Travar o comando

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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tyo
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por tyo »

Rafaelo escreveu:pra tirar e colocar a polia de comando, se tira a tampa de valvulas, coloca uma chave boca acho que é 22 no encaixe do sextavado, deixa apoiar a chave na torre, depois é so afrouxar ou apertar o parafuso.

simples demais,

so nao esquece que vai precisar de torquimetro.
beleza valeu
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por tyo »

foi bem fácil remover as polias e travar o comando com a chave 22 vejam o estado da bomba!
Imagem
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bomba nova instalada
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https://www.youtube.com/watch?v=mcom9ma ... =autoshare

não é necessário nenhuma ferramenta especial exceto a da bomba
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Olá pessoal

Tô aqui acompanhando o tópico e não entendi a necessidade de se travar o comando de válvulas para substituição da correia dentada.

Já troquei correia em vários carros diferentes (Monza inclusive) e só no Fiat com motor Fire essa providência é recomendada nos procedimentos de troca. Existe no caso uma ferramenta para travar o eixo. Mas isso é porque, no motor Fire, a polia de comando não tem uma referência para encaixar no eixo de comando, ela entra em qualquer posição, o que não é o caso do Monza.
No motor do meu Fiat Mille (que não é Fire) há necessidade de se travar é o eixo de manivelas, para poder remover uma porca que prende a polia dentada. Modiquei uma ferramenta específica para o motor Fire, que encaixa na cremalheira e funciona perfeitamente no meu 'não Fire'. :smt020

Por outro lado, remover peças sem necessidade pode causar problemas futuros, por falta ou excesso de aperto, por exemplo, na porca de fixação da polia de comando. Como poucos aqui possuem torquímetro, a tendência é apertar demais, o que pode ser prejudicial. Se a porca ficar frouxa, os problemas são previsíveis.
Eu, quando era mecânico, dispensava o torquímetro na grande maioria dos serviços, pois já era capaz de sentir na mão o torque adequado. Mas em alguns serviços isso era obrigatório, como na fixação de asas de avião, para citar um desses. Hoje eu não tenho mais essa capacidade. :(

Quando troco correia, faço coincidir as marcas de referência e não mexo mais. Na colocação da nova correia, confiro cuidadosamente as marcas, para me certificar de que nada se moveu. Até agora tem dado certo.

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 14 Jun 2015, 14:26, em um total de 2 vezes.
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por tyo »

não é necessário para trocar somente a correia Luiz,mas para troca a bomba d'água é necessário sim retirar as polias para retirar a lata de proteção traseira pra ter acesso a bomba entendeu?Mas é um serviço muito simples porém demorado.Para trocar só a correia é simples basta afrouxar a bomba e soltar a polia.
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Luiz Carlos (Rio)
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

para troca a bomba d'água é necessário sim retirar as polias para retirar a lata de proteção traseira pra ter acesso a bomba entendeu?
Pensei que vc fosse só mexer na tensão da correia, afrouxando os 3 parafusos da bomba dágua somente.

Só agora é que meus dois neurônios entenderam o motivo da necessidade de se travar o eixo (ou a própria polia)...para poder afrouxar (e reapertar no final do trabalho) a porca de fixação da polia de comando. Tô ficando velho! :lol:

Abs
Editado pela última vez por Luiz Carlos (Rio) em 14 Jun 2015, 18:34, em um total de 1 vez.
Luiz Carlos
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por waldir »

Eu tiro o parafuso de fixação da polia travando a polia com um apoio no parafuso que segura a tampa traseira não deixando a polia virar.
E para recolocar é a mesma coisa... sem abrir a tampa do eixo de comando.
Travo com uma chave L ou chave de fenda e com uma catraca eu tiro o parafuso da polia.
É bem simples

A foto eu peguei na WEB e inclui as setas

Imagem
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse lá em cima, faço como o Waldir postou nessa foto. Uso uma chave de fenda grande para travar o movimento da polia.
É rápido e simples, não preciso mexer com tampa de válvulas e sua junta.

Abs,

Carlos Freire
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Re: travar o comando

Mensagem não lida por tyo »

vou falar a verdade não tinha o que fazer decidi complicar mais um pouco kkkkkk
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