radiador de oleo no monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

o carter é essa parte que ali está sem a tampa protetora que fecha o diferencial.

o respiro da pra ver nessa foto, observe em cima do trambulador aquele chapes chinês preto. se remove essa "valvula" e se adiciona oleo por ali.

verdade, o F17 é a atualização do F18 que começou em 97. entao eles sao quase idênticos. mecanicamente sao, a diferença que o F18 suporte 1kg a mais de torque. tem o volante maior tambem em relaçao ao F17.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por teste »

Mas o chapeu chines e sua uma capa do parafuse neh... ai vc tira ela depois o parafuso?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

o chapel é pra proteger a valvula do respiro de entrar po e agua e ao mesmo tempo de o oleo sair. removendo ele de la ele sai inteiro o chapel junto. bem facil a remoçao desse respiro, ele fica no trambulador.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Rafael M
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 24
Registrado em: 28 Dez 2015, 00:19
Cidade: Juiz de Fora
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafael M »

(Moderadores, quase um ano depois, posso retomar este tópico para solucionar uma dúvida ou é melhor criar outro?)

Pretendo colocar radiador de óleo no meu Monza, consegui do Kadett GSI a um bom preço, mas tenho as seguintes dúvidas:

A maneira mais fácil de instalar é através de uma flange que encaixa no "bocal" do filtro de óleo:

Imagem

Porém dizem (principalmente no Kadetteiros) que a bomba do Kadett GSi é diferente justamente por conta desta flange, que ela é exclusiva, etc. No catálogo online da Schadek não mostra nada disso, apenas modelos que se diferem no diâmetro da rosca do parafuso do cárter. Segue imagem dos três modelos que a Schadek oferece, com apenas um detalhe que parece ser mais para encaixe no bloco do motor, mas nada que dê a entender um local de encaixe das mangueiras do radiador

10121
Imagem

10131
Imagem

10149 (esta abrange todos os anos e modelos do Kadett)
Imagem

E a foto de uma bomba usada em um GSi a venda no ML

Imagem

Ou seja, as bombas mesmo são idênticas externamente, sem ligação das mangueiras.

Minha ideia é a de uma ligação idêntica a do Kadett, mas pelo que pesquisei não pude encontrar onde ela fica. Mas será que na prática tanto faz usar a flange ou a ligação original? Muitos usam esse tipo de flange em outros motores sem problemas, mas ainda assim fica a dúvida sobre a interferência disso no fluxo e pressão de óleo (há quem diga que diminua, outros dizem que mantém-se a mesma e até aumenta quando quente, pelo menor risco do óleo superaquecer e "afinar").

Segunda dúvida: Durante as trocas de óleo, o óleo escorre normalmente do radiador ao sacar o filtro ou ainda fica um tanto considerável de óleo remanescente?

O radiador de óleo do Kadett eu terei que comprar pela internet, mas num ferro velho perto do trabalho há um Omega 3.0 com esse radiador por R$100,00. (10,00 mais barato que o do Kadett, mas tem a vantagem de em caso de problemas, ser mais fácil devolver) Pelo fato de ser um motor com deslocamento, número de cilindros e potência exatamente 50% maior, seria um exagero usá-lo? O que achei interessante é a possibilidade de montá-lo ao lado do radiador, conforme o Rafaelo citou ao invés de montar na frente do radiador, conforme esta foto:

Imagem

Então, o que acham? Sei que citaram ser desnecessário no uso normal, mas eventualmente participarei de torneios de regularidade (como o de Interlagos, mas pra curtir mesmo) e em algumas pistas fechadas por aqui. Nada de turbo, 200cv, etc etc etc por agora (está caminhando para ser comando + coletor 4x1 + polia + injeção MPFI ou quem sabe, MS... Será aos poucos), mas o motor seria exigido além do normal e pelo custo, acredito ser esta uma proteção muito válida. Em uso normal eu já acho que a temperatura do motor (não a do líquido de arrefecimento, que é dentro dos parâmetros) muito alta, e acredito que este radiador ajudará na dissipação deste calor.

Abraços!
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Não sou fã e não gosto de alterações ou modificações, raramente entro em tópicos sobre modificações...

Bom... Consultando o catálogo de peças Chevrolet CepChev, o Kadett GSI usa uma mufla entre a bomba de óleo e o filtro (é o que mostra a vista explodida).
90194141 - CONEXÃO de duas vias e válvula do filtro do óleo do motor

O radiador de óleo não ficou claro a posição que fica, mas pela lógica deve ficar onde recebe bastante ar ou vento para que possa trocar o calor.
90194143 - RADIADOR de óleo do motor - Kadett GSI

Ainda tem as mangueiras, que pelas imagens parecem ser conectadas por rosca.
52267546 - MANGUEIRA de entrada de óleo do motor no radiador - Kadett GSI
52267547 - MANGUEIRA de saída de óleo do motor no radiador - Kadett GSI

Não sei dizer qual a diferença, mas o Cepchev tem código diferente para bomba de óleo do Kadett GSI. A diferença acredito que deve ser externa.
90233175 - BOMBA de óleo do motor completa Kadett GSI

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:O radiador de óleo não ficou claro a posição que fica, mas pela lógica deve ficar onde recebe bastante ar ou vento para que possa trocar o calor.
nem sempre Carlos, no meu omega é original do lado do radiador e nao passa vento ali. acho que postei as fotos antes do meu motor C30NE original.

vai de acordo com oque o engenheiro projetou e seus objetivos.

se esse radiador ficar tomando ar todo o tempo o oleo vai ficar mais frio que o normal a temperatura do oleo. eu pensando como engenheiro pensaria de uma forma diferente, qual o proposito? qual o objetivo? so dae se pensa onde por. nao é algo aleatorio, achei um espaço e coloco la. se o motor tem deficiência na temperatura se justifica. no kadett original os cara colocaram pra enfeite nao tinha logica ou nao tinha uma justificativa técnica plausível. me parece ser mais markting como que algo tecnico nesse caso.

no caso do amigo acima se ele quer carro pra pista e andar em carga e giro alto com mais frequencia se justifica.


tudo tem que ser planejado.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Rafaelo, no caso do seu Omega, essa radiador de óleo não é para transmissão automática?

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, no caso do seu Omega, essa radiador de óleo não é para transmissão automática?

Abs,

Carlos Freire
Não Carlos, é pro motor mesmo.

veja nas imagens que tirei do carro.

Imagem
Imagem
Imagem

aqui da pra ver que as mangueiras de alta pressao flexivel passam pra dentro da bomba de oleo do motor.

esse motor por ser grande(tem 6 litros de oleo) e com potencia 177cv (modo original 95 octane) e sendo feito pro brasil(C30NE é um motor europeu alemao) eles acharam que seria necessário por um radiador de oleo.

outro detalhe que 95% das pessoas nao sabem, o omega 3.0 foi projetado pra dois tipos de combustivel. 91 e 95 octanagem. com 91 octane ele rende 165cv(potencia medida na ABNT na epoca no brasil) e a 95 octane ele rende 177cv(potencia nas normas DIN alema da epoca).

esse motor foi fornecido pra GM em 1993 e os engenheiros fizeram ambas correçoes de projeto. radiador de oleo e baixa octanagem na ECU(na epoca o brasil nao tinha gasolina de alta octanagem como tem hoje) por isso a potencia reduziu (colocaram menos avanço de igniçao).

alias, isso foi feito nao so no C30NE, foi feito no C20NE(astra e vectra 2.0 gasolina antigos)
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder