radiador de oleo no monza

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Rafaelo, o manual indica que a capacidade de abastecimento da transmissão manual do Monza é de 2l. O manual do modelo 96 (última versão GL) indica 1,85l.
ao meu ver 2L é muita coisa, mesmo na caixa F16, essa quantia é demais, ate mesmo aqui vi gente reclamando de vazamento pelo respiro. quem sabe nao foi pelo excesso.

como expliquei antes, um amigo meu colocou 1.6L(como o manual pede) e vazou tudo pela tampa, e ele conheçe outro do clube do astra que tambem teve problema por muito oleo. a caixa F17 nao muda em nada pra tua F18(que pede 1,85L segundo o manual), é a mesma família, mesmo oleo, tem o mesmo volume interno(geometria) é tudo igual nesse sentido, e no manual indica 1.6L do astra,vectra,zafira. pq será que diminuíram a quantia? e pq será que no dele so restou 1.3L depois que vazou? o resto vazou pelo respiro e a caixa dele é praticamente nova e revisada. ate onde sei a valvula é a mesma de respiro.

é de se questionar. tem coisa que sou cauteloso ou aprendi a ser, e essa é uma delas. como falei antes manual nao é sagrado tem erros la, e nao é so la exemplos é que nao faltam.

Carlos A. Freire escreveu: Esse Monza 91, tinha embreagem muito pesada. Troquei por conta disso, usei Sacks na época e continuou pesada. Fez a troca mais duas vezes na garantia e continuou pesada. A garfo e guia já tinha trocado por novos e originais GM. Tive que levar o Monza em um posto Sacks, que fizeram novamente a troca do conjunto de embreagem e ficou bom.
Então, nessas trocas, sempre vazava um pouco de óleo, foi ai que pedi para completar no posto de serviços, onde também mandei lavar o carro (geral). Quando peguei fiquei sabendo do uso desse óleo errado.

Abs,

Carlos Freire
sim,o oleo existe pra 2 coisas, repor e trocar. oleo é oleo, nao interessa aplicação dele, sempre tem que trocar, oleo fica velho por nao usar(validade),perde a viscosidade por usar,pega umidade,sujeira,e outros.



-----------------------------



o pessoal que gerenciou o manual ou quem fez o favor de podar a informação técnica se esqueceu disso. a caixa automatica é a mesma coisa que a manual na parte tecnica,rolamento,guia,pino,engrenagem tudo isso, a unica diferença que a automatica exige mais do oleo. mais nao quer dizer que a manual nao exige, continua sendo sistema de transmissão. o oleo da caixa manual pode atingir mais de 100° sem dificuldade, ate mesmo passando da escala do oleo 80/85/90

quem quer durabilidade faça a troca sempre do oleo da caixa,nao precisa ser como do motor, deixar o óleo la apodrecer nao é legal, depois nao adianta ta resmungando la adiante pq a marcha nao entra ou escapa como ja vi aqui em varios casos, dae eles desmontam a caixa e sai aquela coca cola.

o oleo fica tao velho que nao tem mais capacidade de lubrificar. teve um caso uma vez que vi que ao desmontar a caixa saiu graxa em vez de oleo. isso é um absurdo em termos mecanico, muita safadeza ao meu ver(nao do proprietário pq é leigo e nao sabe os risco que corre). como disse antes, quem nao tem instrução tecnica da area nao vai saber o mal que é oleo sem funçao, mais quem conheçe o minimo pelo menos do que é uma engrenagem e materias que a caixa tem como bronze(sincronizador) sabe que o oleo tem que estar em dia, pra nao desgastar. por exemplo o bronze se nao tiver lubrificado ele agarra no mancal da engrenagem de atracamento e trava, dae a marcha nao entra... é classico esse problema.

vo dar um exemplo mais proximo pra voces. esse meu monza 82 quando tinha caixa F16 4M 1.6 quando tirei aqui em casa todo esse negocio pra fora, estava com 105k de fabrica, pois bem, ao desmontar a caixa o oleo tava rosa leitoso, velho e grosso e nao saiu mais que 500ml, me deu pena da caixa. onde foi parar os 2L ? bom, se a sabedoria esplêndida do manual nao pede verificaçao nao tem como saber(evaporaçao) se tem oleo ou nao. esse carro era sempre de FDS e unico dono desde 82 que me foi passado na familia.

eu nunca mais cometo o mesmo erro, e aprendi a nao confiar em tudo que leio.

falha terrivel essa.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Então Rafaelo, sempre que troquei óleo de câmbio foram colocados 2l e nunca tive problemas com vazamento em carros meus da família e de amigos.

Quando ocorre vazamentos, é por conta de desgaste do retentor do liame, que ao trocar fica muito tempo sem aparecer vazamento.
Nunca tive problemas com óleo saindo pelo respiro.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos,sabemos que tem caso positivo como os teus, mais eu tb ja vi o outro lado como acabo de explicar acima é isso que estou tentando explicar hehehe. e nao foi pelo retentor e sim pelo respiro que tb tem erro de projeto.

a reduçao no volume de oleo de 1.85 pra 1.6 pra mim ja é uma correçao. mais em fim, cada um faça sua interpretação.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por teste »

Mas me explica uma coisa, pra eu nao fica nervoso na hora da troca rs... o oleo do cambio não tem como escoar igual do moter neh? tem que sair por onde entra? ou tem alguma forma de tirar e depois repor?

e o que e esse retentor do liame?
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Os manuais, inclusive o que veio no meu Monza consta 2l. Sempre usei assim com F-16 e F18. Já o manual da última série do Monza, aquela versão do GL com emblemas cromados indica 1,85l, que fui reparar hoje, por conta deste tópico, rs!

