MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 06 Mar 2012, 00:00

uma troca de junta nunca rendendo tanto na historia desse forum hehehehe, que bom que ta indo tudo bem.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR
 
Mensagens: 8327
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Digital 0-1
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 06 Mar 2012, 01:12

Pois é Rafaelo temos aqui um exelente tópico com todo tipo de duvida em relação ao trampo, creio que ainda ajudará muita gente este tópico. :smt023
Pois é graças a vc e aos amigos que aqui estão sempre dispostos a ajduar esta tudo correndo em ordem!
Amanha é o dia do "vamos ver" :smt005

Fica com Deus meu caro!
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor vrsilva » 06 Mar 2012, 10:32

Lembrando que correia velha é mais comprida que correia nova, e que logo que se instala a correia deve rodar por alguns dias e reestivar novamente pois a mesma da uma laceiada... se é que me entende...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 5687
Registrado em: 12 Dez 2010, 10:47
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Sorocaba
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 06 Mar 2012, 22:01

vrsilva escreveu:Lembrando que correia velha é mais comprida que correia nova, e que logo que se instala a correia deve rodar por alguns dias e reestivar novamente pois a mesma da uma laceiada... se é que me entende...

A minha correia poly ainda é nova tem uns 600Km.

Pessoal liguei o rapaz hj.
Depois de 5 tentativas com a bateria ACDELCO do Vectra gls coloquei um pouquinho de gasolina no carb. por recomendação do meu tio e foi só uma ele enfim acordou do coma. :smt023

Logo de cara os probleminhas...ta vazando fumaça ali na conecção do coletor c/ o escape, acho que faltou aperto, comprei uma outra chave biela essa de 13mm pra apertar estes aparafusos do escape.
A correia poly-V ficou froucha, ñ ta rodando o compressor somente a BDH.

Precisavam ver o ronco que o monza tava na rua, parece ate carro esportivo hahah.
Bom amanha vou levar no mecânico pra ele fazer alguns cerviçinhos p/ mim então ja pesso pra ele regular a correia e apertar o escape.

Vazamentos?
Apesar da "pressão" que coloquei no motor nada de pingos de óleo no carter nem no filtro de óleo pelo menos por enquanto vamos ver no decorrer dos dias.

Amanha tem mais novidades.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor vrsilva » 07 Mar 2012, 00:30

É só deixar ele ligado na garagem mesmo e deixar a ventoinha acionar umas 2 ou 3 vezes, senão vazar pode ficar tranquilo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
Avatar do usuário
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)
 
Mensagens: 5687
Registrado em: 12 Dez 2010, 10:47
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Sorocaba
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor monzausado » 07 Mar 2012, 09:57

parabéns seu curso de troca de junta de carter esta completo.

e o de troca de oleo da direção hidráulica?
quando poderemos fazer?
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 16:06
Estado: PR - Paraná
Cidade: Curitiba
Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 09 Mar 2012, 23:33

monzausado escreveu:parabéns seu curso de troca de junta de carter esta completo.

e o de troca de oleo da direção hidráulica?
quando poderemos fazer?

Boa ousado, o curso foi exelente, ainda mais com professores tão qualificados quanto os que aqui me ajudaram :smt023

Bom o de troca da direção eu ñ o farei, visto que vou trocar a minha BDH abaixo explicarei melhor.

Bom galera, só hj foi terminado os ultimos ajustes com o mecanico.
O escape ñ comprei os parafusos de temp fui em um desmanche e encontrei os prisioneiros do kadet que são os mesmos do monza, daí o mecanico os colocou e fixou o escape que agora esta belezinha e o cara la do desmanche queria 15 reais neles mas acabei ñ pagando nda :mrgreen:

Acabei tendo de trocar os dois coxins dianteiros mas isso explico no topico do amigo Luiz sle
Agora o pepino... o mecanico demorou umas 5 horas pra tentar consertar o pepino que deu na BDH, o fato é que havia uma adaptação pro AC e o meu antigo mecanico ainda porcima fez uma gambiarra ali pra segurar a BDH enfim devido a isso ela ñ ficava de forma alguma alinhada com as outras polias, apertava um parafuso e ela ia pra um lado, apertava outro ela virava, ele e o ajudante (que manja d+) quebraram a cabeça mas nada resolvia, dai estudamos outra possibilidade e vimos que este monza foi adaptado o AC (ñtinha de fabrica) devido a peça que segura a BDH ser adaptada alí (ela ate amaça uma ponta do bloco), levei a tal peça pra fazer um corte com maçarico pq vimos que ela ñ dava espaço para a bomba e acabava empurrando parte dela p/ traz fazendo a mesma ficar desalinhada em parte.
Feito o corte, ganhamos mais um pouco de alinhamento e voltamos aos parafusos com as porcas adaptadas, conseguindo agora deixar mais alinhado, porém nada de 100% e a correia continuava grilando alto, voltamos novamente a estudar uma outra forma...apertanto aqui e ali foi quando o assistente viu que o "rotor" da polia estava empenado e desta forma nunca conseguiriamos alinhar tal peça. Resumindo, dei partida no carro e por milagre e supresa de todos ali o carro ñ grilou em nada.

Imagem


Agora semana que vem vou correr atraz de uma Bomba usada em bom estado ou de uma recondicionada pra trocar essa minha.
Vou retirar o compressor do AC e colocar o suporte simples da DH ja que o ar eu ñ uso nem pretendo usar, se bem que acho que vou tirar todo o sistema de AC se ñ me der trabalho d+.
Creio que o motor vai facar até mais "leve" ja que ñ precizará rodar o compressor alem da direção hidraulica.

Bom é isso aí pessoal, creio que agora se alguem aparecer por aqui querendo trocar cárter ja posso ajudar. :smt023

Fica meus sinceros agradecimentos aos amigos que aqui muito me ajudaram com suas experiências próprias e profissionais, e logico tiveram toda aquela paciencia comigo e que me motivaram, estes agradecimento são a vcs meus caros:

david crozeta
monzausado
Rafaelo
Danieldsa15
jesuino b ferreira
Carlos A. Freire
luiz sle
vrsilva


Pessoal obrigado de coração, sem vcs eu ñ teria se quer começado este trabalho!
E como resultado deste esforço de todos, aqui está a garagem limpinha sem uma gota de óleo. :smt023 :smt023
resultado de um grande empenho da minha parte e da de vcs em orientar daí se suas casas.


Um abraço a todos!
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 09 Mar 2012, 23:47

legal ficou tudo bem sem vazamentos o DH é outro passo, o forum é melhor que qualquer mecanico que tenha por ae. sao muitos usuarios cada um com sua experiencia particular ou coletiva.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR
 
Mensagens: 8327
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Digital 0-1
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Danieldsa15 » 10 Mar 2012, 01:14

É isso aí! Agora a maioria das coisas você mesmo vai querer fazer!
Ainda mais com os amigos sempre dando aquela ajuda!

Um abraço.
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
 
Mensagens: 361
Registrado em: 11 Jan 2011, 01:49
Estado: MG - Minas Gerais
Cidade: Betim
Monza: Sedan GL 1.8
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor monzausado » 10 Mar 2012, 20:46

em primeiro meu sincero agradecimento por me citar em suas considerações finais,
eu gosto das coisas meio certo e não me incomodo em levantar de madruga para guinchar o carro do cunhado com cambão
não sou profissional da area sou apenas aficcionado.
Richard
Curitiba PR

outra o monza é muito fácil saber se o ar é de fabrica
é deslocado o ventilador do centro do carro ficando na direção do passageiro no compartimento do motor
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 16:06
Estado: PR - Paraná
Cidade: Curitiba
Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor Felipe SLE » 17 Jun 2012, 00:06

Ola pessoal, to desenterando o topico pq tb vou trocar a junta do carter do meu monza, faz tempo q quero fazer isso eu mesmo e hj criei coragem e começei a fazer o serviço. Ja tirei o protetor de carter para limpar e pintar e também ja esgotei o oleo.Ja comprei a junta com defletor da sabó, 4 litros do astrol gtx anti borra, 1 frasco de Bardhal B12 e um veda juntas parecido com aquele preto da loctite(1 tubo é o suficiente?).Minha intenção é manter o carter atual e só trocar a junta.O oleo do carro nunca baixou, mas ao redor da junta fica melando um pouco de oleo.
Vou tirar umas fotos e depois posto aqui.
Imagem


Monza SL/e 90 azul - Gasolina
Caxias do Sul - Rs

Fotos viewtopic.php?f=33&t=17447
Avatar do usuário
Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 263
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:08
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Caxias do Sul
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor Felipe SLE » 17 Jun 2012, 14:28

Então pessoal, hj retirei o cano do escape, mas quando fui desmontar o carter noto que tem tipo uma capa que atrapalha a retirada de 2 parafusos do carter, tenho medo de tira-la, pois ela faz parte do cambio e ai vazar oleo.Oque vc's me dizem, da pra tirar ela?
Imagem




Como não tenho cavalete tive que improvizar calçando com blocos, tem algum problema em deixar o carro assim por uns 3~4 dias?
Imagem

Imagem
Imagem


Monza SL/e 90 azul - Gasolina
Caxias do Sul - Rs

Fotos viewtopic.php?f=33&t=17447
Avatar do usuário
Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 263
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:08
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Caxias do Sul
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor waldir » 17 Jun 2012, 14:58

A capa 1/2 lua (tampa da carcaça da embreagem) deve ser retirada, sim

Pode deixar apoiado nos blocos que me parecem ser bem resistentes.

abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
Avatar do usuário
waldir
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2985
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Campinas
Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor WizardMaster » 17 Jun 2012, 17:06

Isso mesmo Felipe...tem que retira-la caso contrário ñ tem como remover o cárter, quando troquei o meu tbm tive receio emr emove-la.
Não se esqueça de limpar essa capa, e cuidado p/ ñ trocar parafusos nessa desvantagem. Eu comprei os parafusos do cárter novos no mesmo modelo de fábrica, assim me sentí mais seguro, se quiser faça o mesmo ñ é caro :smt023
Remova tbm o pescador pra limpa-lo, eu usei desengraxante e sacudí bastante até sair o líquido limpo o resultado foi exelente desencrustou pedaços d eóleo velho.Daí na montagem vc compra um anel de borracha pra substituir o antigo.Outra coisa, a remocão dos dois parafusos dele tem que ter paciência mas sai numa boa.

Cuidado com a "pingadeira de óleo" no rosto :lol:
Estes blocos aguentam numa boa. Na falta tem que improvisar mesmo.

Abraços e é bom saber que meu tópico esta "gerando frutos" para ajudar o amigo! :smt023
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor Felipe SLE » 17 Jun 2012, 19:51

hehe, qd eu tava la em baixo do carro e vi essa capa lembrei de vc querendo tirar uma lasquinha da polia, hehe, por 1 min pensei em fazer o mesmo.
Mas então, to indo de vagar, hj tirei o cano do escape, e pra ajudar ta chovendo mt aqui, ai n anima em fazer nada.Minha chave de boca(canhão) quebrou tb, ai vou ter que comprar outra =(
Tenho uma duvida em relação a quantidade de silicone que devo colocar na junta, 1 tubinho é suficiente para passar silicone em cima e em baixo da junta? Não quero que falte silicone na hora de botar a junta, ai teria que para tudo e comprar mais.
Imagem


Monza SL/e 90 azul - Gasolina
Caxias do Sul - Rs

Fotos viewtopic.php?f=33&t=17447
Avatar do usuário
Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 263
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:08
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Caxias do Sul
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

AnteriorPróximo

Voltar para Motor & Mecânica interna

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes