Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
mamaylon
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jan 2011, 17:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por mamaylon »

Seguinte galera, primeiramente olá a todos!

tenho um monza 88 2.0 Alcool que esta a 10 anos na familia, meu xodó!, minha mãe trabalha na cidade vizinha então usa o carro para ir e voltar todos os dias, depois de 10 anos e 200Mil KM rodados o motor se foi, perdeu totalmente a força (quebrou todos os aneis dos 4 cilindros!) e ai começou a luta!.a retifica na minha cidade é muito cara e ainda corre o risco de não ficar bom, então comprei um Bloco 0KM na GM...bloco do Astra Flex 2011, e ai começou o problema!!

comprei todas as outras peças do Monza e TUDO NOVO

Cabeçote Novo! com todas as valvulas, retentores, molas, pratos TUDO novo, é um cabeçote coração ano 88 a Alcool (virgem)
Gaiola original do carro
Comando do Monza 88 Alcool
Tuchos e balancins Monza
Bloco 0KM Flex (pistão reto)
Carburador 2E original do carro
Coletores originais e limpos
vela NGK Monza Alcool
Cabo de vela NGK Monza Alcool
Tampa e rotor BOSCH novo
Distribuidor Novo marca YMAX
Caixa de ignição BOSCH
Alternador novo BOSCH

Como meu tio é mecânico da GM que fica na minha cidade ele foi quem conseguiu as peças para mim, e montou tudo também!

sincronismo perfeito entre virabrequim e comando, todas marcas batendo! e usando correias do Monza!(apenas a correia do alternador teve que ser substituida pela correia do alternador do motor AP :smt011 ), ponto acertado pela aranha do distribuidor e. .

Resultado :

Carro fraco e grilando muito! ! ! ! :smt010 :smt010 partida pesada em todas as faixas de temperatura (tive que refazer o motor de arranque por isso), motor quadrado carro só anda engasgando

depois de muito mexer em carburador e ponto (tirando e colocando correia dentada varias vezes para conferir, e testando outros distribuidores) foi descoberto uma coisa...se alinhar os pontos de referencia e as aranhas do distribuidor, o distribuidor casa certinho no risquinho que tem no cabeçote! porem o carro fica MUITO fora de ponto(não lembro se fica muito adiantado ou atrasado)

Solução encontrada :
foram tirados os parafusos que prendem o distribuidor e girado ele totalmente no sentido anti-horario "sentido radiador" (a ponto de não poder parafusar por que o furo esta fora do "trilho") assim o carro fica BOM ! partida leve , risca na chave o motorzão liga,ai prendemos o distribuidor com um alicate de pressão e saímos andar, o carro ficou um espetáculo de forte!! :smt023 porem ao chegar em 6000 RPM ele começa a cortar como se tivesse acabando combustível :smt017 .

com o distribuidor nessa posição e a aranha alinhada eu percebi que a marca na polia do comando esta 2 dentes e meio a frente da marca de referencia :smt017

galera eu não sei oque fazer :( :( ...peço a ajuda de vocês nessa engenharia kkk....a unica coisa que me vem a cabeça é refazer o apoio do distribuidor para poder parafusá-lo na nova posição

mas ai vem a pergunta...oque esta acontecendo com minha ignição ????? oque devo fazer?

Agradeço a todos que puderem ajudar!
Avatar do usuário
Felipe Lichirgu
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 142
Registrado em: 20 Jan 2013, 00:45
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Porque você não tenta utilizar o distribuidor original do carro? Já que disse na mensagem que comprou um novo.
FelipeLichirgu
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por Rafaelo »

faça aquilo que se sugeri por MP, depois retorne com os testes.

acima de 6000 rpm pode esquecer, ainda mais motor novo, e carburado. nao tem como passar desse giro com motor limpo. so motores mais eficientes em especial mpfi. o corte do EFI ja é nos 6400, entao se o teu falhar quando chega nesse ponto é normal.

volte ao distribuidor original, tem algo de muito errado pq esse motor tem taxa menor do que teu antigo motor, a taxa dele é 11,3:1.

obs: pra quem nao conhece, o bloco flex usa "pistao monza alcool sem o domo" entao ele tem menos compressao que o original do teu projeto. deve ter algo de errado que voces nao perceberam ainda.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
mamaylon
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jan 2011, 17:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por mamaylon »

Boa noite pessoal.

Então já voltei o distribuidor antigo e peguei um no ferro velho pra testar também... Todos apresentam o mesmo problema... Marcas todas conferidas.. Motor esta em sincronismo.. Porém so funciona legal com avanço desligado e o distribuidor nessa posição totalmente virada... Hoje eu fiz uma alteração nos trilhos do distribuidor e parafusei ele...o carro esta um canhão para andar... Um pouco lento na retomada por estar sem avanço mas acelerando até 6000 rpm o carro chega a 130 em 3.... Parece muito bom mas sei que tem algo errado... Coloquei a pistola de ponto e notei que a última marca da polia que esta batendo com o pino da capa de correia e quando liga o avanço as marcas alinham com a correia

Meu tio.. Eu... Meu pai... Estamos todos loucos com isso... Não faz sentido isso tudo
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17747
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sintoma é de motor fora de sincronismo.

Confere novamente, muitos reparadores experientes erram o ponto da correia dentada do Monza. No virabrequim, tem que remover a polia de acessórios para visualizar a marcação da polia dentada e essa, coincidir com a marcação da bomba de óleo.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
mamaylon
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jan 2011, 17:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por mamaylon »

Certo, hoje chegando em casa irei desmontar a polia de baixo para conferir o ponto mais uma vez

obrigado a todos, eu retorno com mais informações

Abraços a todos

Maylon Macedo
mamaylon
Monzeiro Jr. (Nível 0)
Mensagens: 10
Registrado em: 27 Jan 2011, 17:59
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por mamaylon »

Boa tarde chuvosa amigos!

como prometido conferi o sincronismo !(e agora com ibagens!)

este é o cofre do 8oito Cinza Nimbus :smt023

Imagem

Virabrequim

Imagem

Comando

Imagem

Esse e meu distribuidor

Imagem

A "adaptação" no trilho :smt005 :smt005

Imagem

Nessa posição que o carro fica canhão (avanço desligado)

Imagem


Na verdade o motor "pede" pra virar mais um pouco no sentido anti-horario..quando liga o avanço o carro acelara na hora e o ponto sobe muito....e se ameaçar virar ele em sentido horario vira uma criação de grilo nesse motor!!!

Resumo....nao sei mais oque fazer :smt021 :smt021
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Monza Motor parcial Astra FLEX com problema!

Mensagem não lida por Rafaelo »

a mistura foi acertada com analisador de gases?
o distribuidor tem aplicaçao correta pra motor alcool 2.0?

ainda nao me respondeu oque tinha te questionado.... o motor "grila" quando recém liga ele frio?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder