC e após o W indica a viscosidade que deverá manter acima de 100ºC

vide tópico:
http://forum.monzeiros.com/viewtopic.ph ... 01#p407751
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ÓLEO RECOMENDADO

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entao, uso 5w30 100% sintético, por causa do meu cabeçote roletado que possue caracteristicas especificas, fora vazamentos de carter etc que tive, ele Nunca baixou nada, (troca a cada 10.000 km) e todo o resto do motor é com peças originais mahle e metalleve , tudo bem q meu motor esta com apenas 50.000 km .

Kilometragem do motor em si nao diz nada a respeito de consumo de oleo, tive um kadett zero efi, e andei 260.000 km, vendi ele sem baixar absolutamente nada .
Como disse, nao vejo relaçao de kilometragem, mas manutençao impacta sim, motor que "ferve" e queima a junta tbm compromete a vida do motor.

c seu carro esta andando bem, tem força na subida etc, nao vejo nada para c preocupar, mas os motivos de baixar oleo sao os ja citados desgastes de aneis e retentor de valvulas .

Leia com atençao os ÓTIMOS topicos citados pelo Waldir e tire suas conclusoes, sempre um oleo de classificaçao superior ao original é bem vindo, mas nao sei te dizer com exatidao c um oleo com viscosidade inferior ira aumentar ou nao o consumo de oleo .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ÓLEO RECOMENDADO

Mensagem não lida por DÉCO »

Detalhe hoje em dia encontro oleo sintetico 5w30 Valora por otimos preços (entre 17 e 22 conto) , e "poderia" rodar 10.000 km, c fizer as contas , sai mais barato que oleo mineral que é para 5.000 km, no momento infelizmente estou com oleo 15w40 semissintético SL , que custou 12 conto (muito barato pro meu gosto, marca sintex :? ) , que nao vou ficar em paz enquanto nao puder $$$ substitui-lo pelo correto .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder