Aumentar pressão de óleo no motor.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Rafaelo »

exato, menos troca, menos gasto, e menos dor de cabeça pra drenar o oleo.

no monza a segunda troca usei o mobil top deles, o litro custou 38,00 pila http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... o-d1-5w-30

mas tem oleos sintetico 100% mais baratos no mercado, vai do bolso de cada um e da exigencia. sendo sintetico é oque vale
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por luiz sle »

Rafaelo escreveu:exato, menos troca, menos gasto, e menos dor de cabeça pra drenar o oleo.

no monza a segunda troca usei o mobil top deles, o litro custou 38,00 pila http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... o-d1-5w-30

mas tem oleos sintetico 100% mais baratos no mercado, vai do bolso de cada um e da exigencia. sendo sintetico é oque vale
É esse mesmo que eu achei, mas por R$31,90, bem barato visto que o AcDelco geralmente é quase isso.

Acima desse aí só o 1 da Mobil, quase 100 pila o litro hehe desnecessário
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
Avatar do usuário
PedroCTR
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 164
Registrado em: 09 Jan 2011, 15:16
Cidade: Rio Grande
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por PedroCTR »

Rafaelo escreveu:exato, menos troca, menos gasto, e menos dor de cabeça pra drenar o oleo.

no monza a segunda troca usei o mobil top deles, o litro custou 38,00 pila http://mobil.cosan.com/pt-br/veiculos/c ... o-d1-5w-30

mas tem oleos sintetico 100% mais baratos no mercado, vai do bolso de cada um e da exigencia. sendo sintetico é oque vale
Rafaelo, minha dúvida mortal sobre o óleo é o seguinte:
Meus Monzas atualmente estão rodando menos de 1000km por ano, porém sigo utilizando óleo mineral e trocando semestralmente, num deles uso 20w50sl castrol, no outro 15w40sl castrol.
Tenho visto muita gente usando 10w30 até em motor cht de corcel 1 sem qualquer anormalidade.
Tecnicamente eu teria algum problema em passar á utilizar sintético nesses Monzas na próxima troca? Considerando que ambos apresentam bom funcionamento, motor não bate, nem raja nem fumaceia...
MONZA - Só quem o possui, o entende.
MONZA SL 1993 2,0 EFI BRANCO MAHLE
AGORA TAMBÉM MONZA GL 1,8 EFI 1994 AZUL STRAUSS
A FAMÍLIA CRESCEU!
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Rafaelo »

tu ate pode trocar pra sintetico. nao tem problema nisso, pelo contrario, melhora o funcionamento do motor e prolonga a durabilidade ainda mais no inverno aqui no sul.

oque nao pode fazer é trocar do mineral pro sintetico sem fazer uma lavagem do motor. mesmo tirando o filtro fica muito oleo velho mineral no motor e isso contamina o oleo sintetico.

pra evitar isso é muito simples. tem que tirar o carter, lavar o bloco por baixo, lavar o carter, trocar o filtro de oleo, e a primeira troca de oleo sintetico fazer com 1/3 da quilometragem recomendada 10,000 km. na segunda troca pode ser a normal do oleo. isso limpa todo o sistema e nao da problema de incopatibilidade.

use oleo 5W30 100% sintetico. muita gente usa aqui esse oleo
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Galera, bom dia, a muito não posto nada aqui.
Mas tô sempre acompanhando as novidades.
E agora uma dúvida com relação a pressão do óleo. Primeiro meu Monza rodava com o marcador de pressão de óleo oscilando próximo do máximo, tendo em vista que o painel digital com o sensor de pressão registra as oscilações de acordo com a aceleração.
A duas semanas atrás com um bônus de uma loja de ferramentas comprei o MILITEC, experimentar.
Rodei pouco ainda pra confirmar diferença, mas a diferença já confirmada e que a pressão agora trabalha mais baixa na lenta é só sobe mesmo quando se acelera. Alguém tem uma opinião sobre?
Parece, por enquanto só parece que o motor de partida pega mais fácil. Grato antecipadamente por opiniões.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Esqueci de mencionar que vou ainda trocar a polia de acessórios para pode conferir o ponto de ignição corretamente pelo pistola, pois ela está mudando de posição e com isso perco a real referência. Meu distribuidor está exatamente na risca de referência original da gaiola.
Monza 91 automático (o melhor)
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por jorgeAP »

Engraçado que conversando com um mecânico conhecido ele me falou que a polia mesmo andando na damper dá para fazer o ajuste através da pistola. Não concordei. Procede?
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Aumentar pressão de óleo no motor.

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Jorge

Se a parte externa da polia do virabrequim gira livre, não há como ter uma base para uso da pistola de ponto.
Se for feita uma marcação do PMS na parte interna dela, aí sim daria.
Desde que o facho da pistola consiga atingir a nova marcação. Não sei se isso é possível no Monza.
Mesmo assim, teria de ser uma pistola dessas com avanço integrado nela.
Na minha, por exemplo, são necessárias as várias marcas na polia, em graus.

Uma outra opção seria remover a correia de acessórios, acertar a marca original com o PMS real do motor, dar partida e usar a pistola. Dessa maneira não haveria nenhum acessório (alternador, bomba hid. da direção, etc) forçando a parte externa da polia.
Essa opção, em teoria, me parece mais viável.

Sobre a pressão de óleo ter baixado, só lembrando que a viscosidade do óleo influi na pressão.
Talvez o Militec (não conheço os efeitos desse aditivo) tenha diminuído a viscosidade.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 09 Jul 2018, 19:43, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Responder