Barulho na parte de cima do motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Felipe_SLE
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 15 Jul 2016, 00:46
Cidade: Planaltina
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Felipe_SLE »

Boa noite galera. Obirgado a todos pela atençao.

Vamos la... em relacao ao barulho do cambio ele para quando piso na embreagem... agora o motor continua. Vou verificar a pressao do oleo. Mas fiz o teste com uma chave de fenda grande e o barulho perece ser de cima mesmo... descobri que é um barulho no funcionamento depois de quente ele faz umas variacoes de barulhos... nao é um tec tec continuo. De qualquer forma tem um amigo na concesionaria da GM e vai escucar com a ferramenta certa na parte de cima e na de baixo.

Valew galera. Abraços Vou postando as novidades
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por DÉCO »

Felipe_SLE escreveu:Boa noite galera. Obirgado a todos pela atençao.

Vamos la... em relacao ao barulho do cambio ele para quando piso na embreagem... agora o motor continua. Vou verificar a pressao do oleo. Mas fiz o teste com uma chave de fenda grande e o barulho perece ser de cima mesmo... descobri que é um barulho no funcionamento depois de quente ele faz umas variacoes de barulhos... nao é um tec tec continuo. De qualquer forma tem um amigo na concesionaria da GM e vai escucar com a ferramenta certa na parte de cima e na de baixo.

Valew galera. Abraços Vou postando as novidades
.
Este barulho da embreagem é bem comum, mas nao ""faz parte"" , da para eliminar totalmente ele na hora da instalaçao da embreagem . Para isso é necessario um perfeito alinhamento entre platô e disco, no meu carro consegui fazer isso quando eu mesmo instalei a minha embreagem em casa, deu trabalho mas valeu a pena . Nao ha necessidade de preocupaçao com este barulho .
Assim que vc tiver um diagnostico do cara da GM , passa pra gente o que ele disse ok ? Realmente estou muito curioso por saber exatamente o que é .

boa sorte :ok:
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Valew galera. Abraços Vou postando as novidades
Como esta o andamento ?

Consegui verficar as medidas ?

Estou curioso pelo andamento deste seu problema, solucionou ? c sim o q foi feito ?
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Nov 2015, 14:55
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Claiton »

O que escutei foi barulho de rolamento do alternador, mas o mais provável é bomba d' agua pedindo troca. Tucho se tiver usado óleo 20w50, procura usar um óleo 15w40 por uns dias que vai descarbonizar os tuchos. Não há motor que aguente um óleo 20w50, hoje em dia no máximo um 15w50. Procuro usar sempre um 15w40 com Bardahl B12 Plus. Se tiver tucho batendo o correto é trocar todo kit, tucho, balancins, escoras e o comando de válvulas e o pior, nem perca tempo se não for original GM.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não há motor que aguente um óleo 20w50, hoje em dia no máximo um 15w50.
Uso essa viscosidade 20W50 no Monza desde sempre. Meu Monza GLS 96 quando comprei em 1999 estava com 30.000km e hoje está com 311.000km. São 1 anos e toda essa KM com óleo dessa viscosidade. Antes desse Monza, ainda nos anos 90 eu tive mais dois. Um SL/E 87 e um SL/E 91 e também usava essa viscosidade.
A única coisa que alterei nesse tempo foi o API, que hoje uso SM e antes usava AC Delco e a alguns anos uso o GM.

Faço a troca a cada 4.000km e troco o filtro de óleo em todas as trocas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Claiton
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Nov 2015, 14:55
Cidade: Santa Maria
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Claiton »

A questão é que 20w50 é possível, está dentro do especificado, mas é o óleo menos indicado para alguns fatores, como partida a frio, pequenas distâncias e está relacionado ao aumento de consumo de combustível. O ACdelco 20w50 é mesmo Havoline SJ, um bom óleo, mas mesmo que se adote um óleo de API SM é muito difícil o mesmo conseguir limpar a borra ou verniz que começa a criar na gaiola do cabeçote, pois não há pressão que chega nos cantos, pois o óleo é um mel de abelha. A única vantagem do óleo 20w50 é ser mais barato e preencher melhor as folgas das bronzinas em motores com Km um pouco alta. "Não há motor que aguente um óleo 20w50, hoje em dia" está relacionado ao clima frio aqui do RS. Durante o inverno você é capaz de manter por meses a válvula termostática fechada devido a dificuldade de se manter um motor quente. Nunca vi com bons olhos um óleo de viscosidade superior ao 15w40/50. Em outras regiões acredito ser aceitável. Em suma a melhor escolha é a própria experiência, desde que esteja dentro das especificações do manual do proprietário. Abraço.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Meu Monza é gasolina e com essa km que já rodei, o óleo escurece um pouco a partir dos 2500km. Ficou assim quando entre 180.000 e 210.000, passei a utilizar o Havoline, pensando como você, que era o mesmo AC Delco, que utilizava desde então. Voltei para o AC Delco e o óleo começou a clarear novamente, não na mesma velocidade que escureceu, mas aos poucos voltou a clarear. Hoje eu não uso mais óleo AC Delco, pois o API ficou no SL. Migrei para o GM por conta do API SM. Já deve ter uns 2 anos que mudei.
Detalhe, moro na capital paulista e pego trânsito pesado todos os dias.

Penso que se a fábrica indicou alguns tipos de viscosidade e, é recomendado em muitos anos de fabricação, essas viscosidades foram muito testadas e atendem a forma de trabalho do motor. Repare que a viscosidade 15W30 só foi recomendada nos modelos de 1990, depois tiraram. Para mim aconteceu algo é não foi aprovado. Mas qualquer das 3 viscosidade, 15W40, 20W40 e 20W50 atendem perfeitamente o regime de trabalho do Monza.
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Falcox
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Dez 2016, 01:00
Cidade: Alm tamandare
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Falcox »

Olá galera! Sou novo no fórum! Tive problemas com batida de tucho no Monza também! Ninguém conseguiu consertar, ficou assim por anos aquele barulho chato! O cabeçote foi retificado completo quando fiz meu motor e o barulho ficou! Semana passada minha junta queimou, pensei em trocar o cabeçote e reparei em uma peça q ñ damos valor! A válvula de alivio! Segundo a retifica ñ precisa ser trocada e pelo jeito todos pensam assim! Enfim troquei por conta esta válvula de alivio e o problema sumiu. Quando retirei a velha estava deformada e aberta, ela ñ dava pressão suficiente para os tuchos, as vezes fechava e blza, depois abria e começava o pagode! O problema era igual o seu, experimente troca-la acho q vai resolver seu problema de tucho!
:naosei: se tudo na vida fosse pão! seria-mos todos padeiros :lol:
Responder