antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Mai 2013, 11:47
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por GEOVANE BJ 88 » 13 Abr 2016, 18:44

Boa noite Monzeiros!

Assim como o amigo Coy estou com idéia de substituir parcialmente o motor de meu Monza. Vou relatar o meu caso:

Tenho um Monza SL/E 2.0 1988/88 a Etanol e nos ultimos meses identifiquei um vazamento de óleo entre o cabeçote e o bloco do motor. Inicialmente achei que poseria ser uma simples junta, porém com o passar do tempo o vazamento só foi aumentando e para minha triste surpresa começou a sair óleo pela descarga e aquela fumaça típica de quando está queimando óleo.

Imediatamente levei ao mecânico e pedi que fizesse uma avaliação.

Após o motor aberto constatamos que o anel de segmento do 4° cilidro quebrou uma das pontas e com isso estava "soprando" óleo pelo coletor de admissão. E não pára por aí, neste cilindro formou um calço na parte superior.

O cabeçote está com as juntas das válvulas ruins fazendo com que o óleo desça para a cãmara de combustão.

Chamamos o pessoal da retifica para avaliar o bloco e o cabeçote e me informaram que será necessário encamisar os cilindros pois não dá mais retifica. O orçamento do reparo completo do bloco mais do cabeçote (que também estava vazando óleo para baixo) ficou em R$ 3.400,00.

Daí começei a pesquisar aqui no forum e encontrei alguns tópicos com relação a troca do motor parcial, com isso pesquisei no mercado e encontrei motor zerado na caixa de código 93386116 (2.0 8v flexpower - Astra/Vectra) por R$ 2.700,00 em uma concessionária lá em Curitiba/PR e ainda com frete até a minha cidade em Minas Gerais.

Achei o valor muito interessante e pra mim seria a melhor opção.

Agora vem as minhas dúvidas, se eu comprar este motor parcial e levando em consideração de que meu Monza é fabricação 1988/88:

- Posso reparar o cabeçote aproveitar e montá-lo neste bloco?
- Os pontos de apoio e fixação da base são as mesmas?
- Existirá outras adaptações que será necessário fazer?

Quais os demais pontos de atenção?

Desde já agradeço pela ajuda dos Monzeiros e aguardo retorno, pois preciso colocar meu Monzão pra rodar novamente.

Abraços!


Att,

Geovane Jacentick

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10164
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por Rafaelo » 14 Abr 2016, 00:11

GEOVANE tudo ja foi explicado no topico, me parece que nao leu ele todo.
GEOVANE BJ 88 escreveu:- Posso reparar o cabeçote aproveitar e montá-lo neste bloco?
sim
GEOVANE BJ 88 escreveu:- Os pontos de apoio e fixação da base são as mesmas?
sim
GEOVANE BJ 88 escreveu:- Existirá outras adaptações que será necessário fazer?
não é uma adaptaçao amigo e sim uma instalaçao. se alguem te informou como adaptaçao essa pessoa não sabe do que se trata.

é importante agente diferenciar as coisa pq isso pode parecer uma coisa que nao é. é so tirar e por o bloco amigo, simples assim.
GEOVANE BJ 88 escreveu:Quais os demais pontos de atenção?
se tem alguma duvida leia o topico inteiro, ja foi tudo bem explicado.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Mai 2013, 11:47
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por GEOVANE BJ 88 » 14 Abr 2016, 08:17

Bom dia Rafaelo!

Ok, vou ler com mais detalhes todo o tópico para uma melhor interação, mas já fico tranquilo quanto a sua confirmação de que o novo bloco servirá.

Agradeço pelo retorno!


Att,

Geovane Jacentick

Avatar do usuário
Leocastro
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 5533
Registrado em: 27 Nov 2009, 07:15
Cidade: Montes Claros
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Não tenho Monza :(

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por Leocastro » 14 Abr 2016, 09:24

Conterrâneo, também uso este Bloco, sem problemas a 3 anos.
No tópico mesmo já tem as explicações, conforme dito pelo Rafaelo!
Boa sorte ai!
Atual: Astra G 2002 CD
EX - Monza Classic SE 2.0 MPFI 1991 2012-2017 80.000 km rodados nesse tempo!
EX - Astra Belga SW
EX - Monza SL/E 2.0 1990

GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Mai 2013, 11:47
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por GEOVANE BJ 88 » 18 Abr 2016, 11:30

Olá Monzeiros!

Pois é não teve jeito... Fiz a aquisição do motor parcial novo, concluí a compra hoje na concessionária METROSUL de Curitiba/PR. Mandarei reparar apenas o cabeçote.

Agora aguardar chegar o motor e o reparo do cabeçote para montar tudo e colocar o Monza pra rodar novamente.

Ok conterrâneo Leo Castro, agradeço pela força também!

Abraços a todos.

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10164
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por Rafaelo » 18 Abr 2016, 12:05

GEOVANE BJ 88 escreveu:Pois é não teve jeito... Fiz a aquisição do motor parcial novo, concluí a compra hoje na concessionária METROSUL de Curitiba/PR. Mandarei reparar apenas o cabeçote.
Foi lá que comprei o meu bloco FGP 2.0 flex também, é o melhor preço so brasil, isso foi em fev 2011 e legalizei ele no meu monza em jan 2016. só com os documento legais da rede GM, nem da transportadora precisou.

muito simples.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

GEOVANE BJ 88
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 68
Registrado em: 22 Mai 2013, 11:47
Cidade: Curvelo
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por GEOVANE BJ 88 » 19 Abr 2016, 07:56

Bakana Rafaelo! Lhe parabenizo pelo seu belo Monza, já vi alguns videos do sistema de injeção, ficou top!

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10164
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por Rafaelo » 19 Abr 2016, 11:36

obrigado Geovane.

não vai se arrepender de ter posto um bloco novo e original. não tem comparação a um retificado e incerto.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Avatar do usuário
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4162
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por DÉCO » 02 Jun 2016, 22:02

.
Geovane , c vai ver que maravilha que vai ficar, é carro pra toda vida, nao tem comparaçao, imagina as peças metalicas de um motor retificado, o quanto elas espandiram e encolheram, por melhor que fosse feito, NADA c compara a um motor ZERO na caixa, será como c vc tivesse acabado de tirar o carro da concessionaria !!

abraço
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...

Clebin
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 48
Registrado em: 30 Jun 2015, 22:57
Cidade: SÃO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1992
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem por Clebin » 23 Jul 2016, 22:09

Nossa!!!!!! QUE legal.

Responder