tampão no bloco do motor

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

tampão no bloco do motor

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Bom dia!
Alguém sabe por que foi deixado esse furo no bloco do motor?
IMG-20160721-WA0011.jpg
IMG-20160721-WA0010.jpg
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: tampão no bloco do motor

Mensagem não lida por maiko »

Para fazer a leitura da posição do virabrequim, se perceber no virá tem uma espécie de ímã, e ali no bloco vai o sensor pelo lado externo, introduzido nesse buraco.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
arnaldo silva
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 382
Registrado em: 06 Abr 2012, 20:59
Cidade: Atibaia
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: tampão no bloco do motor

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Bom dia!
Quer dizer sensor de rotação para roda fônica?

Essa é a intensão: colocar roda fônica interna mas no local apropriado para colocar o sensor, o suporte do motor não permite.

Nessa posição a parte sem dente da roda fônica fica em posição diferente (abaixo) do sensor originalmente instalado nos blocos mais modernos que fica mais acima.

Eis a questão: não altera o ponto de ignição?
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: tampão no bloco do motor

Mensagem não lida por maiko »

Acho que não foi desenvolvido para a roda fônica, mas para essa leitura no virabrequim.
No meu virabrequim tinha dois ressaltos, tipo dois pinos que davam a leitura exata do PMS.
Mas vê somente em fotos desse sensor dentro no buraco, no meu bloco tinha um pino de plastico dentro do tubo.

Acho que sem alterar o bloco ou o vira, não tem como botar a roda fônica internamente.

Eu colocaria do lado de fora junto com as polias, muitos GM tem esse sistema e se
fizer bem direitinho, acho difícil dar problemas...

Claro que dentro do bloco fica imune ao risco de uma pedra bater no sensor da roda fônica.
Tudo tem seu custo. :)

Boa sorte no projeto.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
Avatar do usuário
maiko
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 126
Registrado em: 04 Dez 2008, 12:34
Cidade: Novo Hamburgo
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: tampão no bloco do motor

Mensagem não lida por maiko »

Só para complementar, acho que é para um sensor de fase do tipo indutivo, mas o mesmo não foi aplicado para o monza. Sua função no sistema é indicar quando o primeiro cilindro esta no tempo de compressão para que a central possa assim determinar a sequencia de injeção de combustivel e a sequencia de disparo da ignição.
Monza SL/E 2.0 Azul 92
DashBoard Multec 700 - Scanner portátil para a injeção eletrônica Multec 700

https://www.instagram.com/maikoherrmann82/
[email protected]
Responder