Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por kraudyu » 14 Fev 2012, 19:04

Gostaria de saber como se troca a válvula de alívio do cabeçote? Pois o motor do Monza de um colega demora um pouco para carregar os tuchos, e uma das funções da válvula de alívio é reter o óleo no cabeçote quando o motor não está em funcionamento.

Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 16389
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por Carlos A. Freire » 14 Fev 2012, 19:36

Uma válvula fica na bomba de óleo. Tem que remover o filtro de óleo para acesso a ela. A outra fica abaixo do distribuidor. Tem que remover o selo para ter acesso. Essas válvulas são encaixadas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP

kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por kraudyu » 16 Fev 2012, 12:24

Obrigado Carlos !!!!

Avatar do usuário
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6511
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por vrsilva » 16 Fev 2012, 12:32

Esta é a mesma valvula que faz o óleo permanecer no cabeçote, e caso esteja com problemas toda vez que o carro fica parado por algum tempo os tuchos estão sem óleo fazendo barulho? É possivel que alguma oficina esqueça de recolocar a valvula novamente no lugar??? Pois o meu começou a bater tucho depois que o cabeçote foi para fazer revisão...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.

Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 16389
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por Carlos A. Freire » 16 Fev 2012, 12:41

Esquecer de colocar é difícil. Mais difícil é o reparador mexer nessas válvulas.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP

Avatar do usuário
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6511
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por vrsilva » 16 Fev 2012, 14:18

Mas tem de ser feito algum serviço de limpeza nelas??? O que acontece se elas ficaram "entupidas" se é que ficam???
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.

Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 16389
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por Carlos A. Freire » 16 Fev 2012, 14:37

Se obstruir não vai passar óleo ou pode aumentar a pressão em alguns pontos. Essa válvula é do tipo esfera com mola. Ou seja, o óleo passa apenas em uma direção. Na minha opnião, muito raro acontecer um defeito.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP

Avatar do usuário
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10162
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: Como trocar a válvula de alívio do cabeçote

Mensagem não lida por Rafaelo » 16 Fev 2012, 15:40

uma das funções dessa valvula é de reter a pressao na camara dos tuchos, assim evitando a despressurização com ele em funcionamento, alem de alivio de pressao excedente. é um diodo mecanico.

batida de tucho pode sim esta relacionado a ela
Monza Hatch Custom - Preto Liszt - ECU PROecu v2.0 N20XF - Motor N20XF FlexPower 2.0 2012 0.km Legalizado - ABS 8.0 - Freios 5F 288/286mm - Sistema Escapamento Inox 304 - Customização desde 2005~Presente

Meglio vivere un giorno da leone che cento anni da pecora!

Responder