Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

eu comprei do cleston aqui do forum mesmo.
paguei 350,00 reais com o frete incluso em 01 do vectra/astra na medida de 0,25 ja retificado.
um amigo comprou 01 do monza 1.8 no canaa e pagou 170.00 reais em um ja retificado 1,00 mm no canaa.
liga no dudu auto peças

http://mapas.guiamais.com.br/local/dudu ... 12259892-2

e troca uma ideia com ele para ver se tem e o preço.
veja 01 ja retificado para ficar mais garantido para voçe.

sabado estou precisando ir la no canaa e posso olhar para voçe pessoalmente.
ou se quiser ir la e a gente pode se encontrar e olhar na hora.

um abraço amigo :smt023
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

jesuino b ferreira escreveu:eu comprei do cleston aqui do forum mesmo.
paguei 350,00 reais com o frete incluso em 01 do vectra/astra na medida de 0,25 ja retificado.
um amigo comprou 01 do monza 1.8 no canaa e pagou 170.00 reais em um ja retificado 1,00 mm no canaa.
liga no dudu auto peças

http://mapas.guiamais.com.br/local/dudu ... 12259892-2

e troca uma ideia com ele para ver se tem e o preço.
veja 01 ja retificado para ficar mais garantido para voçe.

sabado estou precisando ir la no canaa e posso olhar para voçe pessoalmente.
ou se quiser ir la e a gente pode se encontrar e olhar na hora.

um abraço amigo :smt023
Amigo obrigado pela ajuda, mas estou morando no interior, em São Simão, entao nao posso ir com vc dessa vez..
Estive pensando, vou conferir essa medida amanha e botar pra rodar, vou levantar o $$ e arrumar esse motor mesmo, se eu conseguir um bom virabrequim 0,25 eu mando fazer uma 0,50 no bloco com pistoes novos e o motor fica zero.

Só uma duvida, o virabrequim é numero 869 mas uma pessoa me falou que o 507 serve tambem, qual a diferença dos dois?
Amanha posto resultado sobre a medida das bronzinas.
Azul Atlantis 89 2.0
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 17:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Mensagem não lida por monzausado »

kaioemmanuel escreveu:Pessoal tirei as bronzinas, e pra minha decepção o vira tem ranhuras e medida 0,75 :( Os pistões são STD mas já se foram 277.000 km....
Depois que vi essa medida, acho que não vale a pena gastar arrumando esse motor pra ficar novo..

Se colocar bronzinas novas com o vira do jeito que está, eu consigo esticar um pouco a vida dele e sumir esse barulho?
To pensando em juntar $$ e comprar outro, mas tenho que juntar ne..
eu escolheria ficar com este vira,

retirava por baixo e levava na retifica, faria as bronzinas fixas e moveis,
na retifica somente polimento, pois se a hist´ria estiver correta, tuas bronzinas devem ter ainda material, ou seja a manutenção é como preventiva.

com o vira na mão a retifica vai indicar a medida correta, ( interna e externa),
as bielas estarão visiveis no bloco, então será simples a troca, agora tome muito cuidado para não virar os pistões, então teu tec tec tec não terá fim e voce achará que perdeu dim dim, veja o pistão por baixo e verá que não é simétrico tem um peso na parte de baixo para compesar o sentido do giro.
eu também tiraria os tuchos e esgotava e verificava o estado geral deles, conferia a bomba de combustivel e trocaria todas as correas e manguiras, uma ótima oportuidade para avaliar a marca do oleo lubrificante que usa.
kaioemmanuel
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 696
Registrado em: 09 Mar 2009, 11:52
Cidade: Goiânia
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1989
Combustível:: Gasolina
Injeção: MPFi

Re: Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Mensagem não lida por kaioemmanuel »

Pessoal o rapaz da retifica mediu pra mim 48,10 no cilindro 2 e tem muitas ranhuras, e nao presta pra retifica mais.
Dizendo ele que quando retificou deve ter sido um estrago muito bruto e foi direto pra 0,75, pq o bloco ainda é STD e mancal do vira ficou 0,25
Azul Atlantis 89 2.0
Avatar do usuário
jesuino b ferreira
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3066
Registrado em: 09 Ago 2011, 22:29
Cidade: goiania
Estado: Goiás-GO
Modelo: Monza SLE
Motor: 2.0
Ano: 1986
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Mensagem não lida por jesuino b ferreira »

Só uma duvida, o virabrequim é numero 869 mas uma pessoa me falou que o 507 serve tambem, qual a diferença dos dois?
eu nao sei te falar,pois eu comprei o 869 e a retifica falou que nao da certo.
um mecanico amigo meu foi comprar as bronzinas e falaram que era diferentes.
eu fui e comprei e olhei e nao vi diferença :smt011

existe muita desinformaçao a respeito dessas peças.
nao sei onde a loja falou que tem diferenças se o catalogo metal leve nao existe esta diferença entre bronzinas.
quando fui comprar perguntei para o rafaelo do forum e ele me tranquilizou e foi ai que comprei sem medo.
mas depois conversando com os urubus aqui de goiania, fiquei com medo de desmontar meu motor e depois ficar na mao.
como o seu usa 869 fiquei nais tranquilo :mrgreen:

eu acho que estes 03 girabrequins dao certo,mas como te falei,existe pouca informaçao disponivel para poder ter certeza.

um abraço amigo :smt023
DÉCO
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 4204
Registrado em: 31 Mai 2010, 21:42
Cidade: Matao
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1989
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Mensagem não lida por DÉCO »

qdo retifiquei o meu completo, tava0,25 pistao e std vira, e agora ta 0,25 no vira e 0,50 no pistao e tinha uma camisa que foi pro saco (tive que encamizar) mas ficou barato, apenas 50,00 a mais pela camisa.

para fazer manutençao no vira, se tiver legal(sem folgas) e sem riscos ,depois da aferiçao da medida pode trocar só bronzina, fazer "brunimento" que é polir, para min nao vale a pena, por que sai quase o mesmo preço de uma retifica e com retifica a gente tem 100% certeza de que ta na medida.

OBS eu pesoalmente, jamais trocaria só bronzina de biela, tem que trocar de mancal tambem (pô é uma peça barata né) e pode dar folga lateral que pode causar a"batida" tambem e ja que ta aberto...

boa sorte :smt023
CABEÇOTE LFVT, INSTALADO, BURA 2E , VIDE (Partir da pag, 25 ) AVATAR : NIKOLA TESLA
FOTOS :http://forum.monzeiros.com/viewtopic.php?f=33&t=14369
Nunca esqueça que voce nao é imune aos pecados que condena...
Avatar do usuário
CristianoHi-tech
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 18 Jul 2014, 18:31
Cidade: Mutuípe
Estado: Bahia-BA
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Dúvida sobre trocar bronzinas de biela

Mensagem não lida por CristianoHi-tech »

Lendo aqui surgiu a dúvida: Sendo as bronzinas std ainda, porém o mecânico acredita que o vira precise de uma retifica, mas nao tem certeza, só abrindo. Nesse caso pode trocar as bronzinas moveis e fixas sem retificar? (caso o vira esteja só com arranhoes)
Responder