Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
WizardMaster
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por WizardMaster »

Então simplesmente ñ teria geito de fazer o trampo de aperto com outra ferramenta?
Tou lascado ñ tenho torquimetro nem sei quem tem.
Creio que ninguém saiba explicar como fazer com outra ferramenta Jesuino pq ja fiz essa pergunta a algum tempo e ñ tive resposta quanto a utilização de chave L.
Desanimei amigo.
:?
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por monzausado »

não de forma alguma desanime,
com uma chave fixa ou "L" voce aperta na boa,
"como todo mecanico faz"

encosta bem o parafuso no final ( bem encostado)
segura a alavanca com uma mão aproximadamente no meio da haste de força, preferencialmente segure a chave no mesmo ponto em todos os apertos,
pode chegar proximo a um aperto da vela de ignção, ( referencia)

o que deve ser feito na proxima troca confere tal aperto,
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por monzausado »

monzausado escreveu:colegas me perdoem se estiver repetindo:

Não se esqueça de colocar óleo no filtro antes da instalação, para uma boa fixação é normal molhar o dedo e passar na borracha de vedação do filtro, assim quando ela encostar você poderá dar o torque sem que a borracha faça freio

quanto ao aperto não achei minha tabela, mas se eu não estou enganado é 10mm (m6) pode apertar com algo entre 6-10 Nm (lembre-se que 1kgf. m é 10Nm)
Peço que confirmem o valor.
Vamos lá:
Nm Newton metro

Quando apertamos um parafuso, observamos que ao chegar ao final há certa resistência para apertar, então você começa a fazer uma "pequena força" e esta força é medida assim,
Como os torquímetros chineses vêm quase na totalidade com esta medida achei convenientes citar, mas eu gosto de
Kgf.m quilo grama força por metro,
Ou seja, com uma haste de um metro a força em quilos que você aplica sobre o parafuso.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por WizardMaster »

monzausado escreveu:não de forma alguma desanime,
com uma chave fixa ou "L" voce aperta na boa,
"como todo mecanico faz"

encosta bem o parafuso no final ( bem encostado)
segura a alavanca com uma mão aproximadamente no meio da haste de força, preferencialmente segure a chave no mesmo ponto em todos os apertos,
pode chegar proximo a um aperto da vela de ignção, ( referencia)

o que deve ser feito na proxima troca confere tal aperto,
Bom amigo, queria fazer o trampo bem feito e pelo que vi só com o torquimetro, mas como disse eu ñ tenho um :?
Mias uma vez muito boa sua explciação!

Vou fazer mesmo como todo mecanico faz, na chave "L".
Segue uma foto da minha que alias a usei pra remover os parafusos do cárter e tbm quase todo o resto.Farei neste metodo que recomendou com muita calma e cuidado.
Mas como saber se ja esta bom?
Tentei fazer um comparativo de tamanho :smt005
Imagem

Abs
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Pelo pré-suposto que conseguiu tirar com essa chave, também conseguirá parafusar!
Mas é mais ou menos o que já foi dito! Encosta todos os parafusos até começar a sentir a resistência, depois dê um pouco mais de aperto!
Exemplo; depois de sentir a resistência, deu 1 volta no primeiro parafuso, dê uma volta nos demais também!

Lembrado de começar o aperto sempre do meio para as laterais!

Já deu tudo certo até agora, não desanime!

Um abraço.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por WizardMaster »

Então daniel, agora sim sei como fazer, obrigado.
Pois é minha chave ñ é la esass cosia mas me quebra um galhão haha.
Quanto ao aperto vouseguir a imagem que o amigo Jesuino enviou em umas paginas atras desta que ensina exatamente dessa forma.
Essa resistencia vou sentir ja apertanto com a chave ou pode primeiro apertar no dedão mesmo até senti-la pra depois vir com a chave e dar uma completa emc cada um dele?

Ja ñ sei mais de onde tiro tanta pergunta, acho que é medo de fazer meleca hahahaha

No mais obrigado pelo apoio moral galera!
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Coloca com a mão até onde der, depois dá uma encostadinha com a chave só para sentir a resistência, depois dê o aperto final!
Depois feche o bujão do carter se não estiver fechado, ponha o filtro já com o óleo dentro, ponha o óleo no motor e dê a partida!

Mais o máximo de caca que vai dar é vazar novamente! Claro não aperte demais os parafusos!
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagem não lida por WizardMaster »

Certo, depois do almoço começarei a montagem do carter e tudo que retirei e então por pra funcionar. :smt023
Obrigado Daniel!
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