Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por frfavoreto »

Semana passada queimou a junta do cabeçote entre o 1º e 2º cilindros, nos testes não havia compressão neles. Ao levar o cabeçote à retífica eles me disseram que pelo aspecto do cabeçote ele sofreu algum superaquecimento. Eu não entendi isso, pois esse motor nunca ferveu comigo nos 2 anos e meio que estou com ele. Além disso a junta rompeu entre cilindros, uma parte dela que é metálica portanto mais resistente. Se fosse por ferver o motor certamente a junta romperia entre as galerias de água ou óleo.

Gostaria de entender o porquê de ter acontecido isso, do nada, sem nenhum evento aparente.

Ao ver o cabeçote percebi que já tinha passado por um serviço de solda devido à corrosão, como se pode ver no 4º cilindro.

1º e 2º cilindros:

Imagem

3ºe 4º;

Imagem

Imagem


Um colega meu tinha uma junta do modelo álcool e usei ela mesma, tem algum problema?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Diego Paiva
MODERADOR
Mensagens: 11324
Registrado em: 14 Dez 2006, 14:48
Cidade: Fortaleza
Estado: Ceará-CE
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por Diego Paiva »

Teu carro tem GNV,né? O motor sofre mais com temperatura. Nesse caso eu colocaria uma junta de aço dos motores gm mais novos... fica mais garantido.
Monza GLS 96/96 - Verde Rousseau - COMPLETO
Omega CD 4.1 98/98 - Preto Liszt - COMPLETO + Teto Solar
Opala Diplomata SE - 91/91 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Monza Classic SE 92/92 - Vermelho Ciprius - COMPLETO
Ex-Opala Comodoro SL/E 90/90 - Cinza Berílio - COMPLETO
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Uma passagem ou galeria de água obstruída, vai super aquecer um cilindro sem necessariamente aparecer um super aquecimento no motor, visualizando no painel.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por Rafaelo »

esse motor pode ter sofrido com alta temperatura da camara devido o GNV que tu tem ou tinha. avanço muito alto em especial gasolina acaba queimando a junta.

notei que tuas cabeças de valvulas tao muito calcinadas. uma delas ate vermelha ficou.

veja as velhas se a cor dela ta avermelhado ou gasta o eletrodo e a ceramica.

--------------

notei que o cara que fez o reparo da solda fez um pessimo trabalho(me desculpe) mais o cara simplesmente deixou a camara do cil 4° com mais compressao que os demais, nao pode fazer isso, e nao so isso... essa essa geometria pode comprometer a chama da exploçao pra um padrao erratico deixando queimar a junta. o perfil da camara e pistao num projeto é levado em conta desde economia ate potencia, e tem que manter um formato correto. sem contar que o cara que "soldou" deixou meio que tampado a galeria. deveriam ter retificado isso tb :evil:

olha ali a massa de solda que deixaram pra dentro da camara... era pro cara ter retificado com a bailarina na fresa e nivelar a adição do reparo da solda. foi ali que queimou a junta?
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Agora que o Rafaelo mencionou é que vi o serviço "porco" da retífica. Eu havia entendido que a junta queimo entre os cilindros.
Essa parte com excesso no primeiro cilindro vai alterar de um pouco a compressão nesse cilindro.
O fato da corrosão e da sujeira nas galerias de água mostra a falta de manutenção preventiva no sistema de arrefecimento ao longo dos anos.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por frfavoreto »

Sim eu uso GNV, talvez o problema seja mistura pobre, não sei como a convertedora regulou a vazão de gás, vou mandar ver isso. Eu usava variador de avanço com 12º, agora reduzi para 6º por precaução. Quando eu retirei as velas todas quebraram aquela parte cerâmica durante a remoção, não entendi o porque disso, será que elas sofreram superaquecimento e chegaram a trincar?

Quanto ao serviço de solda eu até reparei isso mas na retífica disseram que não tinha problema nenhum e que esse excesso ajudaria a reforçar esse ponto pois ele estava comprometido. O rompimento da junta não foi ali, foi entre o 1ºe 2º cilindro.

