radiador de oleo no monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafael M »

Carlos Freire, Luiz Carlos e Rafaelo,

Muito obrigado pelas suas considerações!

Acabou que fui olhar no carro e não há espaço pro radiador do Omega, a não ser que fosse deitado, perto do protetor de cárter, a direita do coletor de escape. Isso seria uma gambiarra das braba, hehe

Baixei o CEPchev e pude olhar as peças relacionadas pelo Carlos Freire e verei com o vendedor do radiador de óleo se ele tem essa flange. As mangueiras originais ele tem. Sendo tudo original, fico mais tranquilo quanto a instalação.

À todos, mais uma vez, obrigado pela atenção! Manterei vocês informados sobre o progresso disso.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Rafael M escreveu:Baixei o CEPchev e pude olhar as peças relacionadas pelo Carlos Freire e verei com o vendedor do radiador de óleo se ele tem essa flange. As mangueiras originais ele tem. Sendo tudo original, fico mais tranquilo quanto a instalação.
Eu ja faria diferente. essas mangueiras nao foram projetadas(comprimento/rosca/conector) pra uma outra aplicaçao a nao ser a do carro que foram feitas.

nesse caso eu mandaria uma empresa especializada fabricas as mesma "mangueiras" (bitola,pressao,norma,conectores,etc) porem com o comprimento correto de acordo onde for colocado esse radiador. sai mais caro porem é mais profissional e seguro. adaptar mangueiras de outros carros nao fica bom, vai ficar limitado.

ja a flange GM sim, essa é obrigatório e universal. so mesmo as mangueiras que não vão servir... "escolha" outro local e nao deixe as mangueiras interferir no projeto :smt023

posso da outra dica? coloque radiador do AT e use o pra oleo, em vez da caixa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafael M »

Ó, mas que dica excelente, Rafaelo!

Não sabia que o radiador de óleo do câmbio do Monza AT era compartilhado com o de água. Ontem a noite percebi uma merejadinha bem de leve em uma das laterais da caixa do radiador do meu. Verei quanto custa o do AT. Aí sim fica show, mas o espaço reduzido pra água vai se refletir na capacidade de arrefecimento final dele, né? E não consegui achar nada sobre quanto desse radiador é reservado pro óleo. De qualquer maneira, é MUITO interessante.

Mas vendo a foto de um, olha que estranho:

Imagem

A mangueira de água no mesmo alinhamento das de entrada e retorno do óleo do câmbio. Deve ser interessante a forma com que a colméia de óleo se divide com a de água ali.
Agaenica
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 64
Registrado em: 28 Fev 2015, 13:42
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Agaenica »

Amigos , bom dia.

Desculpe por encravar a pá de ouro nesse tópico mas achei já mais sensato perguntar aqui do que abrir um novo.

Penso em adaptar um radiador de óleo pra dar uma dissipada no calor , tenho disponível pra fazer a adaptação um radiador de óleo da cb450 que tem um tamanho satisfatório , gostaria de saber o seguinte:

No caso do Kadett , a bomba de óleo era específica para o modelo devido essa adição de caminho a percorrer ou era igual ao restante da linha ?

Outra coisa , se necessário aumentar a pressão de óleo , pode ser feito na bomba original do Monza mesmo ou preciso comprar outra ?
Monza SL/E 1991 Coupé

C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0

Feito por mim e pra mim! :ok:

Imagem
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17756
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não tenho as informações precisas para tirar a suas dúvidas, mas consultando o catálogo de peças Chevrolet (CepChev), no caso do Kadett GSI há uma adaptador de 2 vias entre a bomba de óleo e o filtro e, o código da bomba de óleo ( 90233175 ) só tem aplicação ao Kadett GSI, diferente de outros códigos que tem uma só aplicação para Monza, Kadett, Omega, Vectra, Astra...

