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Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).

Cárter monza SLE 90/90 - Troca.

Mensagempor WizardMaster » 16 Fev 2012, 22:02

Cá eu novamente.
Bem como alguns sabem vou eu mesmo trocar o carter do meu monza, amanha estarei comprando tudo que precizo.
Fui no site da orbi quimica a procura de alguma cola para juntas e me deparei com a seguinte cola dita como "semi-secativa" a qual ñ é necessário uso de juntas de cortiça, papel ou borracha e ressite a -30°C à 150°C.
Enfim, segue o link e leiam vcs mesmo.
http://www.orbiquimica.com.br/home/produto.php?id=15

Bom como sou leigo no assunto, eu poderia então dispensar o uso de uma junta de borracha para meu novo cárter e usar somente essa cola semi-secativa?
Eu nem sabia da existência de tal produto.

E aproveitando, qual maraca de junta e material vcs me indicam, digo, junta do carter e junta da tubagem baixa do escape (ja que terei de solta-lo para retirar/colocar o carter)

Obrigado novamente galera.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 16 Fev 2012, 22:21

vou ficar na expectativa aqui tbm,se for assim eu retiro a junta de vez. to cansado de perder oleopor causa da junta e junta da descarga por causa de auto center
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor david crozeta » 16 Fev 2012, 22:30

Eu não acho necessário uso de cola, mas se for usar tem uma da loctite preta alta temperatura, usei na gaiola do comando, é bem resistente !

Abraço
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 16 Fev 2012, 23:08

david crozeta escreveu:Eu não acho necessário uso de cola, mas se for usar tem uma da loctite preta alta temperatura, usei na gaiola do comando, é bem resistente !

Abraço


Eu nem queria usar cola mas se ñ usar corro o risco de vazamento no carter e na tubagem, ou teria algum método que ñ utilize cola p/ estas finalidades?
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 17 Fev 2012, 01:43

o meu,como nao tem peito de aço e nao acho pra comprar, sempre amassa e consequentemente vaza,as vezes penso em comprar um novo,mas acho ki nao vai resolver,visto que tbm vai amassar e vazar da mesma forma
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Éder Vian » 17 Fev 2012, 07:42

Ola galéra!
Eu optaria pela cola da loctaite (preta).
Os veiculos novos ja saem c/ o carter colado.
No tubarão 2.0, usa uma junta c/ um defletor, não seria legal dispensar este defletor p/ só colar o carter.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 17 Fev 2012, 11:32

sempre me perguntei qual a finalidade do defletor dentro do carter.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor aldemberg » 17 Fev 2012, 11:33

aproveitando... eder,qual a cor do seu carro??
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Éder Vian » 17 Fev 2012, 11:43

aldemberg escreveu:aproveitando... eder,qual a cor do seu carro??

Rsrsr.
Parece c/ a cor do seu, rsrsr,
Ainda ñ me informei ao certo sobre o nome desta cor.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor monzausado » 17 Fev 2012, 11:50

eu uso a deflatora com a junta de borracha, colada com silicone de cura acética, ( o da bisnaga no mercado)
comprei da marca sabó e já havia a recomendação de colar com o silicone,
a cola semi-secativa ou cola de motor, é opcional, recomendado devido ao fato de na montagem facilmente o mecânico pode "empenar" o depósito de óleo,
por ser grande deveria observar a montagem em cruz, com uma chave de torque, mas já sabemos que ninguém usa chave de torque ali.

quanto a defletora, de vários fins ela é entre eles minimizar a formação de ondas e espumação, acredito que já há tópicos sobre este assunto

não esqueça de limpar o pescador...
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Éder Vian » 17 Fev 2012, 11:52

aldemberg escreveu:sempre me perguntei qual a finalidade do defletor dentro do carter.

Um mecanico, amigo meu, me esplicou q o defletor serve p/ evitar q o turbilhão de ar criado pelo alto gir da arvore de manivelas, empurre o oleo p/ as extremidades do carter, e falte oleo p o pescador sugar.
Isso em alta rotação seria muito prejudicial ao motor.
Essa é a informação q me passaram.
Um abraço!
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor coy » 17 Fev 2012, 12:09

aldemberg escreveu:sempre me perguntei qual a finalidade do defletor dentro do carter.

depois de uma pesquisadinha:

Carlos A. Freire escreveu:A principal função do defletor é evitar que o óleo crie espuma. Essa espuma com ar, pode dificultar a lubrificação do motor. Então o óleo cai no defletor e escorre lentamente para o carter.

Abs,

Carlos Freire

Espero que o mestre não me processe.

E pra quem quer trocar a junta:
viewtopic.php?f=33&t=720&start=700
Desça até + ou - à metade da pagina que vc terá uma aula.

EDIT:
Pra não ser injusto e complementando a informação:

Rafaelo escreveu:motor fase 1 82 - 86: o carter tem defletor imbutido = se usa é deve usar junta sem defletor.

motor fase 2 87- ...: o carter nao tem defletor imbutido = se usa é deve usar junta com delfetor.

se quebrar essa regra pode quebrar o motor....

a outra função do defletor se aplica em curvas, subida, e descida o oleo ficar apressionado no pescador, evitando as onda de oleo. ela bate no defletor e volta pro fundo essa pra min é a principal função. mesma coisa tem no tanque de combustivel de veiculo injetados pra bomba nao catar so ar nessas situações...


Abraços
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor coy » 17 Fev 2012, 13:00

Outro tópico que é uma excelente leitura:
Geral no motor 2.0 MPFI c/ FOTOS
viewtopic.php?f=14&t=20839&p=265267#p265267
abraços
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 17 Fev 2012, 16:47

Quanta informação... assim que tiver um tempo quero ler tudo.
Hj fui comprar as peças e o rapaz perguntou se meu monza tinha defletor por ter 2 tipos de cárter, não soube responde-lo mas pelo ano que é 90/90 ele soube que meu monza é sem defletor mas ainda tou com o pé atrás, alguém pode confirmar??
Quanto a forma de parafusar ja sei que é cruzado.

Vlw galera!!
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 17 Fev 2012, 21:08

todos tem, porem de maneiras diferenciadas

acontece que motores fase 2 o defletor é na junta e nao no carter. carter com defletor só o fase1. o meu motor 2011 por exemplo o defletor é no bloco. eu usaria a loctite cinza que é usado em linha de montagem. meu motor novo é lacrado com esse silicone que resiste a alta temperatura e fluidos base petróleo. com otima durabilidade e aceitação
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 17 Fev 2012, 21:54

Rafaelo
Primeiramente muito obrigado pela informação, mas resumindo, o monza SLE 90/90 2.0 gasolina tem defletor porém ñ influenciaria no cárter nem na junta de borracha, digo, ñ preciso de outro modelo dos mesmos certo?

Bom este da loctite ñ encontrei nem mesmo a Cola Semi-secativa e acabei comprando uma "Cola 3m Para Junta" me custou 7 reais e foi indicado pelo vendedor na falta deste loctite.

Abs
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 18 Fev 2012, 01:01

opa, se comprou a junta c/defletor ou apenas a junta s/defletor e queira usar o antigo tambem é valido. mas tem que por ele NUNCA ande sem defletor. ja o carter sim no teu motor nao tem defletor, esse carter é maior se o carter nao tem defletor é o correto pro seu motor. e quando colar nao vai interferrir em nada pode colar.

essa veda junta nao é bem especial pra isso. senao me engano ela nao é pra borracha ja que a mesma faz o papel de junta quando colado é usado na montagem do cabeçote e gaiola de comando.

é caro mas a qualidade é imbativel: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... e-70gr-_JM
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor jesuino b ferreira » 18 Fev 2012, 09:46

e acabei comprando uma "Cola 3m Para Junta" me custou 7 reais e foi indicado pelo vendedor na falta deste loctite.


nao usa esta cola neste lugar nao.ela nao serve para substituir sua junta.
hoje em dia mecanicos nao usam ela pois as juntas na maioria das vezes sao de borrachas.
se usa elas onde tem junta de papel.o cara cola e quando vai arrancar tem que bater.
eu pessoalmente nunca usei ela.meu pai tinha um caminhao feneme e tambem nao usava e nunca teve problemas de vazamentos.
manda este vendedor usar no carro dele.voçe vai ter que usar uma cola ou silicone que preencha o lugar da junta. :smt023
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Carlos A. Freire » 18 Fev 2012, 10:02

Não sei se será fácil colocar cola elimina juntas onde tem defletor. O Monza de 87 em diante tem o defletor junto com a junta de borracha. Colar, colocar o defletor e depois colocar mais cola pode não ficar bom ou parte dessa cola sair pelo lado de dentro do motor. Se soltar poderá comprometer a lubrificação.

A junta de borracha original ou Sabó, junto com defletor cumpre bem seu papel. Eu recomendaria manter como projeto desse motor.

Abs,

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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 18 Fev 2012, 11:07

Carlos A. Freire escreveu:Colar, colocar o defletor e depois colocar mais cola pode não ficar bom ou parte dessa cola sair pelo lado de dentro do motor. Se soltar poderá comprometer a lubrificação.
nao por isso Carlos. os motores "modernos" vem todos colados de fabrica e nem por isso entope ou algo do tipo. meu motor é 2011 comprei na caixa GM e venho com silicone na junta de borracha. e silicone automotivo especial o loctite gray.

nao acredito que possa entupir pq quando seca ele forma um filme por inteiro, quando eu removi o carter desse motor pra colocar e guarda o motor saiu inteiro desde as sobras da parte de dentro e de fora. o motor esse é o mesmo que o fase 2 entao nao vejo alarme pra nao colar.

so que essa cola veda junta nao é especifica pra esse tipo de serviço, dae eu concordaria.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 18 Fev 2012, 11:34

Bom neste caso. será que eu poderia comprar então o defletor novo que ja venha com a borracha colada nele bastando apenas que eu parafuse o cárter e pronto ou eu entendi errado e ainda terei de comprar a cola, esse negócio de defletor ta me enrrolando a cabeça haha
Segue algumas fotos dos itens que comprei.
Junta de borracha.
Imagem

Junta do escape, dizendo o vendedor que ñ se pode usar cola quando for coloca-la pois é apenas parafusar, está correta a informação?
Imagem

Aqui a bendita cola que comprei errado por culpa do vendedor.
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Cárter
Imagem

Imagem

Parafuso com dois modelos de arruela os quais estou em duvida sobre seria melhor
Filtros.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 18 Fev 2012, 11:58

WizardMaster, essa cola nao serve pra isso como o nome diz cola junta ela faz o papel de junta por meio adesivo. isso so é usado na gaiola e cabeçote onde nao tem junta(existe colas melhores que essa pra esse fim)

teu carter esta correto fase 2.

exitem '2 tipo' de juntas pro teu motor: com ou sem defletor.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... fletor-_JM

recomendo comprar a sabo c/defletor. reaproveitar defletor usado e junta sem defletor nao é legal corre o risco de nao da assentamento na vedação.
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor jesuino b ferreira » 18 Fev 2012, 12:00

pode usar esta junta com seu defletor mesmo.lava ele bem e se nao me engano ele vai vestido na junta.e tem as arruelas espaçadoras que nao deixa apertar a junta em excesso.
eu nunca usei cola,mas se for usar usa desta que o rafaelo falou pois ela e espeçifica para este tipo de serviço.
quanto as arruelas pode usar qualquer uma.guarda a outra para uma futura troca de oleo. :smt023
Junta do escape, dizendo o vendedor que ñ se pode usar cola quando for coloca-la pois é apenas parafusar, está correta a informação?
correto

reaproveitar defletor usado e junta sem defletor nao é legal corre o risco de nao da assentamento na vedação

pareçe que eu nao vi a abertura do defletor nesta junta :smt017
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor WizardMaster » 18 Fev 2012, 13:10

Rafaelo
ñ sei o estado do meu defletor mas realmente há necessidade de comprar outro?
Já a junta de borracha, acho que vou troca-la, essa que comprei é lisa não tem aqueles "vincos" do cárter e tbm ñ aparenta ser de boa qualidade, vou levar segunda para trocar.
Eu encontrei aqui perto de casa essa cola silicone loctite black 598 (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ck-598-_JM)
Seria essa uma das decentes que os amigos se referem?
Segunda vou garimpar a procura desta que o Rafaelo recomendou.

jesuino b ferreira
Primeiramente obrigado pelas informações.
Mas se eu remover o defletor eu não danificarei a junta dele?(se é que tem uma) ou melhor, quais juntas eu terei que ter p/ este serviço, a do cárter e tubagem correto?

Pessoal eu posso estar em outra linha de entendimento a que vcs estão tentando explicar mas é que pra mim fica difícil entender sem ver, digo, só vi cárter "desmontado" uma vez e foi o meu mas mesmo assim só passei o olho.

Lembrando que pra remover o defletor para limpa-lo terei de tirar o pescador o qual se eu ñ estiver errado tem 2 parafusos, mas e na hora de recoloca-lo, ele tem alguma junta ou é só parafusar devolta?

Obrigado pela atenção dos amigos, realmente tenho muitas pequenas duvidas haha
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Re: Cola Semi-secativa 1304

Mensagempor Rafaelo » 18 Fev 2012, 13:29

sim esse silicone é de uso automotivo industrial suporte altas calorias e resistente a oleos,graxa,combustivel e tambem nao solta quando exposto a esses interperes. ele é praticamente iqual ao cinza. pode usar o preto nao precisa comprar o cinza ele atende as exigencias ja sitadas.

quanto a junta reaproveitamento de defletor eu nao aconselho pelo seguinte motivo. toda vez que tira o carter o defletor sofre deformaçoes por ser metal fino um aperto por exemplo, ou se a junta estava 'colada' e for arrancar acaba empenando as bordas. fora que juntas s/defletor especialmente as genericas nao tem o suporte(alinhador de furos) pra defletor como essa que tu tem ae. a nao ser que seja uma sabo.

eu acho mais seguro é troca a junta inteira por um sabo com defletor imbutido e fazer um filete de silicone continuo em toda a face da junta. um filete continuo e fino na face do carter, coloca a junta e outro filete na parte de cima da junta. é mais garatindo e seguro.

a junta de borracha ja da vedaçao correta, mas ela sempre vai molhar em volta da junta grudando po mais cedo ou mais tarde.

Master, compre essa junta que te mostrei é mais pratico e seguro. reaproveitar esses tipo de coisa nem sempre é vantagioso especialmente ficar mexendo em carter onde se perde o oleo.

acho que temos tutorial de remoção de carter fase 2 o pessoal pode te ajudar.
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