Corrosão nas galerias de água só se ocorreram com o dono anterior porque nesses 2,5 anos com o carro eu sempre usei aditivo bom. Notei também que a junta do cabeçote tampa algumas dessas passagens de água, isso é normal né? Foi da junta que saíram aqueles pedaços que tampam alguns dos furos nas primeiras fotos.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por Rafaelo »

frfavoreto escreveu:Sim eu uso GNV, talvez o problema seja mistura pobre, não sei como a convertedora regulou a vazão de gás, vou mandar ver isso. Eu usava variador de avanço com 12º, agora reduzi para 6º por precaução. Quando eu retirei as velas todas quebraram aquela parte cerâmica durante a remoção, não entendi o porque disso, será que elas sofreram superaquecimento e chegaram a trincar?
correto, mistura pobre e mais avanço(muito) tenha queimado, e provavelmente queimou pq tu usa GNV que é um gas quente, nao é como alcool que resfria a camara. ou a gasolina. entao quem tem GNV o risco é muito maior de queima de junta. ate muitas vezes acerto de avanço e mistura nao é feito por pessoas qualificada, sao por mecanico comum. e muitas vezes eles nao tem nem sequer um analisador de gases pra ver se ta correto ou nao a mistura. vai tudo no chutometro

teu motor sofreu com alta temperatura como ja tinha observado nas cabeça de valvulas antes, todas avermelhadas e calcinadas. e com a remoçao da vela e a quebra da ceramica so confirmou isso. revise essa AFR pq deve ta pobre e o ponto que tb deve estar exagerado, senao vai queimar denovo. sim 100% de certeza que foi isso, o problema da taxa a mais de um cilindro foi so um defeito a mais que nao foi responsavel...

frfavoreto escreveu:Quanto ao serviço de solda eu até reparei isso mas na retífica disseram que não tinha problema nenhum e que esse excesso ajudaria a reforçar esse ponto pois ele estava comprometido. O rompimento da junta não foi ali, foi entre o 1ºe 2º cilindro.
a nivel de brasil eu ja nao espero mais nada! como é que me falam isso vindo de uma retifica nao sei... coisa de porco mesmo como o Carlos disse.sabe oque acontece isso? o motor funciona simplesmente desbalanceado. 3 pistao tem a "mesma" compressao e um deles tem mais compressao ou seja, isso acaba desgastando mais o virabrequim,mancal. ou todos funcionam na mesma compressao ou nao. mais pelo visto esses ditos profissionais sao mais pra jardinheiro do que pra mecanico de precisao. e desculpa deles foi demais tb. a compressao empurrar a solda kkkkkkk

pela minha experiencia o (volume removido) ali nao é pouco, deve da uns 2 decimos a mais de taxa em relação aos outros, teria que medir o volume e calcular a taxa atual.

se ficar dessa forma o virabrequim vai ser comprometido, um motor nao pode trabalhar desequilibrado. e qual foi a desculpa de tampar a galeria lembra? é brincadeira oque fazem. é por isso e por outras que nao confio em mais ninguem no brasil. eu mesmo faço meus próprios serviço oque inclui desses caso precise. esse tipo de coisa vai continuar funcionando o motor, mais a durabilidade dele nao é mais a mesma.
frfavoreto escreveu:Corrosão nas galerias de água só se ocorreram com o dono anterior porque nesses 2,5 anos com o carro eu sempre usei aditivo bom. Notei também que a junta do cabeçote tampa algumas dessas passagens de água, isso é normal né? Foi da junta que saíram aqueles pedaços que tampam alguns dos furos nas primeiras fotos.
se for devido a solda nao é, como agente alertou aqui.

de qualquer forma o ideal era tu usar uma junta de aço da GM mais resistente, usado nos flex familia 2.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Queimou a junta do cabeçote - Qual o motivo?

Mensagem não lida por pablopttm »

Rafaelo , eu não entendi como a bailarina conseguiria usinar aquela face soldada . E a valvula avermelhada tem a ver temperatura elevada , algo do tipo ?

Abraço
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Responder