Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por jorgeAP »

Não é MIG Rafaelo, é "TIG", usa uma vareta e um eletrodo não consumível de "tungstênio". A vareta pode ser para soldar alumínio, aço inox, aço de diversas especificações, ferro fundido. depende da composição e aplicação da vareta. solda inclusive ligas de magnésio. dependendo do resultado exigido não precisa de adição de material consumível.
Fiz um curso no SENAI em 2004, e já tinha alguma prática com soldas de aço carbono, mas não com o o processo TIG, DAÍ o curso foi bom para conhecimento, e na verdade nunca trabalhei ativamente com o processo, mas a habilidade exigida é a mesma para quem solda com maçarico, CLARO com mais qualidade.
A máquina não é minha, está numa oficina pequena de tornearia que já fui sócio.
Monza 91 automático (o melhor)
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por Rafaelo »

ok, li na correria MIG... mas vale da mesma forma é AC essa maquina? se a maquina for DC esquece, nao vai soldar alumínio. pra soldar aluminio somente uma AC ela faz inversão de polaridade na freq 60hz isso remove os oxido de aluminio do cordao. DC nao tem como faz isso por ser corrente direta.

tb trabalho com TIG e MMA. inclusive tem alguns videos meus que mostro na pratica reparos em estampa automotiva. no meu monza por exemplo.

resumindo é mais facil pagar apenas 50 pila num coletor usado e largar esse num canto.

eu aqui na minha oficina tenho varios machos "conicos" 1/8 BSP - 1/8 NPT - 1/4 G - etc e sao bem carinhos... fico imaginando um desse porte que é bem raro e "maior". dificilmente alguem vai ter essa medida, essas 3 que falei sao bem comuns e quase toda oficina ou casa de fresagem e tornearia tem.

que diga de passagem 3/8 NPT sao usado no cavalete dagua do monza.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por jorgeAP »

Em si tratando de rosca cônica aí aperta né Rafaelo, Se fosse só o processo de solda tava na mão.
Agora uma rosca normal não daria ali não?
Qual necessidade de uma rosca cônica ali? É só para dificultar a manutenção e obrigar o compra de uma peça nova?
TÔ QUESTIONANDO SÓ POR CURIOSIDADE, PORQUE JÁ NOS CONVENCEMOS QUE UMA PEÇA DE DESMANCHE SAÍ BEM MAIS EM CONTA. VALEU!!!
Monza 91 automático (o melhor)
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por Rafaelo »

pois é Jorge, se tu usar sistema M18 1.5 ate daria... é oque mais se aproxima da rosca que eu vi hoje na peça. vo postar uma imagem. so que tem um problema, a peça é rosca conica e a area de aperto seria limitada. mas funciona tb se usar fita de rosca. a peça nao leva torque algum praticamente, acredito eu que funciona, teria que testar antes numa peça de "sacrifício".

o problema do amigo do topico que aconteceu a quebra, certamente foi rosca incomparável. tem que ter um certo cuidado ao tentar rosquear e ver que nao vai... se forçar acontece isso, ainda mais latao como foi o caso, por ser cônico como comentei quebrou. essa medida do coletor é bem estranha! nunca vi isso antes, me mostrou sendo métrico 1.5mm o passo, porem cônico, mas não tem cônico métrico ate onde sei. no meu pente polegada não "casou" nenhum FPP... somente metrico, muito estranho.

Imagem
Imagem
Imagem

foi métrico M18-1.5 consultei meu quadro de rosca aqui na oficina e as "Normas conicas" BSP-NPT-etc não tem metrico. se re-passar la no coletor esse macho sinceramente nao sei oque aconteceria.

-----------

é que tudo que envolve agua/pressão se deve usar sistema Cônico. por padrao na eng. mecanica é assim. massssss é possivel usar o sistema comum. a pressao ali é baixa e não justificaria, o conico veda por si só. por isso se opta por fazerem isso. Agora oque eu nao entendo é a medida fora de padrão. oque me parece limitar a comprar peças deles e evitar reparos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por jorgeAP »

Com certeza a engenharia quis dificultar o reparo, obrigando a compra de peças originais.
Numa peça de rosca externa fica fácil fazer uma rosca cônica Mk18 com passo 1,5, com o CNC se faz peças seriadas. Já as roscas internas com macho cônico o preço da hora/máquina não compensa o risco de quebra e desgaste da ferramenta, A GM assumiu o custo por conta da exclusividade da peça original não aceitar paralelas.
Monza 91 automático (o melhor)
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4216
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Acho que, mesmo que a rosca das peças de latão seja igual à da peça original, o aperto pode ter causado as rachaduras.

Saindo um pouco da área automotiva, tínhamos um problema parecido nas instalações hidráulicas domésticas, onde, ao instalar torneiras e exceder no aperto (às vezes é necessário exceder, para que a torneira fique na posição correta), o joelho ou luva plástica rachasse.
Resolveram isso inserindo um reforço metálico no joelho ou luva.

