MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar

Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 06 Mar 2012, 00:00

uma troca de junta nunca rendendo tanto na historia desse forum hehehehe, que bom que ta indo tudo bem.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Galeria: Imagens/Vídeos
Rafaelo
MODERADOR

Estado: RS - Rio Grande do Sul
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Mensagempor WizardMaster » 06 Mar 2012, 01:12

Pois é Rafaelo temos aqui um exelente tópico com todo tipo de duvida em relação ao trampo, creio que ainda ajudará muita gente este tópico. :smt023
Pois é graças a vc e aos amigos que aqui estão sempre dispostos a ajduar esta tudo correndo em ordem!
Amanha é o dia do "vamos ver" :smt005

Fica com Deus meu caro!
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)

Estado: GO - Goiás
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Mensagempor vrsilva » 06 Mar 2012, 10:32

Lembrando que correia velha é mais comprida que correia nova, e que logo que se instala a correia deve rodar por alguns dias e reestivar novamente pois a mesma da uma laceiada... se é que me entende...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Estado: SP - São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1994/1995
Sist. Alimentação: EFI

Mensagempor WizardMaster » 06 Mar 2012, 22:01

vrsilva escreveu:Lembrando que correia velha é mais comprida que correia nova, e que logo que se instala a correia deve rodar por alguns dias e reestivar novamente pois a mesma da uma laceiada... se é que me entende...

A minha correia poly ainda é nova tem uns 600Km.

Pessoal liguei o rapaz hj.
Depois de 5 tentativas com a bateria ACDELCO do Vectra gls coloquei um pouquinho de gasolina no carb. por recomendação do meu tio e foi só uma ele enfim acordou do coma. :smt023

Logo de cara os probleminhas...ta vazando fumaça ali na conecção do coletor c/ o escape, acho que faltou aperto, comprei uma outra chave biela essa de 13mm pra apertar estes aparafusos do escape.
A correia poly-V ficou froucha, ñ ta rodando o compressor somente a BDH.

Precisavam ver o ronco que o monza tava na rua, parece ate carro esportivo hahah.
Bom amanha vou levar no mecânico pra ele fazer alguns cerviçinhos p/ mim então ja pesso pra ele regular a correia e apertar o escape.

Vazamentos?
Apesar da "pressão" que coloquei no motor nada de pingos de óleo no carter nem no filtro de óleo pelo menos por enquanto vamos ver no decorrer dos dias.

Amanha tem mais novidades.
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

Mensagempor vrsilva » 07 Mar 2012, 00:30

É só deixar ele ligado na garagem mesmo e deixar a ventoinha acionar umas 2 ou 3 vezes, senão vazar pode ficar tranquilo...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
vrsilva
Membro 500EF (Ní­vel 9)

Ano/Modelo: 1994/1995

Mensagempor monzausado » 07 Mar 2012, 09:57

parabéns seu curso de troca de junta de carter esta completo.

e o de troca de oleo da direção hidráulica?
quando poderemos fazer?
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1988/1988

Mensagempor WizardMaster » 09 Mar 2012, 23:33

monzausado escreveu:parabéns seu curso de troca de junta de carter esta completo.

e o de troca de oleo da direção hidráulica?
quando poderemos fazer?

Boa ousado, o curso foi exelente, ainda mais com professores tão qualificados quanto os que aqui me ajudaram :smt023

Bom o de troca da direção eu ñ o farei, visto que vou trocar a minha BDH abaixo explicarei melhor.

Bom galera, só hj foi terminado os ultimos ajustes com o mecanico.
O escape ñ comprei os parafusos de temp fui em um desmanche e encontrei os prisioneiros do kadet que são os mesmos do monza, daí o mecanico os colocou e fixou o escape que agora esta belezinha e o cara la do desmanche queria 15 reais neles mas acabei ñ pagando nda :mrgreen:

Acabei tendo de trocar os dois coxins dianteiros mas isso explico no topico do amigo Luiz sle
Agora o pepino... o mecanico demorou umas 5 horas pra tentar consertar o pepino que deu na BDH, o fato é que havia uma adaptação pro AC e o meu antigo mecanico ainda porcima fez uma gambiarra ali pra segurar a BDH enfim devido a isso ela ñ ficava de forma alguma alinhada com as outras polias, apertava um parafuso e ela ia pra um lado, apertava outro ela virava, ele e o ajudante (que manja d+) quebraram a cabeça mas nada resolvia, dai estudamos outra possibilidade e vimos que este monza foi adaptado o AC (ñtinha de fabrica) devido a peça que segura a BDH ser adaptada alí (ela ate amaça uma ponta do bloco), levei a tal peça pra fazer um corte com maçarico pq vimos que ela ñ dava espaço para a bomba e acabava empurrando parte dela p/ traz fazendo a mesma ficar desalinhada em parte.
Feito o corte, ganhamos mais um pouco de alinhamento e voltamos aos parafusos com as porcas adaptadas, conseguindo agora deixar mais alinhado, porém nada de 100% e a correia continuava grilando alto, voltamos novamente a estudar uma outra forma...apertanto aqui e ali foi quando o assistente viu que o "rotor" da polia estava empenado e desta forma nunca conseguiriamos alinhar tal peça. Resumindo, dei partida no carro e por milagre e supresa de todos ali o carro ñ grilou em nada.

Imagem

Agora semana que vem vou correr atraz de uma Bomba usada em bom estado ou de uma recondicionada pra trocar essa minha.
Vou retirar o compressor do AC e colocar o suporte simples da DH ja que o ar eu ñ uso nem pretendo usar, se bem que acho que vou tirar todo o sistema de AC se ñ me der trabalho d+.
Creio que o motor vai facar até mais "leve" ja que ñ precizará rodar o compressor alem da direção hidraulica.

Bom é isso aí pessoal, creio que agora se alguem aparecer por aqui querendo trocar cárter ja posso ajudar. :smt023

Fica meus sinceros agradecimentos aos amigos que aqui muito me ajudaram com suas experiências próprias e profissionais, e logico tiveram toda aquela paciencia comigo e que me motivaram, estes agradecimento são a vcs meus caros:

david crozeta
monzausado
Rafaelo
Danieldsa15
jesuino b ferreira
Carlos A. Freire
luiz sle
vrsilva

Pessoal obrigado de coração, sem vcs eu ñ teria se quer começado este trabalho!
E como resultado deste esforço de todos, aqui está a garagem limpinha sem uma gota de óleo. :smt023 :smt023
resultado de um grande empenho da minha parte e da de vcs em orientar daí se suas casas.

Um abraço a todos!
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

Mensagempor Rafaelo » 09 Mar 2012, 23:47

legal ficou tudo bem sem vazamentos o DH é outro passo, o forum é melhor que qualquer mecanico que tenha por ae. sao muitos usuarios cada um com sua experiencia particular ou coletiva.
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

Mensagempor Danieldsa15 » 10 Mar 2012, 01:14

É isso aí! Agora a maioria das coisas você mesmo vai querer fazer!
Ainda mais com os amigos sempre dando aquela ajuda!

Um abraço.
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)

Estado: MG - Minas Gerais
Monza: Sedan GL 1.8
Ano/Modelo: 1994/1994

Mensagempor monzausado » 10 Mar 2012, 20:46

em primeiro meu sincero agradecimento por me citar em suas considerações finais,
eu gosto das coisas meio certo e não me incomodo em levantar de madruga para guinchar o carro do cunhado com cambão
não sou profissional da area sou apenas aficcionado.
Richard
Curitiba PR

outra o monza é muito fácil saber se o ar é de fabrica
é deslocado o ventilador do centro do carro ficando na direção do passageiro no compartimento do motor
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Estado: PR - Paraná
Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1988/1988

Re: Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor Felipe SLE » 17 Jun 2012, 00:06

Ola pessoal, to desenterando o topico pq tb vou trocar a junta do carter do meu monza, faz tempo q quero fazer isso eu mesmo e hj criei coragem e começei a fazer o serviço. Ja tirei o protetor de carter para limpar e pintar e também ja esgotei o oleo.Ja comprei a junta com defletor da sabó, 4 litros do astrol gtx anti borra, 1 frasco de Bardhal B12 e um veda juntas parecido com aquele preto da loctite(1 tubo é o suficiente?).Minha intenção é manter o carter atual e só trocar a junta.O oleo do carro nunca baixou, mas ao redor da junta fica melando um pouco de oleo.
Vou tirar umas fotos e depois posto aqui.
Imagem

Monza SL/e 90 azul - Gasolina
Caxias do Sul - Rs

Fotos viewtopic.php?f=33&t=17447
Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor Felipe SLE » 17 Jun 2012, 14:28

Então pessoal, hj retirei o cano do escape, mas quando fui desmontar o carter noto que tem tipo uma capa que atrapalha a retirada de 2 parafusos do carter, tenho medo de tira-la, pois ela faz parte do cambio e ai vazar oleo.Oque vc's me dizem, da pra tirar ela?
Imagem

Como não tenho cavalete tive que improvizar calçando com blocos, tem algum problema em deixar o carro assim por uns 3~4 dias?
Imagem
Imagem
Imagem

Caxias do Sul - Rs

Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor waldir » 17 Jun 2012, 14:58

A capa 1/2 lua (tampa da carcaça da embreagem) deve ser retirada, sim

Pode deixar apoiado nos blocos que me parecem ser bem resistentes.

abs
waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Imagem
waldir
Membro Classic SE (Ní­vel 8)

Monza: Sedan Hi-Tech 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995

Mensagempor WizardMaster » 17 Jun 2012, 17:06

Isso mesmo Felipe...tem que retira-la caso contrário ñ tem como remover o cárter, quando troquei o meu tbm tive receio emr emove-la.
Não se esqueça de limpar essa capa, e cuidado p/ ñ trocar parafusos nessa desvantagem. Eu comprei os parafusos do cárter novos no mesmo modelo de fábrica, assim me sentí mais seguro, se quiser faça o mesmo ñ é caro :smt023
Remova tbm o pescador pra limpa-lo, eu usei desengraxante e sacudí bastante até sair o líquido limpo o resultado foi exelente desencrustou pedaços d eóleo velho.Daí na montagem vc compra um anel de borracha pra substituir o antigo.Outra coisa, a remocão dos dois parafusos dele tem que ter paciência mas sai numa boa.

Cuidado com a "pingadeira de óleo" no rosto :lol:
Estes blocos aguentam numa boa. Na falta tem que improvisar mesmo.

Abraços e é bom saber que meu tópico esta "gerando frutos" para ajudar o amigo! :smt023
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

Mensagempor Felipe SLE » 17 Jun 2012, 19:51

hehe, qd eu tava la em baixo do carro e vi essa capa lembrei de vc querendo tirar uma lasquinha da polia, hehe, por 1 min pensei em fazer o mesmo.
Mas então, to indo de vagar, hj tirei o cano do escape, e pra ajudar ta chovendo mt aqui, ai n anima em fazer nada.Minha chave de boca(canhão) quebrou tb, ai vou ter que comprar outra =(
Tenho uma duvida em relação a quantidade de silicone que devo colocar na junta, 1 tubinho é suficiente para passar silicone em cima e em baixo da junta? Não quero que falte silicone na hora de botar a junta, ai teria que para tudo e comprar mais.
Imagem

Caxias do Sul - Rs

Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor WizardMaster » 18 Jun 2012, 00:56

Então Filipe, vai de vagar e sem pressa assim terá ótimos resultados, ñ se esqueça de desligar o negativo da bateria, a minha tinha dxado ligado e em 2 semanas mechendo descarregou.Compra uma chave L de 10mm pros parafusos do cárter cara é perfeita p/ esse trampo na falta de um torquímetro principalmente na hora do aperto, a canhão é mais complicada para apertar os fusos.
Que silicone vai usar, marca e tipo?...como vc ja deve ter visto aqui no tópico o pessoal indicou o silicone loctite black comprei mas acabei ñ usando devido a inesperiência para esta finalidade, montei o cárter sem silicone mas até hj nada de vazamentos. Passe um fio de aprox. 2mm sobre a junta circulando os furos, quando tiver tempo dê uma olhada em algumas paginas deste tópico que o Rafaelo me deu dicas de como usar.
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

Mensagempor Felipe SLE » 18 Jun 2012, 14:15

WizardMaster escreveu:Então Filipe, vai de vagar e sem pressa assim terá ótimos resultados, ñ se esqueça de desligar o negativo da bateria, a minha tinha dxado ligado e em 2 semanas mechendo descarregou.Compra uma chave L de 10mm pros parafusos do cárter cara é perfeita p/ esse trampo na falta de um torquímetro principalmente na hora do aperto, a canhão é mais complicada para apertar os fusos.
Que silicone vai usar, marca e tipo?...como vc ja deve ter visto aqui no tópico o pessoal indicou o silicone loctite black comprei mas acabei ñ usando devido a inesperiência para esta finalidade, montei o cárter sem silicone mas até hj nada de vazamentos. Passe um fio de aprox. 2mm sobre a junta circulando os furos, quando tiver tempo dê uma olhada em algumas paginas deste tópico que o Rafaelo me deu dicas de como usar.

Vou providenciar o resto do material que falta pra amanha ja fazer o serviço, vou comprar a junta do escape, os parafusos novos do carter, uma chave L 10mm e o anel de vedação do pescador. Vou ter que limpar o bloco td, pq ta td melado, isso que o oleo não chega a vazar, mas o carro rodou +- 2 anos com a junta assim e melou td. :smt021
Ja li praticamente td o topico, inclusive um post que o David Crozeta menciona que trocou a junta no monza dele e não usou os limitadores nem silicone.
Estou pensando em tirar os limitadores e usar apenas o silicone que é este aqui
http://www.interfix.ind.br/site/produtos.php?id=42
1 tubinho só seria o suficiente para passar nos 2 lados da junta? Minha ideia é passar ele mais na borda externa ai qd apertasse o carter ele vazaria pro lado de fora.
Imagem

Caxias do Sul - Rs

Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor WizardMaster » 18 Jun 2012, 18:04

É isso aí Filipe, está no caminho certo meu caro é lendo e perguntando que se aprende :smt023.
Eu montei o defletor/junta sabó com os limitadores e sem silicone mas fica como opcional p/ vc.
O desengraxante que te falei faz um ótimo trabalho de limpeza da base do bloco onde vai assentar a junta creio que ele "dissolve" o óleo por ser um solvente, faça um teste com ele (se for comprar) para limpar as áreas onde está melado como disse.
Em relação ao silicone ñ sei te dizer se este é de confiança para tal mas acredito que esta bisnaga de 50G deve dar sim pq vc deve aplicar uma tira fina e continua do mesmo, ñ vai gastar muito.

Qualquer coisa é só falar.
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

Mensagempor Felipe SLE » 19 Jun 2012, 15:56

Então, consegui tirar o carter hj, porem a junta e o defletor só consegui tirar após remover o pescador, é ai que vem minha duvida.Na hora de montar como farei?Primeiro coloco a junta e o defletor, depois o pescador e depois o carter?
Fica meio complicado passar silicone se for assim, pois rapido como sou, quando terminar de montar o pescador o silicone ja vai ta seco...
Imagem

Caxias do Sul - Rs

Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor WizardMaster » 19 Jun 2012, 16:44

Felipe.
Rapaz com silicone da trabalho mesmo p/ montar, se ñ me engano eu fiz assim (sem silicone), (confira a pag 5 do tópico la tem algumas informações) montei o pescador e dxei ele meio folgado daí vim com o defletor e fui colocando ele com cuidado e com muita paciência, no meu caso meu carro tava sem aquela pç que segura o pescador no bloco e se o teu a tiver creio que da pra coloca-la depois de por defletor.Dai o defletor vai ficar dependurado então vc aperta o pescador certinho sem esquecer o anel de vedação dele e vem com o cárter daí é só ajustar o defletor junta e carter e começar a parafusar seguindo a sequencia correta de aperto essa sequencia tem na pagina 6 do tópico.

Este foi um dos motivos que dxei o silicone de lado :smt005

Abraços.
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

Mensagempor Felipe SLE » 19 Jun 2012, 20:46

Fiz o serviço hoje de tarde, qd tirei o pescador não achei anel nenhum, então montei ele sem botar mesmo, tem algum problema? Ja montei tudo, mas teve 2 parafusos do carter que não quiseram segurar o aperto, os 2 da ponta, embaixo da correia dentada, peguei 2 parafusos 10 maiores que tinha em casa e botei uma arroela, ai segurou, mas não sei se ficou bom o aperto.Ainda não botei o oleo, estou esperando o silicone secar.
Imagem

Caxias do Sul - Rs

Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor WizardMaster » 20 Jun 2012, 00:47

Felipe vc tem que desmontar e colocar o anel, provavelmente devido ao calor e pressão o anel velho ficou pregado na "boca da bomba ", force-o para remover assim como eu fiz, creio que se vc dxar sem pode ocorrer problemas de sucção do óleo pela bomba de óleo o que acarretaria em má lubrificação do motor e dor no bolso futuramente.

Não sei se reparou mas no pescador tem uma saliência circular (na parte onde conecta no bloco)...nesta saliencia é onde fica o anel de vedação, ja ali onde o parafusa, quando removi o meu o anel focou pregado ali e saiu por acaso, de tanto que eu limpava com o desengraxante aquela região.
Obs.: O antigo anel vai estar rígido e quebrável, a borracha simplesmente endureceu. Dica: leve o pescador a auto pçs que eles te arrumam um sob medida sem erro.

Poste fotos do trabalho quando tiver duvidas assim fica mais facil o entendimento :smt023
Ví um comentário no video do adg, era vc mesmo? :lol:
Ele é bem direto! "claro que sim."

Boa sorte meu caro, tou atento aqui.
Meu monza:

Faça você mesmo:
WizardMaster

Mensagempor Carlos A. Freire » 20 Jun 2012, 07:37

Felipe SLE escreveu:Fiz o serviço hoje de tarde, qd tirei o pescador não achei anel nenhum, então montei ele sem botar mesmo, tem algum problema? Ja montei tudo, mas teve 2 parafusos do carter que não quiseram segurar o aperto, os 2 da ponta, embaixo da correia dentada, peguei 2 parafusos 10 maiores que tinha em casa e botei uma arroela, ai segurou, mas não sei se ficou bom o aperto.Ainda não botei o oleo, estou esperando o silicone secar.

Como foi mencionado no outro tópico sobre esse assunto, de maneira alguma pode deixar o pescador sem o anel de vedação.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Carlos A. Freire
MODERADOR

Ano/Modelo: 1996/1996

Mensagempor Felipe SLE » 20 Jun 2012, 11:00

Era eu sim Wizard, fiquei meio apavorado ontem hehe.
Bem, desmontei tudo, retirei o pescador e vi que ele tinha o anel, porem não percebi, pois o mesmo esta ruim comforme foto.
A junta apesar de nova estragou, devido ao carter antigo estar meio ruim, o bocal dos parafusos dele esta achatado para cima, então contou a junta.
Vou ter que comprar um carter e uma junta nova e o anel novo, media de 110 reais aqui na minha cidade. Eu quiz reaproveitar o carter antigo e deu nisso =(
Dessa vez vou montar sem silicone, ele só atrapalha.
No pescador tem 2 parafusos de 10 com aruela avulsa, eu posso comprar 2 parafusos novos com aruela ja embutida? muda algo?

Imagem
Imagem

Enquanto a essa junta, daria pra reutilizar ou esses cortes perto dos parafusos irão vazar, quase tds os buracos tão assim?
Imagem
Imagem

Caxias do Sul - Rs

Felipe SLE
Membro SL/E (Ní­vel 3)

Mensagempor Rafaelo » 20 Jun 2012, 12:58

fez bem em tirar, o Oring tava amassado sem sua função de vedação.
Imagem
Rafaelo
MODERADOR

AnteriorPróximo

Voltar para Motor & Mecânica interna