Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
Indiscutível, prevenção é a melhor solução...
já por diversas vezes deixei partir a correia do meu Monza (1.8a) já aconteceu até de morder a cabeça do pistão (a válvula), até descobrir que precisa trocar o conjunto ( engrenagens) pelo menos a cada 100.000, independente de atropelar ou não é conveniente desmontar e verificar ( in lócus), troca a junta e descarboniza
já por diversas vezes deixei partir a correia do meu Monza (1.8a) já aconteceu até de morder a cabeça do pistão (a válvula), até descobrir que precisa trocar o conjunto ( engrenagens) pelo menos a cada 100.000, independente de atropelar ou não é conveniente desmontar e verificar ( in lócus), troca a junta e descarboniza
- Danieldsa15
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
Carlos Freire e Amigos,
Retomando a discussão! Pelo que andei pesquisando a partir de 87 (fase 2) no caso dos 1.8 gasolina, biela, vira, pistões, cabeçote são iguais! Só não achei o tamanho das válvulas e o comando de 91 a 96 é diferente dos anteriores acredito mais por causa do rasgo do distribuidor!
Como você havia dito que o 1.8/89 do seu antigo chefe não bate os pistões nas válvulas, provavelmente nos 1.8 EFI gasolina não bateriam, a não ser que as válvulas fossem maiores, o que não acredito serem!
Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
Retomando a discussão! Pelo que andei pesquisando a partir de 87 (fase 2) no caso dos 1.8 gasolina, biela, vira, pistões, cabeçote são iguais! Só não achei o tamanho das válvulas e o comando de 91 a 96 é diferente dos anteriores acredito mais por causa do rasgo do distribuidor!
Como você havia dito que o 1.8/89 do seu antigo chefe não bate os pistões nas válvulas, provavelmente nos 1.8 EFI gasolina não bateriam, a não ser que as válvulas fossem maiores, o que não acredito serem!
Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
- Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
Como disse, tenho dúvidas com motores 1.8l EFI, por não ter nenhum relatos de problemas com quebra de correia dentada e, por tem ter Monza de amigos e família com esse motor.
Podemos comparar também a compressão dos motores:
1.8l álcool carburado - 12:1
1.8l álcool EFI - 11,7:1
1.8l gasolina carburado - 8,8:1
1.8l gasolina EFI - 8,8:1
2.0l álcool carburado - 12:1
2.0l álcool EFI - 12:1
2.0l gasolina carburado - 8,8:1
2.0l gasolina EFI - 9,2:1
Então, nessa comparação, teoricamente os motores 1.8l álcool e gasolina carburado e EFI não devem ter problemas com quebra de correia dentada. Os motores 2.0l álcool carburados e EFI podem ter problemas.
Os motores 2.0l gasolina carburados não deve ter problema, e o 2.0l gasolina EFI talvez.
Mas é apenas comparação, não sei o quanto abre (desce) cada válvula em cada motor, a distância da câmara das válvulas em relação a face do cabeçote em contato com o bloco do motor, já que temos diferenças entre cabeçote do carburado e EFI, como mostra o CepChev.
Teria que testar em cada motor. O fato é que tenho vários relatos de problemas nos motores 2.0l com quebra de correias. Alguns casos apenas válvulas, outros, válvulas, balancins e escoras, outros válvulas, balancins, escoras e cabeçote, como foi o caso do Monza GLS 94 álcool do meu tio. Alguns dizem que podem até furar pistões, eu nunca vi ou tive relato desse acontecimento.
Abs,
Carlos Freire
Podemos comparar também a compressão dos motores:
1.8l álcool carburado - 12:1
1.8l álcool EFI - 11,7:1
1.8l gasolina carburado - 8,8:1
1.8l gasolina EFI - 8,8:1
2.0l álcool carburado - 12:1
2.0l álcool EFI - 12:1
2.0l gasolina carburado - 8,8:1
2.0l gasolina EFI - 9,2:1
Então, nessa comparação, teoricamente os motores 1.8l álcool e gasolina carburado e EFI não devem ter problemas com quebra de correia dentada. Os motores 2.0l álcool carburados e EFI podem ter problemas.
Os motores 2.0l gasolina carburados não deve ter problema, e o 2.0l gasolina EFI talvez.
Mas é apenas comparação, não sei o quanto abre (desce) cada válvula em cada motor, a distância da câmara das válvulas em relação a face do cabeçote em contato com o bloco do motor, já que temos diferenças entre cabeçote do carburado e EFI, como mostra o CepChev.
Teria que testar em cada motor. O fato é que tenho vários relatos de problemas nos motores 2.0l com quebra de correias. Alguns casos apenas válvulas, outros, válvulas, balancins e escoras, outros válvulas, balancins, escoras e cabeçote, como foi o caso do Monza GLS 94 álcool do meu tio. Alguns dizem que podem até furar pistões, eu nunca vi ou tive relato desse acontecimento.
Abs,
Carlos Freire
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- Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
Para comprovar, coloque a correia dentada no ponto, remova todas as velas para não oferecer resistência da compressão, solte a correia e vire devagar a polia do comando e verifique se há resistência. Se houver não force para não danificar o motor.Claro que isso hipoteticamente, não tenho como comprovar!
Pode fazer também movendo o virabrequim, mas usando a chave e não o pneu com carro engatado. Neste caso não tem a sensibilidade para identificar se encostou ou não.
Se as válvulas baterem nos pistões, dá para sentir ao fazer o movimento.
De qualquer forma, é um procedimento arriscado e não aconselho fazer quando não se tem conhecimento e experiência no assunto.
Abs,
Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
Procedimento interessante! Quando tiver um tempinho tento o procedimento!
Valeu Carlos!
Um abraço.
Valeu Carlos!
Um abraço.
- Carlos A. Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
Tome muito cuidado!
Abs,
Carlos Freire
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Carlos Freire
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
OK! Antes sem tirar a correia vou retirar somente as velas e ver se visualmente consigo ver até onde vão as válvulas e pistões! Assim não corro maiores riscos!
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Re: Correia dentada soltou e agora sera que empenou valvula
outra coisa somente ocorre colisao de valvulas em motores alcool 2.0 devido ao Domo. motores gasolina nao possui Domo entao nao tem como colidir contra a cabeça de pistao. a cabeça da nao sai da face do cabeçote + 1.20mm da junta e o pistao no PMS impossivel de colidir. contrario do alcool Fase 2
no exemplo do tio do Carlos foi nesse motor 2.0 alcool. um dado interessante, no meu motor 2011 flexpower tem taxa original 11.5:1 o pistao é reto, porem ele sai do bloco(deck positivo) 0,5mm e mesmo assim nao ocorre colisao. a valvula tem extenção menor que a face do cabeçote.
no exemplo do tio do Carlos foi nesse motor 2.0 alcool. um dado interessante, no meu motor 2011 flexpower tem taxa original 11.5:1 o pistao é reto, porem ele sai do bloco(deck positivo) 0,5mm e mesmo assim nao ocorre colisao. a valvula tem extenção menor que a face do cabeçote.
Editado pela última vez por Rafaelo em 05 Fev 2012, 12:18, em um total de 1 vez.
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