Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
frfavoreto
Membro GLS (Ní­vel 6)
Mensagens: 572
Registrado em: 01 Ago 2011, 13:32
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por frfavoreto »

Carlos, isso seria apenas por curiosidade minha mesmo. Na verdade eu comprei o carro a pouco tempo e não sei quando essa correia foi trocada, nem sei o estado dela. Por isso gostaria de fazer esse teste para saber se eu preciso mesmo trocar a correia agora por precaução ou se dá pra esperar mais um pouquinho pra que eu possa fazer a troca da correia, tensionador, bomba d'água e possivelmente da polia do vira, tudo junto. Eu sei o que é manutenção preventiva, mas vou dormir bem mais tranquilo se eu souber com certeza que esse motor não atropela as válvulas. =)

Além disso tem a curiosidade de saber se o sincronismo está mesmo no ponto certo (não sei se o dono anterior dava trancos).

Existe alguma diferença se o motor estiver quente ou frio? Válvulas ou pistões se dilatam significativamente a ponto de se chocarem caso estejam quentes?
Kadett Sport 2.0 EFI 96 completo

A peça mais difícil de se encontrar é um bom mecânico
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

O sincronismo do motor é o mesmo quente ou frio.

Tenho um Monza GLS 96 gasolina a 13 anos e nunca tive vontade de fazer esse teste ao trocar correia dentada ou bomba d'água, o que fiz várias vezes nesse período, onde comprei o carro com 30.000km e hoje está 255.000.km.

Posso dizer que tenho essa sensibilidade de sentir se o pistão e válvulas se chocaram, mas nunca quis tentar ver se ocorre. Quando faço manutenção em meus carros, de amigos e da família, sou bem objetivo e tento ser rápido no serviço. Ou seja, fazer apenas o que é preciso.
Então, se não tem essa sensibilidade, recomendo que não faça esse teste ou se quiser fazer, faça com que tem conhecimento no assunto.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por rafamts »

Como postado aqui no fórum, no caso do motor 2.0 efi gasolina a quebra da correia não causaria maiores danos. Na hipótese da quebra da correia então o único reparo a ser providenciado seria a simples substituição dela, correto?
Avatar do usuário
Danieldsa15
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 377
Registrado em: 11 Jan 2011, 02:49
Cidade: Betim
Estado: Minas Gerais-MG
Modelo: Monza GL
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Danieldsa15 »

rafamts,

Veja bem,
Espero que a correia não quebre com ninguém, mas supondo que quebre, na lógica o primeiro reparo a ser tentado seria por o carro no ponto e colocar uma nova correia e testar!
Acho que ninguém vai desmontar um cabeçote para ver se entortou uma válvula sem ter testado antes substituir a correia, que é muito mais simples!

Se quebrou a correia, troca! Vai que nada de grave aconteceu! :smt023
jcpa64
Mensagens: 1
Registrado em: 21 Ago 2012, 07:38
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por jcpa64 »

ola amigos meu monza estorou a correia dentada eu ponhei no ponto e dei partida pegou normal nao apresentou nen um barulho estranho rodei hus 26 km so que morreu o motor e agora do partida nele e ele pipoca o clburador e no escap oque pode ser me ajude obgd
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17758
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Verifique se não pulou dente da correia dentada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 17:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por monzausado »

Danieldsa15 escreveu:rafamts,

(...) supondo que quebre, na lógica o primeiro reparo a ser tentado seria por o carro no ponto e colocar uma nova correia(...) ninguém vai desmontar um cabeçote para ver se entortou uma válvula(...)antes substituir a correia, que é muito mais simples!
Se quebrou a correia, troca! Vai que nada de grave aconteceu! :smt023
quando danifica as valvulas ( ou mesmo quando atropela) voce percebe por vários fatos, mas o principal e que o motor "fica pulando" em marcha lenta
monzausado
Membro SL/E (Ní­vel 3)
Mensagens: 234
Registrado em: 29 Nov 2009, 17:06
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula

Mensagem não lida por monzausado »

Carlos A. Freire escreveu:O sincronismo do motor é o mesmo quente ou frio.

Tenho um Monza GLS 96 gasolina a 13 anos e nunca tive vontade de fazer esse teste ao trocar correia dentada ou bomba d'água, o que fiz várias vezes nesse período, onde comprei o carro com 30.000km e hoje está 255.000.km.

Posso dizer que tenho essa sensibilidade de sentir se o pistão e válvulas se chocaram, mas nunca quis tentar ver se ocorre. Quando faço manutenção em meus carros, de amigos e da família, sou bem objetivo e tento ser rápido no serviço. Ou seja, fazer apenas o que é preciso.
Então, se não tem essa sensibilidade, recomendo que não faça esse teste ou se quiser fazer, faça com que tem conhecimento no assunto.

Abs,

Carlos Freire
concordo em numero, gênero e grau,com sua atitude; Sr Carlos,


não precisa ir testando, dê a manutenção conforme a orientação do fabricante e tenha um carro de confiança
Responder