Página 1 de 2

bronzina de biela com folga

Enviado: 23 Ago 2013, 23:53
por facamilo
ola boa noite tenho um astra 2001 1.8 gasolina ele estava batendo,e levei ao mecanico e ele me disse que tinha que retificar o virabrequinho e trocar as bronzinas....ao tirar o virabrequinho ele me disse que tinha que retificar aonde vai as bronzina ``na parte de cima bielas...pois ele me disse que estragou uma so biela ou seja uma so bronzina nao intendo muito sobre o asunto.

alguem ai me ajuda , se eu deixar a parte de baixo feita...meia sola bronzina novas mancakl...etc...vira brekinho novo e nao mexer na parte de cima que "e a biela pode danificar alguma coisa,ou posso dormir em paz ...

o mecanico vai mexer segunda agora que vem .oque eu faco estou sem grana...ele me disse que a bonba de oleo pode estar fraca.mas se eu mandar ele linpar a bonba pode resolver?

Re: bronzina de biela com folga

Enviado: 25 Ago 2013, 13:00
por DÉCO
.
Entao Facamilo, tenho a impressao que a galera aqui do forum, nao costuma c animar muito para responder questoes de outros carros que nao sejam monza, por motivos obvios (posso estar enganado quanto a isso), mas pra mim nao faz diferença. (afinal na questao do motor nossos carros sao praticamente identicos).
Vou tentar te ajudar com o pouco que sei.

Ja que ta aberto, retifica virabrequim nos mancais e bielas e coloca bronzinas novas de marcas originais.(c detonou uma biela, vai ter que trocar tambem)
Na parte de cima (pistoes) , procura informaçao sobre medidas e manda verificar c nao esta com muito desgaste.(tem que tirar as medidas)
C estiver com desgaste proximo do zero (desgaste de aneis, medidas da camisa) da pra trocar apenas anéis(originais) na parte de cima, que vai dar para andar muito.
ATENÇAO : c as medidas estiverem realmente boas. Nao vai fazer a besteira de trocar aneis com pistao e camisa ruim que vais ser dois serviços, um pra fazer e outro para refazer.
O correto seria fazer o motor todo

Re: bronzina de biela com folga

Enviado: 25 Ago 2013, 16:21
por facamilo
DÉCO escreveu:.
Entao Facamilo, tenho a impressao que a galera aqui do forum, nao costuma c animar muito para responder questoes de outros carros que nao sejam monza, por motivos obvios (posso estar enganado quanto a isso), mas pra mim nao faz diferença. (afinal na questao do motor nossos carros sao praticamente identicos).
Vou tentar te ajudar com o pouco que sei.

Ja que ta aberto, retifica virabrequim nos mancais e bielas e coloca bronzinas novas de marcas originais.(c detonou uma biela, vai ter que trocar tambem)
Na parte de cima (pistoes) , procura informaçao sobre medidas e manda verificar c nao esta com muito desgaste.(tem que tirar as medidas)
C estiver com desgaste proximo do zero (desgaste de aneis, medidas da camisa) da pra trocar apenas anéis(originais) na parte de cima, que vai dar para andar muito.
ATENÇAO : c as medidas estiverem realmente boas. Nao vai fazer a besteira de trocar aneis com pistao e camisa ruim que vais ser dois serviços, um pra fazer e outro para refazer.
O correto seria fazer o motor todo


Obrigado pela resposta...v/c abriu minha visão do motor do carro ,em outro lado valeu

Re: bronzina de biela com folga

Enviado: 25 Ago 2013, 16:23
por facamilo
a biela está com pouca folga ,nao chegou detonar muito

Re: bronzina de biela com folga

Enviado: 25 Ago 2013, 20:22
por jesuino b ferreira
a biela está com pouca folga ,nao chegou detonar muito
o certo era medir e ver o que esta de folga.
pouca ou muita,vai ter que ver a tolerançia maxima e ver se nao riscou muito e ai
sim,com medidas em maos ver o que pode ser feito.
manda tirar o girabrequim,leva em uma retifica e depois nos conta sobre os valores obtidos.
se fundiu ou riscou alguma bronzina,vai ter que recomeçar a montagem do zero,pois espalhou metal por dentro do motor mesmo.
o mesmo aconteçe com o pistao,tira ele e o bloco e leva para mediçao.se estiver tudo ok com medidas e nao tiver muito espelhado.
ai sim monta com os aneis novos.
nao faça serviço meia sola,pois senao vai ter que refazer e o custo vai ficar dobrado

com valores,podemos te falar o que fazer :smt023

Re: bronzina de biela com folga

Enviado: 26 Ago 2013, 22:08
por kaioemmanuel
se não for retificar o bloco, ao menos faça um brunimento nas camisas antes de montar os pistões, mesmo que vc resolva usar os aneis antigos.

Re: bronzina de biela com folga

Enviado: 26 Ago 2013, 22:49
por facamilo
eu agradeço desde já a ajuda de todos...

eu gastei na retifica do girabrequim 170 mais 240 de bronzinas e 400 a mao de obra do mecanico...isso é só na parte de baixo ,ele queria que eu trocase a bonba de oleo ,mas eu peguei ela e limpei e a presão dela está boa...

essa parte eu nao fiz por falta de dinheiro

galera ele cobra 300 reais para abrir a parte de cima 240 a retifica do cabeçote e por ai vai,um lado só da biela gastou mas foi pouco ele nao da certeza se vai ficar bom...ele me falou que eu nao vou poder tirar o carro fora de giro,dar arancada essa coisas...

Re: bronzina de biela com folga

Enviado: 27 Ago 2013, 23:13
por kaioemmanuel
facamilo escreveu:eu agradeço desde já a ajuda de todos...

eu gastei na retifica do girabrequim 170 mais 240 de bronzinas e 400 a mao de obra do mecanico...isso é só na parte de baixo ,ele queria que eu trocase a bonba de oleo ,mas eu peguei ela e limpei e a presão dela está boa...

essa parte eu nao fiz por falta de dinheiro

galera ele cobra 300 reais para abrir a parte de cima 240 a retifica do cabeçote e por ai vai,um lado só da biela gastou mas foi pouco ele nao da certeza se vai ficar bom...ele me falou que eu nao vou poder tirar o carro fora de giro,dar arancada essa coisas...
Uai mas nao retificou o virabrequim?