Temperatura do Motor muito fria

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Amado Tairone
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Set 2015, 23:00
Cidade: Rolandia
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por Amado Tairone »

Bom dia a todos!

Sou novo aqui no forum, e não entendo muito de mecanica.

Pode ser que seja uma mera impressão minha, meu monza, está com o motor muito frio.
Quando ligo ele de manhã o marcador passa do quadrado azul e tenho que rodar uns 5km para ele chegar perto do verde.
Como trabalho com o carro sempre estou fazendo a ponte Rolandia PR - São Paulo, São Paulo - Rolandia, a temperatura nunca sai de perto da linha azul.
Isso porque já viajei em dias extremamente quentes por longas horas 12h.

Só que eu estava observando os carros de alguns amigos meus e a temperatura costumeiramente fica na metade do marcador, ja observei isso no gol g5 1.0 e no uno vivance 1.0.
Como este é o meu primeiro carro e não entendo de mecanica, pergunto aos colegas de forum.

Isso é indicativo de algum problema com o carro?

Obrigado pela ajuda.
Imagem
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Amado Tairone

Um motor que funcione sempre frio pode estar sem o termostato ou ele estar com problemas, constantemente aberto, por exemplo.
Mas a descrição que vc fez bate com o que acontece nos Monzas.
Em estrada a tendência é ficar sempre a menos de 1/4 da escala.

Eu tenho um Uno Way, desses com painel digital, e a temperatura está sempre no meio, coisa muito estranha, acho que não é uma indicação real.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por jorgeAP »

Só melhorando sua resposta,Luiz! Seria a VÁLVULA TERMOSTÁTICA (VT), que pode estar travada aberta. Em todos os casos melhor travar aberta do que fechada né?
Carro que funciona com temperaturas baixas perde em eficiência, desgaste prematuro das peças moveis.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Seria a VÁLVULA TERMOSTÁTICA (VT), que pode estar travada aberta

A válvula pode estar travada mas pode também estar funcionando fora da gama para a qual ela foi fabricada.

Acredito que uma válvula travada vai esfriar o motor até abaixo da faixa normal, em certas circunstâncias.
Com a válvula em bom estado tem vezes que o ponteiro fica bem pertinho da linha inferior. E isso com ela comprovadamente boa, nova.

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
Gilmar Martins
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 982
Registrado em: 13 Jan 2015, 07:49
Cidade: Novo Horizonte
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por Gilmar Martins »

Faz tempo que você tem o Monza? Sempre foi assim? Quando você pega uma descida longa o ponteiro vai para o azul e quando tem uma subida muito longa ou sobe uma serra o ponteiro sobe até quase perto do meio ou pouco acima dele? Se isso acontecer é quase certo que está sem a válvula termostática ou então travada aberta. Eu já tive 5 Monza. O primeiro estava com este sintoma e ao fazer a verificação descobri que a válvula estava emperrada aberta. O terceiro Monza tinha o mesmo sintoma e descobri que estava sem a válvula termostática. Alguns mecânicos acham que tal válvula é inútil e a retiram. Mas ela é muito importante para manter o motor funcionando na temperatura correta.

Um teste simples pode ajudar a verificar isso. Com o motor frio, abra o capo, ligue o motor e depois de uns 2 ou 3 minutos verifique se o radiador está esquentando (tome muito cuidado para não se queimar) Se o radiador estiver esquentando durante esse tempo é sinal que está sem válvula ou está emperrada aberta. Se o radiador demorar de 7 a 10 minutos para aquecer, e aquecer bem, i. e, a temperatura sobe rapidamente depois que a válvula abre, então o problema pode ser no sensor de temperatura ou no painel de instrumentos.

A válvula termostática fica do lado esquerdo do radiador na parte superior, conectado ao radiador por meio de uma mangueira. Essa mangueira fica relativamente fria até que válvula se abre, e esquentando rapidamente sinal que está conduzindo a água do bloco para o radiador.

Conte com a ajuda dos amigos,

Gilmar
Vectra 97 GLS
Amado Tairone
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Set 2015, 23:00
Cidade: Rolandia
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por Amado Tairone »

Boa tarde Gilmar!

Não faz muito tempo que comprei, apenas um mês, infelizmente não reparei neste detalhe da movimentação do ponteiro.

Fiz o teste que vc falou, achei a valvula Liguei o carro e comecei a marcar o tempo com a mao no radiador, de fato, ele está esquentando até os 3 minutos, mas não o suficiente para retirar a mão. Quando chegou a 5m47s ja tava muito quente para ficar com a mão no radiador, quando deu 7 minutos eu bati uma foto do painel.

Imagem

Deve ser mesmo um problema com a válvula.
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por waldir »

A.Tairone,

tudo indica que o seu Monza está sem a VT, ou travada aberta.
Teoricamente ele leva de 5 à 7 minutos para atingir a temperatura de 83 à 85ºC. E o ponto mais sensível para testar com a mão
é a mangueira S que sai da VT para o radiador.
Até 85ºC não se deve perceber calor na mangueira S, somente quando a VT começar a abrir aos 92ºC e a ventoinha vai ligar aos 101ºC,
e a agulha do mostrador de temperatura no painel deverá estar passando 1 ou 2mm do meio.

Se estiver sem VT a UCE através das informações do Sensor de Temperatura no cavalete da VT vai injetar mais combustível e motor rodando frio abaixo de 95ºC aprofunda os desgastes nas peças de atrito.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Amado Tairone
Mensagens: 9
Registrado em: 28 Set 2015, 23:00
Cidade: Rolandia
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1992
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Temperatura do Motor muito fria

Mensagem não lida por Amado Tairone »

Boa noite Waldir!

Então vou trocar esta válvula termostatica, meu monza é 92 efi 1.8, para este tipo de peça tem alguma marca recomendada e loja que vc confie?

Obrigado.
Responder