ao meu ver 2L é muita coisa, mesmo na caixa F16, essa quantia é demais, ate mesmo aqui vi gente reclamando de vazamento pelo respiro. quem sabe nao foi pelo excesso.Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, o manual indica que a capacidade de abastecimento da transmissão manual do Monza é de 2l. O manual do modelo 96 (última versão GL) indica 1,85l.
como expliquei antes, um amigo meu colocou 1.6L(como o manual pede) e vazou tudo pela tampa, e ele conheçe outro do clube do astra que tambem teve problema por muito oleo. a caixa F17 nao muda em nada pra tua F18(que pede 1,85L segundo o manual), é a mesma família, mesmo oleo, tem o mesmo volume interno(geometria) é tudo igual nesse sentido, e no manual indica 1.6L do astra,vectra,zafira. pq será que diminuíram a quantia? e pq será que no dele so restou 1.3L depois que vazou? o resto vazou pelo respiro e a caixa dele é praticamente nova e revisada. ate onde sei a valvula é a mesma de respiro.
é de se questionar. tem coisa que sou cauteloso ou aprendi a ser, e essa é uma delas. como falei antes manual nao é sagrado tem erros la, e nao é so la exemplos é que nao faltam.
sim,o oleo existe pra 2 coisas, repor e trocar. oleo é oleo, nao interessa aplicação dele, sempre tem que trocar, oleo fica velho por nao usar(validade),perde a viscosidade por usar,pega umidade,sujeira,e outros.Carlos A. Freire escreveu: Esse Monza 91, tinha embreagem muito pesada. Troquei por conta disso, usei Sacks na época e continuou pesada. Fez a troca mais duas vezes na garantia e continuou pesada. A garfo e guia já tinha trocado por novos e originais GM. Tive que levar o Monza em um posto Sacks, que fizeram novamente a troca do conjunto de embreagem e ficou bom.
Então, nessas trocas, sempre vazava um pouco de óleo, foi ai que pedi para completar no posto de serviços, onde também mandei lavar o carro (geral). Quando peguei fiquei sabendo do uso desse óleo errado.
Abs,
Carlos Freire
-----------------------------
o pessoal que gerenciou o manual ou quem fez o favor de podar a informação técnica se esqueceu disso. a caixa automatica é a mesma coisa que a manual na parte tecnica,rolamento,guia,pino,engrenagem tudo isso, a unica diferença que a automatica exige mais do oleo. mais nao quer dizer que a manual nao exige, continua sendo sistema de transmissão. o oleo da caixa manual pode atingir mais de 100° sem dificuldade, ate mesmo passando da escala do oleo 80/85/90
quem quer durabilidade faça a troca sempre do oleo da caixa,nao precisa ser como do motor, deixar o óleo la apodrecer nao é legal, depois nao adianta ta resmungando la adiante pq a marcha nao entra ou escapa como ja vi aqui em varios casos, dae eles desmontam a caixa e sai aquela coca cola.
o oleo fica tao velho que nao tem mais capacidade de lubrificar. teve um caso uma vez que vi que ao desmontar a caixa saiu graxa em vez de oleo. isso é um absurdo em termos mecanico, muita safadeza ao meu ver(nao do proprietário pq é leigo e nao sabe os risco que corre). como disse antes, quem nao tem instrução tecnica da area nao vai saber o mal que é oleo sem funçao, mais quem conheçe o minimo pelo menos do que é uma engrenagem e materias que a caixa tem como bronze(sincronizador) sabe que o oleo tem que estar em dia, pra nao desgastar. por exemplo o bronze se nao tiver lubrificado ele agarra no mancal da engrenagem de atracamento e trava, dae a marcha nao entra... é classico esse problema.
vo dar um exemplo mais proximo pra voces. esse meu monza 82 quando tinha caixa F16 4M 1.6 quando tirei aqui em casa todo esse negocio pra fora, estava com 105k de fabrica, pois bem, ao desmontar a caixa o oleo tava rosa leitoso, velho e grosso e nao saiu mais que 500ml, me deu pena da caixa. onde foi parar os 2L ? bom, se a sabedoria esplêndida do manual nao pede verificaçao nao tem como saber(evaporaçao) se tem oleo ou nao. esse carro era sempre de FDS e unico dono desde 82 que me foi passado na familia.
eu nunca mais cometo o mesmo erro, e aprendi a nao confiar em tudo que leio.
falha terrivel essa.