Duvida Ponto de Ignição

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

bom...eu acho que deverei olhar o que esta acontecendo com a lampada de anomalias primeiro...antes de fazer qualquer coisa...provavelmente só neste find pra eu mexer(se não chover,ja que ja esta chovendo...e pq tbm a minha garagem é estreita de mais pra fazer qualquer coisa,tem que ninja pra colocar o monza sem arrebentar os espelhos),mas assim que eu tiver alguma novidade eu posto aki....e se tiver alguma luz do que pode ser essa variação de lenta com o jumper fale ae...toda a ajuda é bem vinda...

flw
vrsilva
Membro Hi-Tech (Ní­vel 10)
Mensagens: 6510
Registrado em: 12 Dez 2010, 11:47
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por vrsilva »

Acredito eu que jumpeando a UCE passa a depender totalmente dos sensores para deixar o motor liso, sem o jumper a UCE sempre consegue dar um jeito, as UCE's digitais como as do monza tem essa vantagem com relação as analógicas como o caso dos kadetts GS/GSI e monza classic MPFI, pois as analogicas dependem totalmente dos sensores, as digitais já conseguem compensar de certa forma a falta de algum sensor através de calculos, muitas vezes nem percebemos que tem algo de errado com o carro, pois a UCE consegue identificar um problema e isolar ele.

Eu estou junto com a opnião do waldir, deve ter algum sensor com problema, tente ler o codigo de erro da UCE, se não estiver acendendo a lampada de anomalia tente trocala...
Aliás essa lampada deveria acender toda vez que se vira a chave na posição de ignição... se não está acendendo está com a lampada queimada...

O fato da lampada de shiftlight estar acendendo na hora do jumper indica, lampada em posição errada, porém se a mesma acende quando diz pra trocar as marchas, pode ser que esteja ligado duas coisas para uma lampada só, isso é um erro grave pois pode queimar/danificar sua UCE, verifique esta questão das lampadas no painel o quanto antes, antes mesmo de qualquer teste no motor...
Vinícius Ribeiro - Mecatronico.
EX - Monza GLS 93/94 2.0 E.F.I Alcool verde vivaldi.
Monza GLS 94/95 2.0 E.F.I Alcool Cinza Bartok 116cv.
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

alguem ae me adiciona no msn pra eu explicar melhor o que esta [email protected] antes de add me manda msg aki pra saber quem é(não costumo add qualquer um)...flw
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

só um outro comentario...sobre a resposta de vrsilva...assim cara..creio que não é bem assim que funciona a ECU...creio que sem o jumper no plug aldl ela faça a leitura dos sensores para obter as informações necessarias para fazer os calculos e fazer um bom gerenciamento do motor...a contrario,com o jumper feito,ela pega valores fixos que muitas vezes não são os que o carro apresenta...dessa forma...causa certos problemas....
o fato que tu diz:
Acredito eu que jumpeando a UCE passa a depender totalmente dos sensores para deixar o motor liso, sem o jumper a UCE sempre consegue dar um jeito, as UCE's digitais como as do monza tem essa vantagem com relação as analógicas como o caso dos kadetts GS/GSI e monza classic MPFI, pois as analogicas dependem totalmente dos sensores, as digitais já conseguem compensar de certa forma a falta de algum sensor através de calculos, muitas vezes nem percebemos que tem algo de errado com o carro, pois a UCE consegue identificar um problema e isolar ele.
cara...isso ta errado...a central não tem esse poder...alais...nada tem isso...o jeito que tu fala tu ta afirmando que a central de AI...pois como ela vai obter as informações corretas sobre o carro se os sensores estão com defeito?eu sei do que to falando pois faço mecatronica e lido com esses bixos todos os dias #tenso. :smt030

bom...era isso...aguardo o retorno de vc's...e alais...uma sugestão...eu sei que aki não é o lugar correto,porem,ja vou aproveitar(qualquer coisa eu posto denovo na sessão correta)...assim,eu tinha um uno antes do monza,e eu participava do Clude do Uno,e la eles tem um canal no msn onde quase sempre tem alguem online,não sei,mas não achariam uma boa criar um aki para os monzeiros?eu apoio a ideia.

flw
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

cara...isso ta errado...a central não tem esse poder...alais...nada tem isso...o jeito que tu fala tu ta afirmando que a central de AI...pois como ela vai obter as informações corretas sobre o carro se os sensores estão com defeito?eu sei do que to falando pois faço mecatronica e lido com esses bixos todos os dias #tenso.
henez, o vrsilva tem razão, a Multec 700 quando alguns sensores dão problemas ela faz os cálculos a partir de outro sensor. Um exemplo disso é quando o MAP pifa ela grava na memória o defeito, isola o MAP e trabalha com as informações do TPS - sensor da borboleta e outro outros padrões gravados.

Eu sei do que tô falando pq sou PhD em fuçatrônica e não falto às aulas dos professores deste forum e vejo a teoria e pratica em harmonia sendo experimentado pelos monzeiros deste forum e coleciono os sucessos e insucessos relatados aqui no forum que são matérias onde aprendo, e as repetitivas eu falo de cor e assino embaixo como se fosse minha, no maior plágio :D :D :D :D :D
uma sugestão...eu sei que aki não é o lugar correto,porem,ja vou aproveitar(qualquer coisa eu posto denovo na sessão correta)...assim,eu tinha um uno antes do monza,e eu participava do Clude do Uno,e la eles tem um canal no msn onde quase sempre tem alguem online,não sei,mas não achariam uma boa criar um aki para os monzeiros?eu apoio a ideia.
Eu voto não pela ideia... pq o interessante deste forum é sociabilizar a informação e não particularizá-la, privatizá-la.
Há o recurso de MP's e alguns disponibilizam o Messenger

Mas vá em frente, essa é só uma opinião minha.

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

Eu sei do que tô falando pq sou PhD em fuçatrônica
irei me retirar a minha insignificância...XD

Ok..tirando isso...blz...mas tipo...então agora preciso fazer aquela lampada de mxrdx ligar pra saber se tem algum defeito, já que a central é tão boa que pode funcionar sem sensor....essa eu não sabia....bom...provavelmente agora meu pai não vai querer mexer mais já que estamos ainda refazendo a quilometragem...pois regulamos o ponto novamente....

porem...preciso relatar mais algumas coisas....eu alterei o ponto dele com o jumper,porem,a lenta se manteve a mesma...eu to tirando como base o versailes injetado que temos(LE-Jetronic, analógica) que nele se alteramos o ponto dele o carro fica totalmente diferente...ao contrario do monza...e outra...
nesta ultima regulagem do ponto...quando fizemos o jumper e fomos ligar ele...ele não ligava...virava e virava e nada...ae falei pro meu pai...atrasa ae o distribuidor até ele pegar...blz...pegou...porem com aquele problema na lenta...mas mesmo assim persistimos..elevamos a rotação a 2000rpm(como manda o manual,e se alguém souber o porque me fala) e fizemos o ajuste...mas...desta vez ficou engraçado...o distribuidor ficou muito próximo do limite da regulagem dele...olhando ele de cima(ou de frente,olha em direção ao cabos de vela)ele ficou muito para a esquerda(no parafuso o rasgo dele ficou pra direita),e ficamos com aquela pulga atra da orelha...bom..fizemos isso...desligamos o carro e o jumper...e ligamos novamente ele...o carro...e tudo norma(até de mais)e fomos ver como o ponto se comporta com o avanço sendo feito pela centra...e assim...ele um pouco menos da posição que estava antes(coisa de esta a uns 8°)e nas acelerações ele ia a 10° e voltava os 8~9°...e isso me parece pouco se tu quer da aquela pisada ele precisa atrasar bem o ponto...bom...eu acho que vou precisar fazer outro vídeo...o problema é a minha cadela(cão)que tem medo o ronco do Monza(eita,e mete medo mesmo)e ae não posso ligar ele na garagem que ela fica louca e pula no carro...tive sorte de não arranhar ainda...

bom...assim que possível passo novas informações...ademais...entre em contato comigo([email protected] > me avisem quem vai me add por MP pra eu saber)ou fale aqui pelo fórum...flw
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por waldir »

Ok..tirando isso...blz...mas tipo...então agora preciso fazer aquela lampada de mxrdx ligar pra saber se tem algum defeito, já que a central é tão boa que pode funcionar sem sensor....essa eu não sabia....
henez,
para não ficar obscura aos demais monzeiros a coisa "central tão boa que pode funcionar sem sensor" NOON... o que ocorre é o seguinte:

A maioria das unidades de comando eletrônico possuem sistema de auto-diagnóstico é o caso da Multec 700, por isso podem detectar diversas anomalias. Quando isso acontece, a UCE grava um código de defeito em sua memória, acende a lâmpada de diagnóstico e ativa o procedimento de emergência RECOVERY .

