Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 12 Jan 2012, 01:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por marciliodrums »

A correia dentada do meu quebrou alguns dentes, estou tendo a ajuda dos amigos no fórum e do meu conhecimento para troca.
Apesar do amigo ter citado que é difícil alguém abrir o motor apenas para ver se empenou alguma coisa tá aqui um doido que tá fazendo isso. Não só pra ver se empenou alguma coisa mas pq o motor está vazando por todas as juntas então vou aproveitar que o monzão tá parado mesmo pra manutenção e vou dar uma geral nisso.
Tow lendo alguns posts por aqui também sobre as válvulas e eixo de camés para avaliar se também será feita manutenção ali.
Estarei observando e avaliando a situação dos pistões baterem nas válvulas como alguns amigos aqui nesse post estão propondo, primeiramente por observação e depois por teste prático que foi proposto sempre tomando muito cuidado. Por fim posto aqui os resultados.
esmael chechenski
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 137
Registrado em: 01 Dez 2012, 13:58
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por esmael chechenski »

antes de tudo abra a tampa do comando pra ver se não quebrou balancim.
a correia desdentou com o carro em movimento, qual rpm?
do meu a um tempo atrás quebrou ao dar partida, empenou válvula e quebro dois balancins
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 12 Jan 2012, 01:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por marciliodrums »

Esmael já desmontei toda parte de cima do motor. Graças a Deus não empenou nada e também não quebou nada.

Quando aconteceu esse problema eu estava em 60 km/h , meu monza não tem marcador de rpm, mas acho que estava baixo pq não estava pisando muito apenas para manter a mesma velocidade. Quando aconteceu rapidamente retirei o pé do acelerador liguei o alerta e fui pro acostamento.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

marciliodrums escreveu:Esmael já desmontei toda parte de cima do motor. Graças a Deus não empenou nada e também não quebou nada.

Quando aconteceu esse problema eu estava em 60 km/h , meu monza não tem marcador de rpm, mas acho que estava baixo pq não estava pisando muito apenas para manter a mesma velocidade. Quando aconteceu rapidamente retirei o pé do acelerador liguei o alerta e fui pro acostamento.
Outro dia em outro tópico, havia dúvida se o motor 2.0 gasolina atropelava válvula se quebrasse a correia dentada. Pelos relatos aqui a dúvida foi sanada.
Os motores 1.8 álcool e gasolina e 2.0 gasolina não bate válvulas nos pistões e o 2.0 álcool carburado e EFI bate e arrebenta tudo quando ocorre o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
marciliodrums
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 79
Registrado em: 12 Jan 2012, 01:15
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por marciliodrums »

Carlos então quer dizer que o meu 2.0 efi gasolina não bate válvula nos pistões?
Posso ficar tranquilo então se ocorrer algum problema de sincronismo de qualquer origem no meu monzão nê?!? o máximo que pode acontecer é não funcionar ou funcionar incorretamente.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Como disse, era uma dúvida que tínhamos aqui no fórum e pelos seus relatos, a correia quebrou, tirou o sincronismo do motor e nada de grave aconteceu com motor. Se fosse um motor 2.0 álcool, principalmente EFI, já teria causado danos ao motor com a quebra da correia dentada. Andando a 60km/h é o suficiente em caso de colisão de pistões e válvulas, a quebra de balancins e empenamentos de válvulas. Alguns casos danificam também o CV e até o cabeçote, dependendo do caso.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por rafamts »

Carlos A. Freire escreveu:
marciliodrums escreveu:Esmael já desmontei toda parte de cima do motor. Graças a Deus não empenou nada e também não quebou nada.

Quando aconteceu esse problema eu estava em 60 km/h , meu monza não tem marcador de rpm, mas acho que estava baixo pq não estava pisando muito apenas para manter a mesma velocidade. Quando aconteceu rapidamente retirei o pé do acelerador liguei o alerta e fui pro acostamento.
Outro dia em outro tópico, havia dúvida se o motor 2.0 gasolina atropelava válvula se quebrasse a correia dentada. Pelos relatos aqui a dúvida foi sanada.
Os motores 1.8 álcool e gasolina e 2.0 gasolina não bate válvulas nos pistões e o 2.0 álcool carburado e EFI bate e arrebenta tudo quando ocorre o sintoma.

Abs,

Carlos Freire

Como bem disse o Carlos Freire, foi sanada a dúvida. Eu mesmo estou mais tranquilo, afinal o meu é um 2.0 gasolina e de vez em quando eu dou uma de mecânico :D
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por frfavoreto »

Carlos A. Freire escreveu:
marciliodrums escreveu:Esmael já desmontei toda parte de cima do motor. Graças a Deus não empenou nada e também não quebou nada.

Quando aconteceu esse problema eu estava em 60 km/h , meu monza não tem marcador de rpm, mas acho que estava baixo pq não estava pisando muito apenas para manter a mesma velocidade. Quando aconteceu rapidamente retirei o pé do acelerador liguei o alerta e fui pro acostamento.
Outro dia em outro tópico, havia dúvida se o motor 2.0 gasolina atropelava válvula se quebrasse a correia dentada. Pelos relatos aqui a dúvida foi sanada.
Os motores 1.8 álcool e gasolina e 2.0 gasolina não bate válvulas nos pistões e o 2.0 álcool carburado e EFI bate e arrebenta tudo quando ocorre o sintoma.

Abs,

Carlos Freire
Muito bom saber disso, inclusive fui eu quem levantou essa duvida.

A taxa de compressao do Monza 2.0 EFI gasolina é 9,2 igual do Kadett?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Responder