Marca de referência não bate com pms
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Marca de referência não bate com pms
Olá monzeiros!
Meu Monza começou a ficar com o óleo branco. Depois começou a falhar. Coloquei pressão no arrefecimento, tirei as velas e no primeiro cilindro constatei que estava com fuga de água pela junta do cabeçote.
Removi o cabeçote e fiquei intrigado com um detalhe: ao colocar o primeiro pistão em PMS, a marca de referência da polia do virabrequim não coincide com a marca na bomba de óleo. Se alinhar as marcações, o pistão fica um milímetro a baixo do PMS. Isso é normal no Monza ou o que será que está havendo? O motor funcionava normalmente, não sofreu superaquecimento. Do nada o óleo virou doce de leite e saia muita água pelo escape. Consigo virar o motor na mão tranquilamente. Segue algumas fotos.
Referências com o pistão em PMS
Pistão em PMS
Posição do pistão com as marcas de referência alinhadas
Obrigado parceiros!
Meu Monza começou a ficar com o óleo branco. Depois começou a falhar. Coloquei pressão no arrefecimento, tirei as velas e no primeiro cilindro constatei que estava com fuga de água pela junta do cabeçote.
Removi o cabeçote e fiquei intrigado com um detalhe: ao colocar o primeiro pistão em PMS, a marca de referência da polia do virabrequim não coincide com a marca na bomba de óleo. Se alinhar as marcações, o pistão fica um milímetro a baixo do PMS. Isso é normal no Monza ou o que será que está havendo? O motor funcionava normalmente, não sofreu superaquecimento. Do nada o óleo virou doce de leite e saia muita água pelo escape. Consigo virar o motor na mão tranquilamente. Segue algumas fotos.
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Posição do pistão com as marcas de referência alinhadas
Obrigado parceiros!
Henrique
- Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms
Em PMS a marcas de referência da polia tem que bater com a da bomba.
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms
Pois é Carlos Freire, isso não ocorre. Em PMS as marcas de referência ficam desalinhadas, como na primeira foto. Você tem alguma ideia do que pode ser?
Obrigado
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Henrique
- Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms
Tem que avaliar... Alguma coisa nesse motor está com aplicação errada.Henriquerz escreveu:Pois é Carlos Freire, isso não ocorre. Em PMS as marcas de referência ficam desalinhadas, como na primeira foto. Você tem alguma ideia do que pode ser?
Obrigado
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Carlos Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms
Ok, sendo assim, na montagem, devo colocar o primeiro pistão em PMS e alinhar o comando, correto? Vou ignorar essa marcação na bomba de óleo...
Muito obrigado Carlos Freire!
Muito obrigado Carlos Freire!
Henrique
- Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms
Procure o erro e faça a correção. Essa condição que está pode complicar no futuro. Polia paralela de má qualidade, retrabalho na chaveta ou na ponta do virabrequim pode ser algumas das possibilidades para esse problema.Henriquerz escreveu:Ok, sendo assim, na montagem, devo colocar o primeiro pistão em PMS e alinhar o comando, correto? Vou ignorar essa marcação na bomba de óleo...
Muito obrigado Carlos Freire!
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Re: Marca de referência não bate com pms
Henriquerzsendo assim, na montagem, devo colocar o primeiro pistão em PMS e alinhar o comando, correto? Vou ignorar essa marcação na bomba de óleo...
Como disse o Carlos Freire, alguma coisa está errada nesse motor.
Só que talvez seja difícil descobrir o erro. Você não vai querer desmontar o motor para descobrir.
O importante para o perfeito funcionamento do motor é o sincronismo entre pistões, válvulas e centelha.
Eu faria o seguinte (note, é a minha opinião):
1- colocaria o pistão do cilindro número 1 em PMS
2- faria nova marcação na polia dentada do virabrequim para futuramente ter uma referência confiável de PMS
3- obedeceria a essa nova marcação na instalação da correia dentada
Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
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- Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms
Para deixar como está, siga a recomendação do Luiz Carlos, não esqueça que terá de fazer nova referência na capa da correia dentada também, para conferir o ponto de avanço inicial.
Enquanto souber e lembrar dessa situação, não terá problemas, mas se esquecer e ou outra pessoa for fazer manutenção, vai ter trabalho para acertar, rs!
Abs,
Carlos Freire
Enquanto souber e lembrar dessa situação, não terá problemas, mas se esquecer e ou outra pessoa for fazer manutenção, vai ter trabalho para acertar, rs!
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