O curioso na experiência que tive com troca ou reposição desse óleo, é que nunca tive problemas com vazamentos e não foi um caso, meu dois Monza SL/E 91 e GLS 94 (f-16 e F-18), Classic 90, SL/E 89, Sl/E 90 e SL/E 92 (F-16), GLS e o Club 94 (F-18) entre outros que não tem mais na família ou com amigos.

Só nessa relação são 8 Monza com câmbios diferentes e nenhum deu vazamento após troca de óleo de câmbio.

Concordo com você que se houve alteração no abastecimento em 150ml e não houve mudança na transmissão indica que tinha algum erro anterior. Mas, em toda vida do Monza, enquanto era fabricado, somente as últimas unidades foram encontrar um problema? É no mínimo estranho.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

teste escreveu:Mas me explica uma coisa, pra eu nao fica nervoso na hora da troca rs... o oleo do cambio não tem como escoar igual do moter neh? tem que sair por onde entra? ou tem alguma forma de tirar e depois repor?

e o que e esse retentor do liame?

O Monza não tem local para escoar óleo de câmbio. A troca se faz removendo o carter do câmbio.
Então, além do óleo deve trocar a junta do carter.

Para colocar óleo novo, remova o respiro que tem a tampa preta e coloque por ali.

Temos alguns tópicos com os procedimentos de troca de óleo de câmbio. Use a ferramenta de pesquisa para encontrar essas informações, que te além de procedimentos, imagens que facilitam o entendimento.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Rafaelo »

Carlos A. Freire escreveu:Os manuais, inclusive o que veio no meu Monza consta 2l. Sempre usei assim com F-16 e F18. Já o manual da última série do Monza, aquela versão do GL com emblemas cromados indica 1,85l, que fui reparar hoje, por conta deste tópico, rs!

O curioso na experiência que tive com troca ou reposição desse óleo, é que nunca tive problemas com vazamentos e não foi um caso, meu dois Monza SL/E 91 e GLS 94 (f-16 e F-18), Classic 90, SL/E 89, Sl/E 90 e SL/E 92 (F-16), GLS e o Club 94 (F-18) entre outros que não tem mais na família ou com amigos.

Só nessa relação são 8 Monza com câmbios diferentes e nenhum deu vazamento após troca de óleo de câmbio.

Concordo com você que se houve alteração no abastecimento em 150ml e não houve mudança na transmissão indica que tinha algum erro anterior. Mas, em toda vida do Monza, enquanto era fabricado, somente as últimas unidades foram encontrar um problema? É no mínimo estranho.

Abs,

Carlos Freire
pois é, meio estranho essas informaçoes. acabo de ver um manual europeu F18 e o cara trocou pra 2l segundo ele o manual pedia. carro opel


segue mais reduçao no volume, nas F17 que sao mais novas que as F18. sairam a partir dos celtas >97, tendo no astra, vectra, corsa, etc atendendo motor familia 1 e 2 ao mesmo tempo a mesma caixa, é a caixa carro chefe da GM em varios modelos.

concordo, nao é um erro gigante a ponto de ser tudo que monza ou outros carros que utilizam a mesma familia de cambio, pq nao sei se voces sabem mais o oleo la dentro é lubrificaçao do tipo passivo, nao é ativo(nao tem bomba), é lubrificaçao por meio CAOS o diferencial bate no fundo contra o oleo fazendo escorrer na parede e subindo por força centrifuga tipo aquelas moto de circo rsrsrs, e atira no trem de engrenagem por cima. dificilmente vaza pelo respiro se colocar no volume certo. agora nao sei pq tem vezes que vaza como foi o caso desse conhecido meu, e de outro cara la. e fora os que nao sabemos, é uma minoria, sim, mais acontece né. ele me relatou que so teminou o vazamento removendo o excesso que sai melando todo o cofre rsrsrs o cara tirou 75,00 pro lixo so ficou uns 1.3l segundo ele. fui procurado por ele pelo utube ja que fiz um video de explicaçao caixa de marcha GM. porem esse cara gosta de esmerilhar giro ele me contou... mais nao justifica senao todos iriam acontecer isso.

no caso da F16 provavelmente ta certo o volume,ate pq ela é maior dentro, eu tenho as 2 em casa e confirmo isso, a F16 é um pouco mais alta onde vai o trem, nunca vi vazamento pelo respiro em caso normal de reparo,realmente.

agora na F17-18 que compartilham basicamente o mesmo casco, volume interno e tal, ela é idêntica sao da mesma família e mesmo tempo quase projeto, ate o mesmo oleo usam. nesse caso ao meu ver fizeram correção ainda mais na reduçao do volume de oleo pra um nivel apropriado como relatamos, oque consegui entender é que 2 litros estava exagerado. vo mostrar pra voces pra ilustrar como corrigiram as falhas desde os 2 litros relatado pelo Carlos na epoca que projetaram a F18 em 1994.

manual proprietário que usa a caixa F17, vectra,astra,celta,corsa... nesse caso vectra.
Imagem

minha caixa F17, tecnicamente ela é a mesma F18, mesma dimensoes com algumas diferença na parte da fixaçao, o interno é identico. é visivelmente a mesma F18
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


vi ontem mesmo agente falando de recall e tal, a toyota so foi abrir a boca e confessar que tinha problema no pedal eletrônico esses dias, desde 2008 com defeito :D a empresa nao faz de tudo pra se safar? a desculpa pro povo leigo era o tapede, uahuaauhauhau, eles querem lucro e tao nem ae pra nós. simples assim.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5569
Registrado em: 27 Nov 2009, 08:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: radiador de oleo no monza

Mensagem não lida por Leocastro »

Rafaelo, este cambio inteiro, é do modelo (Astra)? Consigo colocar um deste no meu Monza, ou tenho que trocar a embreagem e volante do motor?
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990
Responder