Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
monzausado
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por monzausado »

Indiscutível, prevenção é a melhor solução...
já por diversas vezes deixei partir a correia do meu Monza (1.8a) já aconteceu até de morder a cabeça do pistão (a válvula), até descobrir que precisa trocar o conjunto ( engrenagens) pelo menos a cada 100.000, independente de atropelar ou não é conveniente desmontar e verificar ( in lócus), troca a junta e descarboniza
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Danieldsa15
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Carlos Freire e Amigos,

Retomando a discussão! Pelo que andei pesquisando a partir de 87 (fase 2) no caso dos 1.8 gasolina, biela, vira, pistões, cabeçote são iguais! Só não achei o tamanho das válvulas e o comando de 91 a 96 é diferente dos anteriores acredito mais por causa do rasgo do distribuidor!

Como você havia dito que o 1.8/89 do seu antigo chefe não bate os pistões nas válvulas, provavelmente nos 1.8 EFI gasolina não bateriam, a não ser que as válvulas fossem maiores, o que não acredito serem!

Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
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Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse, tenho dúvidas com motores 1.8l EFI, por não ter nenhum relatos de problemas com quebra de correia dentada e, por tem ter Monza de amigos e família com esse motor.

Podemos comparar também a compressão dos motores:

1.8l álcool carburado - 12:1
1.8l álcool EFI - 11,7:1

1.8l gasolina carburado - 8,8:1
1.8l gasolina EFI - 8,8:1

2.0l álcool carburado - 12:1
2.0l álcool EFI - 12:1

2.0l gasolina carburado - 8,8:1
2.0l gasolina EFI - 9,2:1

Então, nessa comparação, teoricamente os motores 1.8l álcool e gasolina carburado e EFI não devem ter problemas com quebra de correia dentada. Os motores 2.0l álcool carburados e EFI podem ter problemas.
Os motores 2.0l gasolina carburados não deve ter problema, e o 2.0l gasolina EFI talvez.

Mas é apenas comparação, não sei o quanto abre (desce) cada válvula em cada motor, a distância da câmara das válvulas em relação a face do cabeçote em contato com o bloco do motor, já que temos diferenças entre cabeçote do carburado e EFI, como mostra o CepChev.

Teria que testar em cada motor. O fato é que tenho vários relatos de problemas nos motores 2.0l com quebra de correias. Alguns casos apenas válvulas, outros, válvulas, balancins e escoras, outros válvulas, balancins, escoras e cabeçote, como foi o caso do Monza GLS 94 álcool do meu tio. Alguns dizem que podem até furar pistões, eu nunca vi ou tive relato desse acontecimento.

Abs,

Carlos Freire
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Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
Para comprovar, coloque a correia dentada no ponto, remova todas as velas para não oferecer resistência da compressão, solte a correia e vire devagar a polia do comando e verifique se há resistência. Se houver não force para não danificar o motor.
Pode fazer também movendo o virabrequim, mas usando a chave e não o pneu com carro engatado. Neste caso não tem a sensibilidade para identificar se encostou ou não.

Se as válvulas baterem nos pistões, dá para sentir ao fazer o movimento.

De qualquer forma, é um procedimento arriscado e não aconselho fazer quando não se tem conhecimento e experiência no assunto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Danieldsa15
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

Procedimento interessante! Quando tiver um tempinho tento o procedimento!

Valeu Carlos!

Um abraço.
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Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Tome muito cuidado!

Abs,

Carlos Freire
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Danieldsa15
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

OK! Antes sem tirar a correia vou retirar somente as velas e ver se visualmente consigo ver até onde vão as válvulas e pistões! Assim não corro maiores riscos!
Rafaelo
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Rafaelo »

outra coisa somente ocorre colisao de valvulas em motores alcool 2.0 devido ao Domo. motores gasolina nao possui Domo entao nao tem como colidir contra a cabeça de pistao. a cabeça da nao sai da face do cabeçote + 1.20mm da junta e o pistao no PMS impossivel de colidir. contrario do alcool Fase 2

no exemplo do tio do Carlos foi nesse motor 2.0 alcool. um dado interessante, no meu motor 2011 flexpower tem taxa original 11.5:1 o pistao é reto, porem ele sai do bloco(deck positivo) 0,5mm e mesmo assim nao ocorre colisao. a valvula tem extenção menor que a face do cabeçote.
Editado pela última vez por Rafaelo em 05 Fev 2012, 12:18, em um total de 1 vez.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
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