MONZEIROS.COM - Tudo sobre o Chevrolet Monza!
Home   |    Ver minhas mensagens   |   Painel de Controle do Usuário   |   Entrar



Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).

Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor WizardMaster » 16 Fev 2012, 22:02

Cá eu novamente.
Bem como alguns sabem vou eu mesmo trocar o carter do meu monza, amanha estarei comprando tudo que precizo.
Fui no site da orbi quimica a procura de alguma cola para juntas e me deparei com a seguinte cola dita como "semi-secativa" a qual ñ é necessário uso de juntas de cortiça, papel ou borracha e ressite a -30°C à 150°C.
Enfim, segue o link e leiam vcs mesmo.
http://www.orbiquimica.com.br/home/produto.php?id=15

Bom como sou leigo no assunto, eu poderia então dispensar o uso de uma junta de borracha para meu novo cárter e usar somente essa cola semi-secativa?
Eu nem sabia da existência de tal produto.

E aproveitando, qual maraca de junta e material vcs me indicam, digo, junta do carter e junta da tubagem baixa do escape (ja que terei de solta-lo para retirar/colocar o carter)

Obrigado novamente galera.
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 16 Fev 2012, 22:21

vou ficar na expectativa aqui tbm,se for assim eu retiro a junta de vez. to cansado de perder oleopor causa da junta e junta da descarga por causa de auto center
EFI 2.0 gasolina.
Completo CB 1993 2 portas
Vermelho Maiorca
Nunca teve GNV
Avatar do usuário
aldemberg
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 152
Registrado em: 31 Ago 2008, 12:23

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor david crozeta » 16 Fev 2012, 22:30

Eu não acho necessário uso de cola, mas se for usar tem uma da loctite preta alta temperatura, usei na gaiola do comando, é bem resistente !

Abraço
MONZA CLASSIC-SE 1988
Imagem
Imagem

fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 2376
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Estado: PR - Paraná
Cidade: Curitiba
Monza: Sedan Classic SE 2.0
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 16 Fev 2012, 23:08

david crozeta escreveu:Eu não acho necessário uso de cola, mas se for usar tem uma da loctite preta alta temperatura, usei na gaiola do comando, é bem resistente !

Abraço


Eu nem queria usar cola mas se ñ usar corro o risco de vazamento no carter e na tubagem, ou teria algum método que ñ utilize cola p/ estas finalidades?
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 17 Fev 2012, 01:43

o meu,como nao tem peito de aço e nao acho pra comprar, sempre amassa e consequentemente vaza,as vezes penso em comprar um novo,mas acho ki nao vai resolver,visto que tbm vai amassar e vazar da mesma forma
EFI 2.0 gasolina.
Completo CB 1993 2 portas
Vermelho Maiorca
Nunca teve GNV
Avatar do usuário
aldemberg
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 152
Registrado em: 31 Ago 2008, 12:23

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Éder Vian » 17 Fev 2012, 07:42

Ola galéra!
Eu optaria pela cola da loctaite (preta).
Os veiculos novos ja saem c/ o carter colado.
No tubarão 2.0, usa uma junta c/ um defletor, não seria legal dispensar este defletor p/ só colar o carter.
Éder Vian
Monza 2.0 GLS 95/95 - Etanol
Avatar do usuário
Éder Vian
Membro SL (Ní­vel 1)
 
Mensagens: 42
Registrado em: 19 Nov 2009, 08:33
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Guarulhos / São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 17 Fev 2012, 11:32

sempre me perguntei qual a finalidade do defletor dentro do carter.
EFI 2.0 gasolina.
Completo CB 1993 2 portas
Vermelho Maiorca
Nunca teve GNV
Avatar do usuário
aldemberg
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 152
Registrado em: 31 Ago 2008, 12:23

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 17 Fev 2012, 11:33

aproveitando... eder,qual a cor do seu carro??
EFI 2.0 gasolina.
Completo CB 1993 2 portas
Vermelho Maiorca
Nunca teve GNV
Avatar do usuário
aldemberg
Membro GL (Ní­vel 2)
 
Mensagens: 152
Registrado em: 31 Ago 2008, 12:23

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Éder Vian » 17 Fev 2012, 11:43

aldemberg escreveu:aproveitando... eder,qual a cor do seu carro??

Rsrsr.
Parece c/ a cor do seu, rsrsr,
Ainda ñ me informei ao certo sobre o nome desta cor.
Éder Vian
Monza 2.0 GLS 95/95 - Etanol
Avatar do usuário
Éder Vian
Membro SL (Ní­vel 1)
 
Mensagens: 42
Registrado em: 19 Nov 2009, 08:33
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Guarulhos / São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor monzausado » 17 Fev 2012, 11:50

eu uso a deflatora com a junta de borracha, colada com silicone de cura acética, ( o da bisnaga no mercado)
comprei da marca sabó e já havia a recomendação de colar com o silicone,
a cola semi-secativa ou cola de motor, é opcional, recomendado devido ao fato de na montagem facilmente o mecânico pode "empenar" o depósito de óleo,
por ser grande deveria observar a montagem em cruz, com uma chave de torque, mas já sabemos que ninguém usa chave de torque ali.

quanto a defletora, de vários fins ela é entre eles minimizar a formação de ondas e espumação, acredito que já há tópicos sobre este assunto

não esqueça de limpar o pescador...
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
 
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 16:06
Estado: PR - Paraná
Cidade: Curitiba
Monza: Sedan SL 1.8
Ano/Modelo: 1988/1988
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Éder Vian » 17 Fev 2012, 11:52

aldemberg escreveu:sempre me perguntei qual a finalidade do defletor dentro do carter.

Um mecanico, amigo meu, me esplicou q o defletor serve p/ evitar q o turbilhão de ar criado pelo alto gir da arvore de manivelas, empurre o oleo p/ as extremidades do carter, e falte oleo p o pescador sugar.
Isso em alta rotação seria muito prejudicial ao motor.
Essa é a informação q me passaram.
Um abraço!
Éder Vian
Monza 2.0 GLS 95/95 - Etanol
Avatar do usuário
Éder Vian
Membro SL (Ní­vel 1)
 
Mensagens: 42
Registrado em: 19 Nov 2009, 08:33
Estado: SP - São Paulo
Cidade: Guarulhos / São Paulo
Monza: Sedan GLS 2.0
Ano/Modelo: 1995/1995
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Álcool/Etanol

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor coy » 17 Fev 2012, 12:09

aldemberg escreveu:sempre me perguntei qual a finalidade do defletor dentro do carter.

depois de uma pesquisadinha:

Carlos A. Freire escreveu:A principal função do defletor é evitar que o óleo crie espuma. Essa espuma com ar, pode dificultar a lubrificação do motor. Então o óleo cai no defletor e escorre lentamente para o carter.

Abs,

Carlos Freire

Espero que o mestre não me processe.

E pra quem quer trocar a junta:
viewtopic.php?f=33&t=720&start=700
Desça até + ou - à metade da pagina que vc terá uma aula.

EDIT:
Pra não ser injusto e complementando a informação:

Rafaelo escreveu:motor fase 1 82 - 86: o carter tem defletor imbutido = se usa é deve usar junta sem defletor.

motor fase 2 87- ...: o carter nao tem defletor imbutido = se usa é deve usar junta com delfetor.

se quebrar essa regra pode quebrar o motor....

a outra função do defletor se aplica em curvas, subida, e descida o oleo ficar apressionado no pescador, evitando as onda de oleo. ela bate no defletor e volta pro fundo essa pra min é a principal função. mesma coisa tem no tanque de combustivel de veiculo injetados pra bomba nao catar so ar nessas situações...


Abraços
Marconi Albert---Itaguai-RJ
Monza club 94/94, 04 portas.

Topico da troca de meu motor, após acidente com porca (clique e veja)
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1854
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: itaguai
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor coy » 17 Fev 2012, 13:00

Outro tópico que é uma excelente leitura:
Geral no motor 2.0 MPFI c/ FOTOS
viewtopic.php?f=14&t=20839&p=265267#p265267
abraços
Marconi Albert---Itaguai-RJ
Monza club 94/94, 04 portas.

Topico da troca de meu motor, após acidente com porca (clique e veja)
Avatar do usuário
coy
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
 
Mensagens: 1854
Registrado em: 12 Abr 2011, 16:16
Estado: RJ - Rio de Janeiro
Cidade: itaguai
Monza: Sedan Club 2.0
Ano/Modelo: 1994/1994
Sist. Alimentação: EFI
Combustível: Gasolina e GNV

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 17 Fev 2012, 16:47

Quanta informação... assim que tiver um tempo quero ler tudo.
Hj fui comprar as peças e o rapaz perguntou se meu monza tinha defletor por ter 2 tipos de cárter, não soube responde-lo mas pelo ano que é 90/90 ele soube que meu monza é sem defletor mas ainda tou com o pé atrás, alguém pode confirmar??
Quanto a forma de parafusar ja sei que é cruzado.

Vlw galera!!
Primeiro e atual carro, desde 14/04/11:
Meu monza:

http://migre.me/9wigG
Faça você mesmo:
Cárter e defletor - Troca:
http://migre.me/9wig2
Bomba e caixa da direção hidráulica - Troca:
http://migre.me/9wii8
Avatar do usuário
WizardMaster
Membro Classic (Ní­vel 7)
 
Mensagens: 1026
Registrado em: 10 Mar 2011, 13:07
Estado: GO - Goiás
Cidade: Anápolis
Monza: Sedan SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1990/1990
Sist. Alimentação: Carburador 2E
Combustível: Gasolina

Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 17 Fev 2012, 21:08

todos tem, porem de maneiras diferenciadas

acontece que motores fase 2 o defletor é na junta e nao no carter. carter com defletor só o fase1. o meu motor 2011 por exemplo o defletor é no bloco. eu usaria a loctite cinza que é usado em linha de montagem. meu motor novo é lacrado com esse silicone que resiste a alta temperatura e fluidos base petróleo. com otima durabilidade e aceitação
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU MegaSquirt MSII V3.0 - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente
Rafaelo
MODERADOR
 
Mensagens: 8327
Registrado em: 13 Jan 2007, 09:32
Estado: RS - Rio Grande do Sul
Cidade: Digital 0-1
Monza: Hatch SL/E 2.0
Ano/Modelo: 1982/1982
Sist. Alimentação: MPFI
Combustível: Álcool/Etanol

Próximo

Voltar para Motor & Mecânica interna

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante