Barulho na parte de cima do motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Felipe_SLE
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 15 Jul 2016, 00:46
Cidade: Planaltina
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Felipe_SLE »

Boa noite, galera!
meu nome é felipe de Brasília-DF, recentemente fui buscar um 89 sl/e 2.0 em São Paulo. Ele começou com um barulho na parte de cima do motor, quando frio pela manhã a primeira partida do motor é macia sem barulhos, não demora muito ao pegar uma temperatura ele começa, o que é mais estranho que as vezes o barulho some, depois volta...

Já tirei o cabeçote para trocar juntas, limpeza e arrumar uma vela espanada, as camisas estão sem rebarbas, assim como os alojamentos dos tuchos, comando lisinho, verifiquei se tinha algum tucho descarregado, não tinha... descarreguei todos os tuchos para montar , montei... o barulho sumiu, rodei uns 4 dias feliz da vida... depois voltou!!! :x :x :x :x :x :x :x
bomba de óleo é nova...( me disseram que se fosse ela, daria uma possível falta de lubrificação mas tanto na partida com depois de quente)

Será os tuchos??? aparentemente pareciam bons...

Me ajudem aí!!! :cry: :cry: é tão chato... monza preza pelo silencio e o meu está dessa maneira :oops:
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Em geral, c seu diagnostico estiver correto (parte de cima) ou é tucho, ou "batendo saia" , porem batendo saia , ele deixaria um rastro da metade pra baixo da camisa, eu apostaria nos tuchos.

Entendi sua tentativa de resolver o problema descarregando os tuchos, porem este procedimento nao resolve o problema (folga interna nos tuchos) , e em geral o sintoma de tuchos gastos aparece com mais frequencia quando o carro ta frio .

Seu carro nao ta "batendo pino" nao ? ponto esta certo ? sincronismo esta correto ? , verifique estas questoes tambem

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Felipe_SLE
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 15 Jul 2016, 00:46
Cidade: Planaltina
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Felipe_SLE »

DÉCO escreveu:.
Em geral, c seu diagnostico estiver correto (parte de cima) ou é tucho, ou "batendo saia" , porem batendo saia , ele deixaria um rastro da metade pra baixo da camisa, eu apostaria nos tuchos.

Entendi sua tentativa de resolver o problema descarregando os tuchos, porem este procedimento nao resolve o problema (folga interna nos tuchos) , e em geral o sintoma de tuchos gastos aparece com mais frequencia quando o carro ta frio .

Seu carro nao ta "batendo pino" nao ? ponto esta certo ? sincronismo esta correto ? , verifique estas questoes tambem

abraço
Bom dia Deco tudo bem?
então cara... está no ponto sim com eu havia dito depois que eu montei e funcionei ele parou... rodei e ele voltou.
bater pino ele teria que fazer o tempo todo. ele só aparece esse barulho depois de uns 5 minutos ligado. bater saia também seria o tempo todo.
Acredito que seja os tuchos mesmo :roll: só não entendo pq tem hora que faz outra hora não... motor frio não faz... quente sim pqp :x :x :x
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Remova a capa da correia dentada e olhe o sincronismo, pode ter pulado um dente depois de vc ter montado.
O carro sobretaxado (bater pino) so apresenta este sintoma em movimento e com motor em ordem de carga e marcha baixa .

Bater saia em geral bate em uma situaçao especifica (dependendo do tamanho da folga) , mas em geral bate com ele quente

O incrivel é que c for tucho mesmo, vai me surpreender, nuca vi tucho bater depois de carregado (alguns minutos apos a partida) , porem ja vi muitos mitos cairem aqui no forum, coisa q nem mecanico antigo sabe .

