MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

bronzina de biela com folga

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).

bronzina de biela com folga

Mensagempor facamilo » 23 Ago 2013, 23:53

ola boa noite tenho um astra 2001 1.8 gasolina ele estava batendo,e levei ao mecanico e ele me disse que tinha que retificar o virabrequinho e trocar as bronzinas....ao tirar o virabrequinho ele me disse que tinha que retificar aonde vai as bronzina ``na parte de cima bielas...pois ele me disse que estragou uma so biela ou seja uma so bronzina nao intendo muito sobre o asunto.

alguem ai me ajuda , se eu deixar a parte de baixo feita...meia sola bronzina novas mancakl...etc...vira brekinho novo e nao mexer na parte de cima que "e a biela pode danificar alguma coisa,ou posso dormir em paz ...

o mecanico vai mexer segunda agora que vem .oque eu faco estou sem grana...ele me disse que a bonba de oleo pode estar fraca.mas se eu mandar ele linpar a bonba pode resolver?
facamilo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Ago 2013, 23:42
Estado: SP - São Paulo
Cidade: itu
Monza: Hatch 1.8
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Álcool/Etanol

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor DÉCO » 25 Ago 2013, 13:00

.
Entao Facamilo, tenho a impressao que a galera aqui do forum, nao costuma c animar muito para responder questoes de outros carros que nao sejam monza, por motivos obvios (posso estar enganado quanto a isso), mas pra mim nao faz diferença. (afinal na questao do motor nossos carros sao praticamente identicos).
Vou tentar te ajudar com o pouco que sei.

Ja que ta aberto, retifica virabrequim nos mancais e bielas e coloca bronzinas novas de marcas originais.(c detonou uma biela, vai ter que trocar tambem)
Na parte de cima (pistoes) , procura informaçao sobre medidas e manda verificar c nao esta com muito desgaste.(tem que tirar as medidas)
C estiver com desgaste proximo do zero (desgaste de aneis, medidas da camisa) da pra trocar apenas anéis(originais) na parte de cima, que vai dar para andar muito.
ATENÇAO : c as medidas estiverem realmente boas. Nao vai fazer a besteira de trocar aneis com pistao e camisa ruim que vais ser dois serviços, um pra fazer e outro para refazer.
O correto seria fazer o motor todo
PROJETO CABEÇOTE ROLETADO, LFVT, INSTALADO,RODANDO, fase de acerto carburaçao VIDE:
FOTOS : viewtopic.php?f=33&t=14369&p=288543&hilit=D%C3%A9co+meu+carro#p288543 ATUALIZADO
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
DÉCO
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1932
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Estado: SP - São Paulo
Cidade: matao-sp
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor facamilo » 25 Ago 2013, 16:21

DÉCO escreveu:.
Entao Facamilo, tenho a impressao que a galera aqui do forum, nao costuma c animar muito para responder questoes de outros carros que nao sejam monza, por motivos obvios (posso estar enganado quanto a isso), mas pra mim nao faz diferença. (afinal na questao do motor nossos carros sao praticamente identicos).
Vou tentar te ajudar com o pouco que sei.

Ja que ta aberto, retifica virabrequim nos mancais e bielas e coloca bronzinas novas de marcas originais.(c detonou uma biela, vai ter que trocar tambem)
Na parte de cima (pistoes) , procura informaçao sobre medidas e manda verificar c nao esta com muito desgaste.(tem que tirar as medidas)
C estiver com desgaste proximo do zero (desgaste de aneis, medidas da camisa) da pra trocar apenas anéis(originais) na parte de cima, que vai dar para andar muito.
ATENÇAO : c as medidas estiverem realmente boas. Nao vai fazer a besteira de trocar aneis com pistao e camisa ruim que vais ser dois serviços, um pra fazer e outro para refazer.
O correto seria fazer o motor todo



Obrigado pela resposta...v/c abriu minha visão do motor do carro ,em outro lado valeu
facamilo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Ago 2013, 23:42
Estado: SP - São Paulo
Cidade: itu
Monza: Hatch 1.8
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Álcool/Etanol

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor facamilo » 25 Ago 2013, 16:23

a biela está com pouca folga ,nao chegou detonar muito
facamilo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Ago 2013, 23:42
Estado: SP - São Paulo
Cidade: itu
Monza: Hatch 1.8
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Álcool/Etanol

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor jesuino b ferreira » 25 Ago 2013, 20:22

a biela está com pouca folga ,nao chegou detonar muito

o certo era medir e ver o que esta de folga.
pouca ou muita,vai ter que ver a tolerançia maxima e ver se nao riscou muito e ai
sim,com medidas em maos ver o que pode ser feito.
manda tirar o girabrequim,leva em uma retifica e depois nos conta sobre os valores obtidos.
se fundiu ou riscou alguma bronzina,vai ter que recomeçar a montagem do zero,pois espalhou metal por dentro do motor mesmo.
o mesmo aconteçe com o pistao,tira ele e o bloco e leva para mediçao.se estiver tudo ok com medidas e nao tiver muito espelhado.
ai sim monta com os aneis novos.
nao faça serviço meia sola,pois senao vai ter que refazer e o custo vai ficar dobrado

com valores,podemos te falar o que fazer :smt023
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2275
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Estado: GO - Goiás
Cidade: goiania
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1986/1987
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor kaioemmanuel » 26 Ago 2013, 22:08

se não for retificar o bloco, ao menos faça um brunimento nas camisas antes de montar os pistões, mesmo que vc resolva usar os aneis antigos.
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
kaioemmanuel
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 391
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Estado: GO - Goiás
Cidade: Goiânia
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor facamilo » 26 Ago 2013, 22:49

eu agradeço desde já a ajuda de todos...