RECOVERY: Procedimento utilizado pelas centrais eletrônicas (UCEs) de sistemas de injeção digitais para substituir o valor enviado pelo sensor danificado (em curto-circuito ou circuito aberto) por um valor pré-programado.

por exemplo, quando a UCE detecta falha no circuito do sensor de temperatura da água-CTS (em curto-circuito ou circuito aberto), grava o código de defeito em sua memória e assume a temperatura de 100ºC como padrão. Portanto se o CTS for desligado, o veículo continuará funcionando (com um rendimento um pouco inferior) até que o proprietário leve-o a uma oficina especializada.

Um sistema digital permite verificar o perfeito funcionamento dos sensores e de alguns atuadores.

Caso ocorra a falha de um sensor, a CPU descarta o sinal enviado pelo mesmo e começa a fazer os cálculos a partir de outros sensores. Quando isso não for possível, existem dados (parâmetros) gravados em sua memória para substituição.

Por exemplo, se a unidade de comando perceber que existe uma falha no sensor de pressão absoluta do coletor (MAP), ela ignora suas informações e vai fazer os cálculos de acordo com as informações da posição de borboleta (sensor TPS). Isso é possível porque, quanto maior for o ângulo de abertura da borboleta, maior será a pressão interna do coletor (vácuo baixo). Se caso o TPS também apresentar defeito, a unidade de comando irá trabalhar com um valor fixo gravado na sua memória que corresponde a 90 kpa (0,9 BAR).
......

Se os sensores CTS, TPS, VSS, ESS, MAP, CO falharem ao mesmo tempo eu duvido que a UCE conseguiria informar o Mod. HEI, bomba de combust., valvula injetora, bob. ignição, ventoinha, IAC e partida a frio se houver... a lampada diagnóstico certamente funcionaria.

Então a generalização logicamente não tem sentido.

Ponto: Se a correia do sincronismo Virabrequim e C.Valvulas estiverem dessincronizadas o equivalente a um dente da polia que seja não vai acertar o ponto.

É preciso verificar isso. Se o distribuidor é ainda o original certamente a marca de fábrica nas flanges é o 10°APMS. Se houve troca de distribuidor há que se buscar novo posicionamento via pistola estroboscópica e acerto via modo de ajuste na UCE.

E como excessão, eu arriscaria jumpear o AeB (após a ventoinha ligar pela 2ªvez) e girar o distribuidor exatamente na marcação de fábrica no seu caso 10ºAPMS (não é válido para correia dessincronizada) repeti para gravar no Eprom da minha memória :wink: :smt023

Como vc comprou o Monza recentemente é recomendado conferir os detalhes básicos... comece pelo sicronismo.

Abs

waldir
Editado pela última vez por waldir em 19 Ago 2011, 11:24, em um total de 1 vez.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
henez
Membro SR (Ní­vel 4)
Mensagens: 329
Registrado em: 01 Ago 2011, 22:21
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Duvida Ponto de Ignição

Mensagem não lida por henez »

olha....cara...eu tenho que tirar o chapéu pra quem criou essa central...pois cara....se tudo ae que tu falou ela é capaz de fazer...putz....eu que sou "progamador" acredito que não é pouca coisa...mas bem...voltando ao assunto...convenci meu pai a mecher no monza amanhã...tentaremos colocar o distribuidor na marca dele(se tiver)...e agora sobre a falta de lenta...o que poderia ser?...se o vrsilva falou for verdade...então no modo diagnostico a central simplesmente "joga" as informações dos sensores nos atuadores...sem filtra-las...ou seja...se a informação ta errada ela nem quer saber...só joga fazendo os calculos para aquela informação errada...certo?...então é bem provavel que estou com um sensor com defeito...o brabo agora é testar todos e ver qual deles é...

outra coisa...tem como testar o sensor map usando o vacuo do motor?é que eu até tenho uma bomba de vacuo...porem...o manometro que temos não mede pressão negativa(vacuo)então não saberemos como esta a pressão...então pensei em usar o vacuo do motor e medir a tensão que ele solta...e tirar uma media...até seria bom se alguem pudesse me falar alguns valores de vacuo desse motor em algumas situações...visto que eu tenho quase a maxima certeza que ele não tem entrada falsa de ar...

bom...era isso...amanhã continuamos essa historia...flw
Responder