Marca de referência não bate com pms

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Henriquerz
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Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Henriquerz »

Olá monzeiros!

Meu Monza começou a ficar com o óleo branco. Depois começou a falhar. Coloquei pressão no arrefecimento, tirei as velas e no primeiro cilindro constatei que estava com fuga de água pela junta do cabeçote.

Removi o cabeçote e fiquei intrigado com um detalhe: ao colocar o primeiro pistão em PMS, a marca de referência da polia do virabrequim não coincide com a marca na bomba de óleo. Se alinhar as marcações, o pistão fica um milímetro a baixo do PMS. Isso é normal no Monza ou o que será que está havendo? O motor funcionava normalmente, não sofreu superaquecimento. Do nada o óleo virou doce de leite e saia muita água pelo escape. Consigo virar o motor na mão tranquilamente. Segue algumas fotos.

Imagem
Referências com o pistão em PMS

Imagem
Pistão em PMS

Imagem
Posição do pistão com as marcas de referência alinhadas


Obrigado parceiros!
Henrique
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Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Em PMS a marcas de referência da polia tem que bater com a da bomba.

Abs,

Carlos Freire
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Henriquerz
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Re: Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Henriquerz »

Pois é Carlos Freire, isso não ocorre. Em PMS as marcas de referência ficam desalinhadas, como na primeira foto. Você tem alguma ideia do que pode ser?

Obrigado
Henrique
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Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Henriquerz escreveu:Pois é Carlos Freire, isso não ocorre. Em PMS as marcas de referência ficam desalinhadas, como na primeira foto. Você tem alguma ideia do que pode ser?

Obrigado
Tem que avaliar... Alguma coisa nesse motor está com aplicação errada.

Abs,

Carlos Freire
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Henriquerz
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Re: Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Henriquerz »

Ok, sendo assim, na montagem, devo colocar o primeiro pistão em PMS e alinhar o comando, correto? Vou ignorar essa marcação na bomba de óleo...

Muito obrigado Carlos Freire!
Henrique
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Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Henriquerz escreveu:Ok, sendo assim, na montagem, devo colocar o primeiro pistão em PMS e alinhar o comando, correto? Vou ignorar essa marcação na bomba de óleo...

Muito obrigado Carlos Freire!
Procure o erro e faça a correção. Essa condição que está pode complicar no futuro. Polia paralela de má qualidade, retrabalho na chaveta ou na ponta do virabrequim pode ser algumas das possibilidades para esse problema.

Abs,

Carlos Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

sendo assim, na montagem, devo colocar o primeiro pistão em PMS e alinhar o comando, correto? Vou ignorar essa marcação na bomba de óleo...
Henriquerz

Como disse o Carlos Freire, alguma coisa está errada nesse motor.
Só que talvez seja difícil descobrir o erro. Você não vai querer desmontar o motor para descobrir.
O importante para o perfeito funcionamento do motor é o sincronismo entre pistões, válvulas e centelha.
Eu faria o seguinte (note, é a minha opinião):
1- colocaria o pistão do cilindro número 1 em PMS
2- faria nova marcação na polia dentada do virabrequim para futuramente ter uma referência confiável de PMS
3- obedeceria a essa nova marcação na instalação da correia dentada

Abs
Luiz Carlos
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Carlos A. Freire
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Re: Marca de referência não bate com pms

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Para deixar como está, siga a recomendação do Luiz Carlos, não esqueça que terá de fazer nova referência na capa da correia dentada também, para conferir o ponto de avanço inicial.
Enquanto souber e lembrar dessa situação, não terá problemas, mas se esquecer e ou outra pessoa for fazer manutenção, vai ter trabalho para acertar, rs!

Abs,

Carlos Freire
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