eu gastei na retifica do girabrequim 170 mais 240 de bronzinas e 400 a mao de obra do mecanico...isso é só na parte de baixo ,ele queria que eu trocase a bonba de oleo ,mas eu peguei ela e limpei e a presão dela está boa...

essa parte eu nao fiz por falta de dinheiro

galera ele cobra 300 reais para abrir a parte de cima 240 a retifica do cabeçote e por ai vai,um lado só da biela gastou mas foi pouco ele nao da certeza se vai ficar bom...ele me falou que eu nao vou poder tirar o carro fora de giro,dar arancada essa coisas...
facamilo
 
Mensagens: 6
Registrado em: 23 Ago 2013, 23:42
Estado: SP - São Paulo
Cidade: itu
Monza: Hatch 1.8
Ano/Modelo: Não tenho Monza! :(
Sist. Alimentação: Não tenho Monza! :(
Combustível: Álcool/Etanol

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor kaioemmanuel » 27 Ago 2013, 23:13

facamilo escreveu:eu agradeço desde já a ajuda de todos...

eu gastei na retifica do girabrequim 170 mais 240 de bronzinas e 400 a mao de obra do mecanico...isso é só na parte de baixo ,ele queria que eu trocase a bonba de oleo ,mas eu peguei ela e limpei e a presão dela está boa...

essa parte eu nao fiz por falta de dinheiro

galera ele cobra 300 reais para abrir a parte de cima 240 a retifica do cabeçote e por ai vai,um lado só da biela gastou mas foi pouco ele nao da certeza se vai ficar bom...ele me falou que eu nao vou poder tirar o carro fora de giro,dar arancada essa coisas...


Uai mas nao retificou o virabrequim?
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
kaioemmanuel
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 391
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Estado: GO - Goiás
Cidade: Goiânia
Monza: Sedan SL 2.0
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: bronzina de biela com folga

Mensagempor DÉCO » 28 Ago 2013, 22:15

facamilo escreveu:eu agradeço desde já a ajuda de todos...

eu gastei na retifica do girabrequim 170 mais 240 de bronzinas e 400 a mao de obra do mecanico...isso é só na parte de baixo ,ele queria que eu trocase a bonba de oleo ,mas eu peguei ela e limpei e a presão dela está boa...

essa parte eu nao fiz por falta de dinheiro

galera ele cobra 300 reais para abrir a parte de cima 240 a retifica do cabeçote e por ai vai,um lado só da biela gastou mas foi pouco ele nao da certeza se vai ficar bom...ele me falou que eu nao vou poder tirar o carro fora de giro,dar arancada essa coisas...


Nós moramos no interior o preço da MO para abrir e fechar é salgado mesmo.(apesar que sua cidade é BEM maior que a minha)
O meu quando fiz a mais ou menos 2 anos consegui com um mecanico "medio" :? $ 400,00 para abrir e fechar, eu levei o bloco e o vira na melhor retifica de araraquara e comprei todas as peças originais (nao coloquei uma porca que nao fosse original) e ele montou para mim e ficou perfeito.
foi um grande sacrificio financeiro para mim e para minha mae que me ajudou com grana , no fim : retifica de camisa(tive que trocar uma), retifica de virabrequim, retifica de cabeçote, 8 valvulas, guias, retentores de valvulas, bomba oleo, jogo de juntas e retentores de motor, oleo, filtros, velas,liquido para radiador, MO, etc... $ 2800,00. lembrei que tive que trocar o disco de embreagem (nao troquei a embreagem neste momento e depois me arrependi, acabei gastando mais) mas nessa brincadeira fiquei completamente lizo de $ quase nao tinha dinheiro para por alcool !!!.
Gastei literalmente o que nao tinha :smt011 mas o certo é pegar e fazer tudo logo, nao adianta chorar, c tiver cartao, da para parcelar as peças em 10x, mas nao tenho e ganho pouco a coisa ficou feia, mas tambem hoje ando com tranquilidade quanto a motor e sei exatamente o que tem dentro do meu carro (acompanhei a montagem)
Agora quanto a BIELA, vou ser sincero, c for para fazer um serviço e ter que ficar com medo de andar, deixa quieto, sera que vc nao encontra num desmanche uma biela usada original com medidas boas, como disse o amigo ai em cima, tem que pegar todas medidas e conferir tudo, na minha opiniao abandona esta biela, ela sofre uma força descomunal, e vai estourar, arrebentar com o bloco, destruir o motor aí c vai ver o que é gastar, ou ficar a pé :smt010 Comprar motor parcial tambem é uma ótima opçao (pesquise o assunto) dentro e fora do forum.
Boa sorte.
PROJETO CABEÇOTE ROLETADO, LFVT, INSTALADO,RODANDO, fase de acerto carburaçao VIDE:
FOTOS : viewtopic.php?f=33&t=14369&p=288543&hilit=D%C3%A9co+meu+carro#p288543 ATUALIZADO
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
DÉCO
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1932
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Estado: SP - São Paulo
Cidade: matao-sp
Monza: Sedan SL/E 1.8
Ano/Modelo: 1989/1989
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol


Voltar para Motor & Mecânica interna

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes