Cabeçote e valvulas astra

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Pessoal, aos mais entendidos, meu carro começou a falhar muito quando esquenta, eu tive esse problema antes, e a solução foi adiantar o ponto, meu vizinho fez isso no ouvido, e o carro ficou ótimo.. Agora com esse castelo de válvulas (Acho q se chama assim) tem uma pequena marcação, mas não sei identificar muito, pois está amassado. Deixe nessa marcação e o carro falha muito ao ponto de não conseguir subir uma subida bem inclinada... Adiantei um pouco a frente da linha e deu uma leve melhorada...
Será que por conta do cabeçote rebaixado, eu vou ter q deixar ele assim? É feriado amanhã aqui e tenho um casamento pra ir então vai ser indispensável o uso do carro. Li aqui msm no fórum sobre bater pino, não ouvi nada bater, ou não soube identificar, mas que o carro ta melhor, isso sim.. Fico no aguardo de mais informações...
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não é assim que se confere ou ajusta o ponto de avanço inicial do Monza EFI.
Tem que deixar o motor aquecer até que a ventoinha ligue pelo menos por duas vezes, fazer um jumper entre os terminais A e B do conector de diagnóstico AL DL e, usar uma pistola de ponto fazendo as marcas da polia de acessórios do virabrequim coincidir com a da capa da correia dentada. Cada marca tem seu valor em APMS.
Esse procedimento já foi descrito em vários tópicos espalhados aqui no fórum. Usando a ferramenta de pesquisa se encontra fácil essas informações.

Se o distribuidor ou a gaiola não são originais do carro, as marcas não coincidem e assim deve fazer outra marca para manutenções futuras.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

O carro estava aquecido quando ei fiz o avanço.. A sincronização da correia está correta.. Minha duvida ficou no ponto em relação ao cabeçote rebaixado. Como é feriado e eu estou sem opções de como achar um profissional para fazer isso
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Carlos Ferreira escreveu:O carro estava aquecido quando ei fiz o avanço.. A sincronização da correia está correta.. Minha duvida ficou no ponto em relação ao cabeçote rebaixado. Como é feriado e eu estou sem opções de como achar um profissional para fazer isso
No Monza EFI, se não fizer os procedimentos corretos do ponto de avanço inicial, como o jumper, aquecimento e a pistola de ponto, nunca vai acertar o ponto correto.

O sincronismo do motor (ponto da correia dentada) é um e o ponto de avanço inicial, quando a faísca vai para o 1º cilindro é outro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Entendi Carlos Ferreira, vc ta quase em uma emergencia, correto é o procedimento que o Carlos Freire falou . entao vamo la :

Deixa ligar e desligar a ventoinha 2x , jumpeia A + B La na tomada do modulo , adianta 1 mm (rodando o distribuidor sentido parede corta fogo) , desliga a jumping e vai dar uma volta perto , vc vai sentir na hora, volta e faz de novo, vai até 2mm, da pra ir até 3 mm mas tem que testar e pegar subida pra ver c bate pino . (alcool quase imposivel) .
depois de ir no casamento vai numa oficina e faça o procedimento correto, AVISE pro mecanico fazer o procedimento EXATAMENTE como o Carlos Freire falou .
Nao tem como eu me responsabilizar por uma impericia sua, mas nos 2 mm pode ir sem medo, o sincornismo TEM que estar correto para este procedimento .
Nao adianta fazer este procedimento sem jumpear A+B :

Imagem

Estes dias fazendo pesquisa via imagens da ferramenta apropriada para o jumping, que nao sabia que existia ! :

Imagem

NAO PRECISA desta ferramenta, pode usar um fio de preferencia rigido, como na primeira imagem

espero ter ajudado
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Déco, fiz do jeito q vc me informou, só que quando eu ligo o jumper o carro morre, então adiantei o ponto do carro com o jumper, liguei o carro e sai. O carro melhorou na subida, antes não conseguia engatar a 3ª marcha... Agora ele pediu.. hehe.. Amanhã eu irei ao mecânico, e já peço para ele passar um scan em todo o sistema...
Carlos Ferreira
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 14 Mai 2016, 00:56
Cidade: Presidente Prudente
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por Carlos Ferreira »

Tava pensando aqui, meu carro foi convertido de 1.8 para 2.0, e a central dele é 1.8. Será que pode estar dando falta de combustivel quando muito aquecido ou não tem nada a ver?
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Cabeçote e valvulas astra

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Temperatura tem 3 , na de trabalho , em alta, acima de 5000 rpm , acredito q possa dar falta, c fosse gasolina era complicado viu, qq coisa (acredito q vai pecisar pouco acima de 5000 rpm), aumenta um pouco a pressao na TBI, c tiver andando blz deixa quieto ,deixa como ta !
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Responder