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Outra coisa , se necessário aumentar a pressão de óleo , pode ser feito na bomba original do Monza mesmo ou preciso comprar outra ?

com manometro acoplado pode aumentar a pressao.
mas,deixa um profissional fazer pois envolve riscos.
posso te passar como fazer,mas nao recomendo :ok: :ok: :ok:
Agaenica
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 64
Registrado em: 28 Fev 2015, 13:42
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1991
Combustível:: Etanol
Injeção: Outra

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Agaenica »

Carlos A. Freire escreveu: 07 Jun 2017, 11:04 Não tenho as informações precisas para tirar a suas dúvidas, mas consultando o catálogo de peças Chevrolet (CepChev), no caso do Kadett GSI há uma adaptador de 2 vias entre a bomba de óleo e o filtro e, o código da bomba de óleo ( 90233175 ) só tem aplicação ao Kadett GSI, diferente de outros códigos que tem uma só aplicação para Monza, Kadett, Omega, Vectra, Astra...

Abs,

Carlos Freire
Sobre o adaptador , achei semelhante pra compra . Vou pegar os dados dessa bomba e tentar verificar especificação aqui pelo sistema da CSS onde trabalho.
jesuino b ferreira escreveu: 07 Jun 2017, 19:57
Outra coisa , se necessário aumentar a pressão de óleo , pode ser feito na bomba original do Monza mesmo ou preciso comprar outra ?

com manometro acoplado pode aumentar a pressao.
mas,deixa um profissional fazer pois envolve riscos.
posso te passar como fazer,mas nao recomendo :ok: :ok: :ok:

Me passa esse esquema então homi ! Se fiz o motor todo sozinho , e demais coisas até agora , duvido que não consiga executar isso :lol: :lol:
Monza SL/E 1991 Coupé

C20YVH (87mm)
IE Programável OCTTANE OCT 3.0

Feito por mim e pra mim! :ok:

Imagem
rogdigue
Mensagens: 2
Registrado em: 07 Dez 2009, 15:23
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por rogdigue »

Oi pessoal, eu tava dando uma vasculhada no fórum procurando algo sobre o bico injetor do EFI a álcool e achei esse tópico, lí ele e acho q posso dar uma contribuição pois já tive dois carros com radiador de óleo, embora o tópico seja antigo, alguém ainda pode vir a buscar essas informações...

Primeiro tive um kadett gsi, oque sei é que no sistema do kadett tem a flange que vai acoplada no filtro pra desviar o óleo para o radiador de óleo, essa flange usa uma válvula térmica que abre pra passagem do óleo quando a temperatura do lubrificante aumenta, e quando a temperatura do lubrificante diminiu muito ela fecha pra passagem do lubrificante, então não tem essa de resfriar o óleo demais, o óleo vai ficar quente mesmo...

Depois do kadett tive um corsa Wind 1.0 que foi feito swap de motor, adotei um radiador de óleo universal com flange da BEEP TURBO, que deixa o óleo circular pelo radiadorzinho o tempo todo desde a hora que você dá partida no carro, mangueiras fiz numa empresa chamada GETRAT no bairro do ipiranga em Sâo Paulo, mangueiras goodyear com malha de aço, prensadas no conector de rosca, nada de abraçadeira...

Medidor de temperatura de óleo ligado na cebolinha de óleo com adaptador, na rua o óleo esquenta mesmo, vai a 100 graus fácil e passa disso se você sentar a lenha no motor, na estrada a temperatura abaixa uns 10 graus em velocidade de cruzeiro, mas passa de 100 graus tb se você der aquelas esticadas de terceira e quarta, então o radiador de óleo não faz milagre, mas com velocidade alta ele ajuda...

A SPA TURBO em São Paulo vende um fluído de arrefecimento importado chamado radiator relief que promete conter a temperatura do arrefecimento, cheguei a usar no corsa mas por pouquíssimo tempo pois dei pt no carro logo depois de comprar esse produto, talvez pra quem quer resfriar a barca, um trato no arrefecimento já faça a diferença...
Responder