Nao estou certo, mas talvez possa ser folga no alojamento do tucho , esta informaçao precisa ser confirmada .
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Felipe_SLE
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 15 Jul 2016, 00:46
Cidade: Planaltina
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Felipe_SLE »

Fala Deco, desde já agradeço a atenção amigo! :)
pesquisei com alguns mecânicos e segundo eles está batendo saia mesmo... um deles inclusive é meu amigo, já quanto aos alojamentos dos tuchos estão bem justos, quando retirei o cabeçote verifiquei pensando nessa possível folga, mas deu até uma certa pressão ao tirar os tuchos.

Amanhã deco, vou verificar a correia... se não for esse o possível problema já estou pensando em colocar um óleo 25w 60 para fazer um teste juntamente com o Molicote. o que acha?
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por DÉCO »

Felipe_SLE escreveu:Fala Deco, desde já agradeço a atenção amigo! :)
pesquisei com alguns mecânicos e segundo eles está batendo saia mesmo... um deles inclusive é meu amigo, já quanto aos alojamentos dos tuchos estão bem justos, quando retirei o cabeçote verifiquei pensando nessa possível folga, mas deu até uma certa pressão ao tirar os tuchos.

Amanhã deco, vou verificar a correia... se não for esse o possível problema já estou pensando em colocar um óleo 25w 60 para fazer um teste juntamente com o Molicote. o que acha?
.
C tiver batendo saia, dura a vida inteira, se nao faltar oleo, mas vai ficar com este barulho chato .

Tenha minhas duvidas sobre bater saia, vc disse que nao tem nenhum desgaste na camisa . . . , e era pra ter o rastro de bater saia (riscos) em uma parte da camisa . . .

O q eu te falo sobre oleo grosso, força bastante a bomba, mas nao vai fazer parar de bater ser for saia mesmo, o oleo mais grosso so resolve quando tem folga nos aneis ou nas bronzinas do virabrequim . . .

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Felipe_SLE
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 15 Jul 2016, 00:46
Cidade: Planaltina
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Felipe_SLE »

DÉCO escreveu:
Felipe_SLE escreveu:Fala Deco, desde já agradeço a atenção amigo! :)
pesquisei com alguns mecânicos e segundo eles está batendo saia mesmo... um deles inclusive é meu amigo, já quanto aos alojamentos dos tuchos estão bem justos, quando retirei o cabeçote verifiquei pensando nessa possível folga, mas deu até uma certa pressão ao tirar os tuchos.

Amanhã deco, vou verificar a correia... se não for esse o possível problema já estou pensando em colocar um óleo 25w 60 para fazer um teste juntamente com o Molicote. o que acha?
.
C tiver batendo saia, dura a vida inteira, se nao faltar oleo, mas vai ficar com este barulho chato .

Tenha minhas duvidas sobre bater saia, vc disse que nao tem nenhum desgaste na camisa . . . , e era pra ter o rastro de bater saia (riscos) em uma parte da camisa . . .

O q eu te falo sobre oleo grosso, força bastante a bomba, mas nao vai fazer parar de bater ser for saia mesmo, o oleo mais grosso so resolve quando tem folga nos aneis ou nas bronzinas do virabrequim . . .

abraço


Deco também tenho duvidas... porque folga é para ser o tempo todo... e ele só faz depois que esquenta cara. De manhã ele é super silencioso. Em questão as camisas estão mesmo sem rebarbas. Já ouvi falar que pode ser pino de pistao. A bomba de óleo dele é nova... tô achando que fizeram o motor dele bem meia boca.

Falo em questão do óleo mais grosso ou pardhal/Molicote porque me parece que o motor pela manhã com ele frio e o óleo frio e mais espesso consegue silênciar mais essa folga.
Felipe_SLE
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 35
Registrado em: 15 Jul 2016, 00:46
Cidade: Planaltina
Estado: Distrito Federal-DF
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Barulho na parte de cima do motor

Mensagem não lida por Felipe_SLE »

Há! O barulho assemelha muito aos motores a disiel 2.5 (ranger/s10) kkkk
só que mais baixo :/
Responder