radiador de oleo no monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
JULIO LAMBERTINI
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 32
Registrado em: 08 Ago 2012, 20:28
Cidade: Bauru
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por JULIO LAMBERTINI »

Amigos Monzeiro.

Seria possivel colocar radiador de oleo no Monza Gls 94?

procurei e nao achei topico sobre esse assunto.

Se for possível, quais as vantagens, que modelo de radiador usar e o custo dessa instalação.

Abraço.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Pode colocar o do GSi!
Procure por radiador de óleo Kadett GSi.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por vrsilva »

Radiador de óleo não é somente para carros com turbinas???

Pois o óleo do motor é projetado para trabalhar nas temperaturas do motor, logo ele tem viscosidade ideal na temperatura de trabalho, peso que se for resfriar o óleo que está na temperatura ideal para uma abaixo, vai causar problemas, pois irá mudar a viscosidade do mesmo...

Em carro com turbina se faz necessário já que a turbina aquece demais o óleo prejudicando a viscosidade do mesmo...

Ou então carro com caixa de marchas automáticas... mas aí é outra coisa...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Vejam o radiador de óleo do kadett Gsi.
Imagem

Na foto, o radiador e a flange que é conectada onde fica o filtro de óleo. Mais detalhes não sei explicar de antemão.
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

vrsilva escreveu:Radiador de óleo não é somente para carros com turbinas???
nao. omega 3.0 manual aqui tem de fabrica e é aspirado. tem outros carros que sao NA e tem radiador de oleo.
vrsilva escreveu: Pois o óleo do motor é projetado para trabalhar nas temperaturas do motor, logo ele tem viscosidade ideal na temperatura de trabalho, peso que se for resfriar o óleo que está na temperatura ideal para uma abaixo, vai causar problemas, pois irá mudar a viscosidade do mesmo...
outra coisa é carter de aluminio, todos os carros hoje, quase 99% sao carter de aluminio, meu motor N20XF é original assim, alias todos GM desde 99. ajuda a resfriar o oleo, o marea tem aletas no carter aluminio... mesmo o aspirado.

nao causa problema, oleo fino de mais que causa. lembre-se que oleo é multi viscoso e pode operar frio como quente ate uma certa temp, e nao pode passar da escala do projeto do oleo.

vo falar por min, o omega 3.0 mesmo com radiador de oleo ele fica sempre muito quente, impossivel de tocar, entao pode-se imaginar mais de 75°, nunca medi, nao fica morno nao...

o radiador de oleo foi projetado nao so pra turbinado e sim pra motores de alta performance ou motores com deficiência termica(pouco oleo por exemplo devido o tamanho do carter devido o carro etc),ate pq um dos papeis do oleo é transferencia termica e reduçao do calor das peças mecanica em movimento...
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por vrsilva »

A sim Rafaelo, tem essa questão de motor muito grande e impossibilidade de um cárter com uma quantia satisfatória de óleo para o resfriamento do bloco...

Sim eu sei que uma das funções do óleo é resfriar o bloco... Mas fria demais pode ser prejudicial... Acho que no Monza padrão não há a necessidade...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

esqueci de complementar que tem a limitação do cofre(muito apertado pouca circulaçao de ar) e limitaçao de refrigeraçao forçada(vento frontal), se olhar os omega 3.0 original modelo europeu, sao muito fechados, nao respiram direito, o carter é pra dentro la atras, diferente do monza que pega todo ar da frente e o resfria, a grade é minúscula, motor ja é em linha piorando, ou seja precisa de refrigeração mais eficiente, entao nao esfria o motor o vento por si só. nos carros atuais nao vem com radiador pelo custo mesmo, pq mal nao faz. turbo é regra mesmo, aspirado é opcional ou obrigatorio em alguns casos.

o tempra aspirado acho que tinha tambem.

outros motores que usam é motor diesel de carro. esses motores aquecem bem mais que gasolina/alcool devido a alta compressao do diesel.

outra razao é carros feitos para calor infernal como Austrália,África,Arábia,etc ja nao interessa o carro, entra um radiador de oleo por obrigaçao.

olhando pelo lado tecnico, o monza é um carro que tem tudo pra nao aquecer o oleo, motor na transversal(pega a maior parte do vento frontal), carter é exposto, o bloco é exposto, cofre aberto nao é fechado, grade radiador é enorme, grade inferior é aberta diferente nos outros carros que sao parachoque envolvente, ou seja o monza resfria muito bem naturalmente.

também acho desnecessário no monza, a nao ser que ele fosse turbo.


agora pq o kadett teve, a minha avaliaçao é pq foi destinado esse carro a publico "esportivo" ta certo que de esportivo esse motor nao tem nada, motor comum, igual de qualquer monza, nao tem potencia de esportivo e sim de passeio, talvez eles pensaram que o pessoa iria pisar mais, ae sim o radiador faz se nescessario motor sempre em alta rotaçao. mais pelo lado tecnico ao meu ver desnecessario pq ele tem tudo que tem no monza.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por vrsilva »

Acho que foi porque o parachoques dos GS e GSI são bem mais fechados que as outras versões... e para não correr o risco de ter carros com a má fama de fundir motor... por "ser um carro esportivo" colocaram o radiador para evitar que acontecesse isso...

Olhando por esse lado, foi uma atitude bem nobre da GM... ter tido essa preocupação de antemão e não ter esperado acontecer o problema para resolver depois...

E não sei ao certo, mas parece-me que o cofre do Kadett é menor que do Monza, principalmente se for comparar com o Monza tubarão... Não sei.. posso estar enganado...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Responder