Imagem

Voltando ao caso do coletor, se as peças fossem plásticas, provavelmente não teria ocorrido a quebra, pois o metal do coletor seria mais forte do que as pecinhas plásticas. A corda sempre arrebenta no lugar mais fraco...lembram do dito popular? :(

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por Rafaelo »

jorgeAP escreveu:Com certeza a engenharia quis dificultar o reparo, obrigando a compra de peças originais.
Numa peça de rosca externa fica fácil fazer uma rosca cônica Mk18 com passo 1,5, com o CNC se faz peças seriadas. Já as roscas internas com macho cônico o preço da hora/máquina não compensa o risco de quebra e desgaste da ferramenta, A GM assumiu o custo por conta da exclusividade da peça original não aceitar paralelas.
existem muita exclusividade de engenharia na GM antiga. outras marcas eu nao posso falar, so falo oque tenho experiencia. da pra fazer no torno convencional Jorge, é so usar o automatico pra fazer o conico, e o resto é padrao passo 1.5, caixa norton barbada.


vou falar 2 pra voces que lembro.

1* (essa é a melhor) padrao da rosca do parafuso do bloco familia 2 desde 82 ate 2013 - ou seja desde o motorzinho 1.6 do monza(eu tenho um) ate o ultimo familia 2 2013(eu tenho um tb) usa o mesmo padrao de rosca, ou seja todo familia 2 usa a mesma roscado parafuso de cabeçote. ou seja um padrao exclusivo da montadora. não entra em NENHUMA Norma Internacional. é feito! é exclusivo!. tentem ver se acham um macho pra reparar as rosca do bloco :wink: faço uma aposta aqui quem conseguir achar um macho com aquela configuração de Fio. meu pai era engenheiro mecânico, quando eu pedi pra ele verificar o fio(na epoca do 1.6 estava com corroção no bloco la na rosca) pq eu nao tinha achado com minhas limitações técnica na época, ele pediu ajuda pra outro engenheiro naval, amigo nosso da familia, trabalhavam junto no mesmo local. agente não conseguiu achar nas Normas industrial esse passo, nada nos catalogo, foi quando agente se tocou e disse, isso aqui é exclusividade industrial.... ou seja, ferrou a rosca do bloco, faça uma gambiarra, mete uma rosca padrao internacional e uma parafuso adaptado, parafuso original nunca mais! ou simplesmente troca o bloco. ferrugem de parafuso de cabeçote nao é raro. por isso sempre uso graxa pra rosca, e recomendo que usem pra nao acontecer o pior. depois nao tem remedio pra isso. e se tem é amargo.

2° padrao de parafuso unico. quem nunca tentou tirar o parafuso da pinça 82-87 do monza? parafuso pentagonal alguem lembra disso. :smt023 mais uma, não tem chave no mercado pra isso. somente a dona GM tem a droga da chave! hoje ate tem no mercado devido os chinas, mas tempos atras nao existia assim. é dificil achar mas existem. hoje é claro. te coloca a 20 anos atras



deve ter mais, que lembro era isso. isso se chama exclusividade industrial

esses dias tentei abrir um equipamento eletrônico de uma marca tal. porem tentei !!! o parafuso é fora da Norma tb... era um Torks com um pino no meio rsrsrsr, apelei pra alicate de pressao :smt023

o mundo la fora é mais cruel do que agente imagina.

-------------

se for cônico Luiz.... sim, pode tb rachar pq é cônico e se tem fita piora ainda mais pq ela engorda e cria mais pressao. se for "reto" nao acontece pq bate no fundo da rosca e ali fica torqueado. mas no conico ele vai arrebentar numa parte mais abaixo onde é menor. e como ali é um ponto fraco devido a rosca, certamente nao vai suportar e trincar.

o pessoal nao sabe, mas sistema cônico nao precisa de muito torque, ele próprio faz a vedação. assim como o sensor NTC do cavalete dagua, é um 1/8 NPT cônico é claro, so deve encostar e levemente com o dedo torquear. ate fiz um vídeo demonstrando isso. alumínio + latão + cônico + calor + excesso de torque = solda. aqui no fórum vi muita gente quebrar esse sensor ao tirar.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
jorgeAP
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 1059
Registrado em: 30 Jun 2013, 04:56
Cidade: Belo Horizonte
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor Rajando Monza Classic SE Automático 92/92

Mensagem não lida por jorgeAP »

Os eletrônicos são os mestres na invenção de parafusos diferentes, parece que a cada ferramenta que cai no mercado eles inventam um novo parafuso para dificultar.
Se não for assim a venda em massa tanto do equipamento quanto da assistência autorizada cai por conta da facilidade de manutenção.
Monza 91 automático (o melhor)
Responder