Duvida Ponto de Ignição

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

Pessoal..fiz um quilometragem aproximada do que meu monza ta fazendo..e deu +- 7km/l...eu acho pouco... já que o versailes do meu pai que é 2.0i faz 10 na cidade...bom...ae eu e meu pai entramos numa discussão..e veio uma duvida....o que afeta no ponto de ignição de um carro?tipo,um motor com alguns anos,mesmo retificado,não vai apresentar o mesmo ponto de um carro novo?pq?por exemplo,o versa do meu pai ta adiantado,e anta super bem...bom...se alguém souber ae compartilhe.... Vlw ;)
teste
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1560
Registrado em: 13 Fev 2011, 16:07
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por teste »

Faz uma experiencia.. troca vcs de carro... talves seja so o modo de dirigir.. seu pai vai na moral faz 10/km... e vc mas apresadinho ai... vai facil..
FALTA SÓ MAIS 1 IPVA :)
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

cara...eu ando a 60km/h em 5° e o econometro esta la embaixo(verde)...e sempre mantenho ele ali...o meu pai uma vez foi andar com o monza...e colocou uma 3° numa subida e tava com o econometro la em cima(vermelho)...agora me diz...é a forma de dirigir?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

henez escreveu:Pessoal..fiz um quilometragem aproximada do que meu monza ta fazendo..e deu +- 7km/l...eu acho pouco... já que o versailes do meu pai que é 2.0i faz 10 na cidade...bom...ae eu e meu pai entramos numa discussão..e veio uma duvida....o que afeta no ponto de ignição de um carro?tipo,um motor com alguns anos,mesmo retificado,não vai apresentar o mesmo ponto de um carro novo?pq?por exemplo,o versa do meu pai ta adiantado,e anta super bem...bom...se alguém souber ae compartilhe.... Vlw ;)
henez,

verifique se o potenciometro de CO não está muito aberto tornando a mistura muito rica. A voltagem que retorna pelo fio azul (do meio) deve estar no seu caso bem próximo a 2,0 VDC. Para um ajuste perfeito deve ser feito com analisador de gases (alguns casos o ideal está em 1,8 ~1,9 VDC) E tal ajuste deve ser feito com o jump no A e B

Quanto ao ponto/avanço da ignição é preciso checar com a pistola estroboscópica após jumpear o conector ALDL no AeB

Ponto atrasado prejudica o rendimento do motor.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
mk_pontes
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 176
Registrado em: 30 Jun 2010, 18:57
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por mk_pontes »

waldir escreveu:
henez escreveu:Pessoal..fiz um quilometragem aproximada do que meu monza ta fazendo..e deu +- 7km/l...eu acho pouco... já que o versailes do meu pai que é 2.0i faz 10 na cidade...bom...ae eu e meu pai entramos numa discussão..e veio uma duvida....o que afeta no ponto de ignição de um carro?tipo,um motor com alguns anos,mesmo retificado,não vai apresentar o mesmo ponto de um carro novo?pq?por exemplo,o versa do meu pai ta adiantado,e anta super bem...bom...se alguém souber ae compartilhe.... Vlw ;)
henez,

verifique se o potenciometro de CO não está muito aberto tornando a mistura muito rica. A voltagem que retorna pelo fio azul (do meio) deve estar no seu caso bem próximo a 2,0 VDC. Para um ajuste perfeito deve ser feito com analisador de gases (alguns casos o ideal está em 1,8 ~1,9 VDC) E tal ajuste deve ser feito com o jump no A e B

Quanto ao ponto/avanço da ignição é preciso checar com a pistola estroboscópica após jumpear o conector ALDL no AeB

Ponto atrasado prejudica o rendimento do motor.
Amigo, o ajuste de CO tem q ser feito com o jumper no conector ? isso está no manual rochester ?
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

Amigo, o ajuste de CO tem q ser feito com o jumper no conector ? isso está no manual rochester ?
Creio que sim, pq o Doutor I.E. de onde tirei a mensagem abaixo consta.
A tendência é a ECU 'puxar' para o registro que está na memória e ou corrigindo em torno de...
O mesmo se dá quando corrige o avanço da ignição (ponto) se não 'jumpear' não vai ficar bom, seria o mesmo que acertar pelo ouvido.

Eu quando mexi para corrigir uma furada de um aprendiz de feeiticeiro que escancarou o meu potenciometro eu fiz e jump e recentemente testando
o scanner que o Maiko disponibilizou no forum, lá está 1,65 V (se no escape está saindo 1% de CO é outra história que não paguei para ver)

Imagem

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

Só para constar...fizemos a quilometragem certa hoje...deu 6.7km/l +-...então eu e meu pai começamos a fuçar...as velas estão com 0.7mm de folga...o normal é de 1mm +-..mas deixamos como esta com medo do carro não funcionar...então olhamos o potenciômetro de CO...tava com 2.67volts...regulamos para 2volts como dizem ae na net...sabemos que não é 100%...mas convenhamos que tava bem fora do "padrão....e verificamos o ponto...esta fora das marcas da polia....tava mais atrasado do que 0°(se isso for possível),e então regulamos...ae demos uma volta...meu pai disse que agora ele não ta mais amarrado com ele estava...ta com mais pique...agora é rodar e fazer de novo a quilometragem pra ver se isso deu resultado....

Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

henez escreveu:Só para constar...fizemos a quilometragem certa hoje...deu 6.7km/l +-...então eu e meu pai começamos a fuçar...as velas estão com 0.7mm de folga...o normal é de 1mm +-..mas deixamos como esta com medo do carro não funcionar...então olhamos o potenciômetro de CO...tava com 2.67volts...regulamos para 2volts como dizem ae na net...sabemos que não é 100%...mas convenhamos que tava bem fora do "padrão....e verificamos o ponto...esta fora das marcas da polia....tava mais atrasado do que 0°(se isso for possível),e então regulamos...ae demos uma volta...meu pai disse que agora ele não ta mais amarrado com ele estava...ta com mais pique...agora é rodar e fazer de novo a quilometragem pra ver se isso deu resultado....

Henez,
as velas podem ser recalibradas para 0,8... 0,9 (estão as minhas e o meu Monza é a Etanol)

O acerto do ponto como foi feito?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder