Duvida Ponto de Ignição

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

Henez,

No caso do gap das velas a montadora indica 1,0 a 1,1

Eu cheguei a abrir o gap para 1,1 mas não confiei na bobina de ignição que tem que mandar bem... mantenho no meio termo 0,9 se bem que rodei anos à fio com 0,8
com variados modelos de velas mas acabei ficando com a Bosch Super plus.

Quanto ao CO o ideal é regular pela porcentagem através do analisador de gases. Mas tenho a certeza se não jumpear no ajuste da voltagem, quando passar um scanner vai acusar voltagem diferente da que foi alterada.

Mas vc pode fazer a experiência: deixar ligar a ventoinha, jumpear o A e B (modo de ajuste da UCE) e corrigir a voltagem para a medida que desejar entre 1,8 e 2,0V
Desligue o motor... ligue a chave e meça novamente o fio azul do potenciômetro e nos diga que valor achou, se foi o mesmo...

Fico contente que já tenha melhorado o desempenho do motor... futuramente ao fazer nova média de consumo, conte para nós.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 14 Ago 2011, 08:43, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

No caso do gap das velas a montadora indica 1,0 a 1,1

Eu cheguei a abrir o gap para 1,1 mas não confiei na bobina de ignição que tem que mandar bem... mantenho no meio termo 0,9 se bem que rodei anos à fio com 0,8
com variados modelos de velas mas acabei ficando com a Bosch Super plus.
A montadora recomenda apenas velas fabricadas pela NGK, embora as feitas pela Bosch hoje são de boa qualidade.

No caso de abertura de eletrodos, a recomendação é de velas BPR5ES-11 (gasolina) BPR7ES-11 (álcool) com abertura de eletrodos em 1,1mm. Repare que na vela deve vir na inscrição o final -11. A velas comuns (BRP5ES) sem o final -11, não se recomenda usar no carro e nem abrir tanto. Usando a vela correta, com abertura em 1,1mm. não terá problemas com bobina ou outro componente, já que está previsto essa condição de uso. Eu mesmo usei muito essas velas nos meus antigos Monza's.
Se optar pela vela NGK Green Plug BPR5EY, que tem o eletrodo central com corte em "V", essa deve ter abertura de eletrodos em 0,8mm. Eu uso a vela AC Delco, que é fabricada pela NGK em meu Monza GLS 96 gasolina desde que comprei a 12 anos.
No caso dessa AC Delco, ela é Green Plug BPR5EY.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por rafamts »

Fiz acerto do nível de co pela voltagem para 1,8V, entretanto não fiz jumper! Há necessidade desse procedimento?
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

creio que não...eu fiz o ajuste sem o jumper...e o carro melhorou bastante...pois estava com 2.65V..e coloquei 2V...e mudou o comportamento do carro pra melhor
Avatar do usuário
rafamts
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1537
Registrado em: 04 Abr 2007, 17:41
Cidade: São Gonçalo
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza GL
Motor: 2.0
Ano: 1994
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por rafamts »

henez escreveu:creio que não...eu fiz o ajuste sem o jumper...e o carro melhorou bastante...pois estava com 2.65V..e coloquei 2V...e mudou o comportamento do carro pra melhor

Henez, também percebi melhora no meu carro ao fazer tal ajuste, mesmo sem fazer o jumper. Antes da regulagem os eletrodos da velas estavam bem pretos! Agora estão bem mais claros...
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

henez e refamts,

A questão da necessidade é relativa ao que se deseja.

Há quem acerte o avanço da ignição por sensibilidade auditiva. Há algum tempo qdo foi aplainado o cabeçote do meu Monza a lenta ficou instavel levando o motor a morrer...

Um técnico 'sensivel' estabilizou a lenta via aumento na voltagem do potenciometro do CO tornando a mistura rica/milionária (já que o bolso era o meu)

Na verdade o mecânico esqueceu de apertar a abraçadeira da mangueira do servo-freio e provocou entrada falsa de ar

Por experimentação fui reduzindo depois a voltagem do potenciômetro até a lenta ficar instável novamente, dai aumentei um pouco e cheguei a 1,65V impiricamente com a estabilização da lenta.

A voltagem 1,65V representa 1% de CO? a medida estequiométrica recomendada para o alcool esta correta?

Não quis pagar para aferir

Cá pra nóis, esse pessoal da Doutor I.E são amadores, não entendem nada de Ignição Eletrônica, de como a ECU funciona :D :D :D

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

bom...o engraçado é que quando fui regular o ponto de ignição...fiz la o jumper....mas quando liguei o carro..ele ficou sem lenta...mas mesmo assim...fizemos como manda o "manual" pra regular o ponto...levantamos a rotação a 2000rpm e fizemos a regulagem...que creio que ficou +- nos 10°...bom...o carro melhorou...agora o estranho é esse fato de com o jumper e o avanço estático o carro ficou sem lenta... alguém sabe pq?

Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

henez escreveu:bom...o engraçado é que quando fui regular o ponto de ignição...fiz la o jumper....mas quando liguei o carro..ele ficou sem lenta...mas mesmo assim...fizemos como manda o "manual" pra regular o ponto...levantamos a rotação a 2000rpm e fizemos a regulagem...que creio que ficou +- nos 10°...bom...o carro melhorou...agora o estranho é esse fato de com o jumper e o avanço estático o carro ficou sem lenta... alguém sabe pq?


Como assim, mais ou menos em 10° ?

Foi utilizada a lampada estroboscópica?
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder