Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Gudi021 »

Amigos to passando um mal com meu Monza 89 poxa troquei os 4 rolamentos do carro mais mesmo assim tem algo roncando, também troquei os cilindros de freio traseiros pois estava vazando as rodas de tras estão rodando livre de boa as da frente também. Mais tipo o barulho continua mais percebi que quando em freio o carro o barulho parece que aumenta principalmente quando vou parar em quebra molas. Outra coisa quando saio com o carro e paro e coloco a mão nos tambores traseiro eles estão morno mais quando coloco a mão nos disco de freio da frente chega a queimar a mão isso é normal? Tipo não ando nem 1klm e seu colocar a mão nos discos queima mesmo faz ate ximmmmm rsrsrsr isso é normal esquenta assim sera que pode ser as pinças de freio? os dois lado esquente igual. E tipo quando ando com ele na rua o barulho fica tipo assim dum dum dum. O que os amigos acham. Abraços
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Ola Gudi:
Pelo que sei, um certo aquecimento é normal, mas parece que no seu caso não.
Você trocou disse que trocou as lonas, tambores, pastilhas e discos. As peças são de aplicação correta? Fez a sangria adequada em todas as tomadas das rodas, será que não há ar no sistema? Se houver o sistema funciona sob pressão e não há retorno do fluido prendendo as rodas. Você experimentou erguer o carro e rodar as rodas com as mãos? :smt017 Devem girar livremente, caso contrário há coisa errada. É verdade que há uma pequena resistência, mas é fácil de verificar se a resistência está normal ou se a roda fica como que "travada".
Nas rodas traseiras é preciso faze regulagem do freio de mão, se não for adequado também o freio pode ficar agarrando sem necessidade. :smt021

Outros colegas talvez tenham também outras idéias do que pode estar acontecendo. :smt014

Não se desespere, você vai encontrar a solução em breve. :smt023

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Outra coisa Gudi que eu esqueci:
Os rolamentos estavam ruins mesmo?
Eu pergunto por que certa ocasião eu pensei que eram os rolamentos que estavam fazendo barulho e levei em um oficina bem conceituada de minha confiança e pedi para trocar os rolamentos e o reparador levantou o carro no elevador, e verificou que os rolamentos estavam bons, então questionei sobre o barulho "vrom,vrom,vrom", daí ele disse vamos dar uma volta. O que descobri ou surpreendente: O barulho erra da banda de rodagem dos pneus! Se não fosse o bom reparador eu teria trocado todos os rolamentos sem necessidade!.
Verifique isso também, se o barulho não é proveniente dos pneus!

Abaraços,
Vectra 97 GLS
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os freios geram aquecimento mesmo, por conta de atrito entre as peças. Contudo, seria interessante verificar se as pinças não estão engripadas e se seus pinos deslizantes estão livres e lubrificados.

Com relação a ruídos, é muito complicado avaliar aqui sem estarmos com carro presente para ouvi-los e fazermos testes.
É muito comum pneus fazerem ruídos e o pessoal confundir com rolamentos.
Um teste simples para descobrir problemas com rolamentos de rodas e definir qual está com problemas, é levantar a roda girar e colocar a mão na mola mantendo essa roda girando. Se sentir uma vibração o rolamento está com problemas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Então senhor Carlos, esse foi o teste que o reparador fez para me informar que o barulho não era dos rolamento.

Abraços,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Gudi021 »

Gilmar Martins escreveu:Então senhor Carlos, esse foi o teste que o reparador fez para me informar que o barulho não era dos rolamento.

Abraços,

Gilmar
Agradeço a todos os amigos, verifiquei que as rodas traseiras estão girando livres as da frente do lado do carona onde foi trocado a homocinetica ele esta girando com dificuldade tipo tenho que fazer mais força pra ela girar ja do lado do motorista não tenho que fazer força. Sera que pode ser muito aperto na homocinetica? Outra coisa pneus também pode dar esse tipo de ruidos vrum vrum vrum como o amigo disse??? Lembrando que quando em freio o barulho aumenta ja nas curvas o barulho não aumenta.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17755
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Aperto da porca da junta homocinética não tem interferência em "peso" ou prender a roda. Repare que a junta homocinética gira com a roda.
O que vai prender é o diferencial e o freio, muita mais o freio do que outra parte.

Tem que ver se a pinça não está prendendo a roda, como mencionei lá em cima.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Gudi021
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 139
Registrado em: 27 Set 2010, 18:51
Cidade: Petropolis RJ
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Barulho de rolamento rocando ou freio agarrando?

Mensagem não lida por Gudi021 »

Carlos A. Freire escreveu:Aperto da porca da junta homocinética não tem interferência em "peso" ou prender a roda. Repare que a junta homocinética gira com a roda.
O que vai prender é o diferencial e o freio, muita mais o freio do que outra parte.

Tem que ver se a pinça não está prendendo a roda, como mencionei lá em cima.

Abs,

Carlos Freire


Blz Carlos vou dar uma verificada e em breve posto as resposta. Olha só antes de trocar a homocinética por uma nova eu já tinha trocado os rolamentos, depois que troquei o rolamento o mecanico disse que a junta homocinética não tava boa ai levei uns dois meses para trocar a junta homocinética blz comprei e levei pra ele e ainda perguntei se era necessário comprar outro rolamento ele disse que não. Confiei nele né mais vou verificar essa peça do freio que os amigos me falaram.
Responder