O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

O antigo motor travou:(instalação bloco FGP parcial novo)

Mensagem não lida por coy »

Vou desabafar com vocês
Neste ultimo sábado fui a um encontro com nossos Amigos monzeiros-RJ, evento muito bom,e na hora de vir embora meu carro não queria pegar, logo imaginei que o problema era o mesmo que eu já estava tendo de às vezes o bico não injetar e eu ter de jogar um pouco de gasolina na Tbi, então tirei a tampa do filtro de ar, mas antes de jogar gasolina ele pegou, ótimo fui pra minha casa (uns 80 km) e no domingo fui sair com minha esposa, mas do nada o carro morreu e não pegou mais, fui olhar se tinha centelha na bobina e não tinha.
Verifiquei se a bomba de gasolina funcionava com motor de arranque girando o motor e funcionava, achei que fosse o Hey então, como eu tenho um na mala troquei ele e a bobina de alta, e nada do carro pegar, então reboquei o carro pra casa.
Hoje cedo medi a bobina impulsora e tava com 900 ohms, estava ok então testei os dois módulos hey com multímetro e estão ok, ai fui analisar o conector da bobina impulsora e tava mal crimpado e oxidado, soldei e limpei, religuei o modulo HEY e coloquei uma vela na ponta do cabo que sai da bobina e pronto tinha centelha novamente.
Reinstalei a tampa do distribuidor religuei todos os terminais e liguei o carro sem o filtro de ar (que eu já tinha tirado para ver se o bico pulsava), pronto funcionando perfeitamente, desliguei e fui montar o filtro, mas dei por falta de uma porca, procurei e não achei, mas como eu podia ter perdido na rua quando enguicei não dei tanta importância (repito procurei ela superficialmente pelo cofre do motor), religuei o motor observando se teria alguma alteração no funcionamento do motor e tava sereno como deve ser, deixei funcionando na lenta por 30 minutos e desliguei o motor sem apresentar nenhum problema.
Após um tempo sai andei com o carro e ao entra na garagem voltando ele deu um estouro e morreu, tentei ligar novamente mais parecia que tava travado.
Logo retirei as velas, retirei a proteção das correias e tentei girar o motor pela polia da arvore de manivelas e senti que estava travado mesmo, soltei todas as correias e novamente tentei girar a polia e neste momento consegui dar varias voltas sem travar me senti aliviado e dei na chave para ver se tava leve mesmo e estava então julguei ser a bomba d’água travada, mas ao rodar sua polia com as mãos ela tava livre ai fui rodar a polia do vira novamente e senti que novamente a polia estava leve até um certo ponto ai travava e eu tinha de voltar à polia, ou seja, gira pra um lado e pro outro porem trava em ponto especifico.
Constatei que este travamento ocorre no momento que o terceiro pistão ta em cima, com isto conclui que a famigerada porca caiu dentro da TbI e foi sugada para o terceiro cilindro e esta travando o mesmo.
Desculpem pelo livro, mas pergunto:
Existe outra possibilidade?
Quais os danos posso ter tido?
Se eu tirar somente o coletor de admissão e conseguir pescar a porca com auxilio de um ima e um arame, posso tentar ligar o motor novamente e ver se funciona normalmente?
Existe algum risco de ter afetado as bielas e seus casquilhos?
Se tiver furado o pistão o que seria aconselhado fazer?
Se tiver riscado a camisa posso encamisar apenas este cilindro?
Se tiver ovulado o comando de válvulas, tenho de trocá-lo?
Enfim to perdido.

NOTA DO MODERADOR - index do topico
compra do bloco novo, instalação, montagem, finalização e testes: pagina 5° te a pagina 11°.

NOTA DO MODERADOR - index do topico
usuários de monzas 82-86(fase 1) vao ter que atualizar o sistema de transferencia de torque da caixa F16 que vem de fabrica para o modelo mais novo de monza 87-93. o volante,plato,embreagem do monza 82-86 nao é compatível com o layout de fixação atual que foi modificado desde 87 e dura ate os dias de hoje. os engenheiros aumentaram o "poder de fixaçao" com parafusos de maior bitola, notaram que ficou fraco no modelo fase 1. pagina 12°

NOTA DO MODERADOR - index do topico
Arquivo tecnico para fabricação do tampao da vareta de oleo
https://onedrive.live.com/redir?resid=D ... file%2cPDF
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
Luiz Carlos (Rio)
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4213
Registrado em: 15 Dez 2006, 11:22
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por Luiz Carlos (Rio) »

Coy

Acho um pouco difícil uma das porcas que fixam o filtro de ar no TBI cair logo dentro do TBI.
Se caiu, o problema se apresentaria logo de cara, não levaria meia hora para acontecer.
E, se a tal porca foi sugada pelo cilindro, nessa hora ela já deve estar longe (ou presa no sistema de escapamento), pois há um fluxo de ar com combustível danado dentro do motor.
Vamos torcer para ser outra coisa, menos grave. :smt023

Abs
Luiz Carlos
Monza GLS 2.0 -1994 EFI 2 portas - gasolina - prata argenta
Rio de Janeiro - RJ
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

Opa mestre Luíz, tomara que vc esteja certo!
Na verdade problema apareceu umas duas horas (isso com motor funcionando) após montar tudo novamente.
Mas não to vendo outra explicação.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por frfavoreto »

Eu, no seu caso, retiraria imediatamente o cabeçote para avaliar o que aconteceu. A única coisa que explica ela ter demorado a entrar no cilindro é o fato de você ter funcionado o motor somente em marcha-lenta, neste caso o fluxo de ar é mínimo e não consegue empurrá-la em direção ao cabeçote.

É possível que ela tenha entrado mesmo no cilindro e neste caso não necessariamente riscou a camisa mas com certeza danificou o pistão e alguma válvula. Possivelmente danificou o comando, mas isso só com uma avaliação minuciosa.

Infelizmente é bastante complicado você conseguir retirar ela removendo apenas o coletor (no caso de admissão já que a válvula de adm é um pouco maior que de escape), eu diria quase impossível.
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

frfavoreto,
Amanhã vou avaliar tudo novamente com calma e ver se retiro ou não o cabeçote, mais tudo ta levando a isto.
O pior é o fato da cidade ser pequena e carente de bons mecânicos, acho que vou ter de meter a mão neste motor eu mesmo (ja fiz dois motores sendo um de fusca e um de corcel) mas não tenho ferramentas como torquimetro.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
eduardo_saura
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1264
Registrado em: 01 Set 2012, 13:42
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por eduardo_saura »

Coy, vc parece estar familiarizado com a mecanica do seu Monza.

Tb acho que deve tirar o cabeçote e verificar o que aconteceu. Acredito que vc é capaz de fazer isso.

Quanto ao torquimetro, nao é tão caro, vc acha na loja do mecanico por 150,00
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2118
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Cidade: itaguai
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza Club
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por coy »

Valeu Eduardo,
Até me sinto capaz de fazer esta manutenção mais so me sinto assim pois sei que posso contar com o apoio de nossos amigos aqui do fórum.
http://www.monzeiros.com/forum/viewtopic.php?t=28526
MARCONI ALBERT
WALDSR
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 619
Registrado em: 28 Abr 2012, 14:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor travado, porca do filtro de ar caiu dentro da TBI

Mensagem não lida por WALDSR »

Mas será que a porca passaria pela válvula de admissão, devido ao tamanho da mesma e curso de abertura da válvula ?
V1, V2, T.O.Imagem
Responder