Motor sofrendo reversão quando é desligado

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
josemar reis
Membro SL (Ní­vel 1)
Mensagens: 20
Registrado em: 12 Jul 2011, 20:17
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por josemar reis »

Os sintomas indicam que o ponto está incorreto, verifique correia dentada para ver se não há dente quebrado, se stiver tudo correto faça a verificação do ponto com lampada estreboscópica. :smt023
pablopttm
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 1305
Registrado em: 18 Dez 2009, 14:05
Cidade: Sapucaia do Sul
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza SLE
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Gasolina
Injeção: Carburador

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por pablopttm »

minha opiniao é a mesma do Josemar e IRAUPP ...

- Verifique o ponto , provavelmente esta atrasado .
Monza SL/E 1.8 4p 1988 - verde amazônia '
FOTOS
Avatar do usuário
luiz sle
Monza-Man (Nível 11)
Mensagens: 9166
Registrado em: 10 Dez 2009, 17:55
Cidade: Cajamar
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza S/R
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por luiz sle »

Meu carro é a álcool e já percebi isso algumas raras vezes. Viro a chave sem dar partida para ver, o voltímetro por exemplo e ao desligar a chave sinto um leve tranquinho no motor. O ponto não está atrasado e o carro não usa GNV, o que pode ser?
Monza, a relação do homem e a máquina.

Ex: Monza SL/E 1986
Atual: Monza S/R 1988
Monza 500EF 1990
Polo TSi 2019
Up! TSi 2020
MarciaCristina
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 428
Registrado em: 21 Abr 2009, 12:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por MarciaCristina »

Oie gente, ai é que tá foi mencionado que o carro tava fora de ponto, mas disseram depois que o carro está no ponto correto :( ( isso foi o mecanico que disse :( ) o pior que o local aonde moro, não tem nenhum de confiança :( ou melhor dizendo que não entendem porcaria nenhuma da mecanica do Monza :(
Abraços
Ass.: Marcia Cristina
Meu mini Monza: https://plus.google.com/photos/+MarciaC ... 1296745777
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por waldir »

IRAUPP escreveu:
waldir escreveu:Iraupp,

aprendi mais uma hoje... não imaginava poder acontecer isso

é uma detonação de um único cilindro? :smt017

waldir
Sim é possível, ponto atrasado o que seria... antes do pistão atingir o PMS ela libera a faisca, então quando vc desligar o motor pelo ciclo vai ter algum dos cilindros em fase de compressão ocorre a coincidência do ponto estar atrasado dá a faísca e ocorre a explosão girando o motor no sentido inverso já que o cilindro esta antes do PMS.

:smt023

Iraupp,
Em função desse problema da M. Cristina eu estava lendo uma matéria que dizia que o ideal para o motor à gas é adiantar o ponto em virtude da lentidão da queima do gas que é de 0,4m/s em relação aos 15m/s da gasolina.

Embora tenha-se denominado como "reversão" não foi isso que foi mencionado no início pelo filho da M. Cristina, ele escreveu o seguinte:
quando ela para o veiculo e desliga a chave da ignição, do nada o motor do carro faz um tipo de reversão no motor fazendo um estrondo e ainda por cima dá quase um tipo de salavanco para frente ou seja é como se o carro querer se ligar novamente e andar, e isso ta deixando a minha mãe nervosa, porque devido o estrondo que faz, dá impressão que vai quebrar o motor de vez,
Pensando melhor com o que vc disse noutro comentário pode ser correia dentada fora de sincronia (já que foi trocada recente) e conferir o ponto.

Resta saber da M. Cristina se isso ocorre também quando está no gás ( se bem que é mandatório que antes de desligar seja passado para gasolina(no caso) :smt017 e o estouro
( que pode ser válvula de escape ainda aberta inflamando mistura não queimada no coletor de escape ou back-fire se estiver ocorrendo o estouro no coletor de admissão)

Abs

waldir
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
MarciaCristina
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 428
Registrado em: 21 Abr 2009, 12:26
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por MarciaCristina »

Bom Waldir , no gás não dá para saber rsss é que já tem um tempinho que ela deixou na gasolina, vou avisar a minha mãe quando sair de carro colocar no gás e ve se vai dar o mesmo problema
Abraços
Ass.: Marcia Cristina
Meu mini Monza: https://plus.google.com/photos/+MarciaC ... 1296745777
IRAUPP
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 436
Registrado em: 13 Ago 2010, 23:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por IRAUPP »

Um teste que pode ser feito e quando desligar o motor confira sem a proteção da correia dentada se não há o retorno do motor ou seja o motor está girando em um sentido quando ligado, mas quando desliga ele gira no sentido contrário, também retire a tampa do filtro de ar se ocorrer explosão saindo pelo carburador (backfire), caracteriza ponto atrasado. mesmo que o mecênico tenha te dito que está ok! como ele conferiu o ponto? Usou a Pistola? ou Pelo Ouvido?

Pelo 4 tempos: 1º tempo: válvula de escape fechada e válvula de admissão aberta, aspira ar + combustível.
2º tempo: válvula de escape e admissão fechados pressuriza ar + combustível.
3º tempo: válvula de escape e admissão fechados, Faísca (explosão) pistão desce.
4º tempo: vávula de escape aberto e válvula de admissão fechada libera gases.

Também tem uns poréns pode ser problema elétrico mesmo, quando desliga o motor na chave não é mais para existir tensão na bobina não gerando faísca, já vi um outro tópico que o Monzeiro reclamava de que quando ele desligava a chave o motor permanecia funcionado mesmo com o chave desligada e sem alimentação na bobina sem cabo de vela era um motor fantasma rsrsrsrsrsr ou a diesel rsrssrsrrs "acho que é isto" estou numa internet ruim agora não tenho como procurar! mas foi citado sobre a questão do carbono, sujeira que fica em cima do pistão estar provocando a explosão da mistura, se alguém puder procurar seria interessante de repente ajuda...

Abraços! Obs.: Desculpa o texto longo...
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Motor sofrendo reversão quando é desligado

Mensagem não lida por waldir »

Iraupp,
Há a possibilidade de carbonização na cabeça/laterais do pistão devido a borra/goma da gasolina, porém, pelo que entendi a M. Cristina vinha usando somente
o gas e optou pela gasolina por um tempo para evitar ressecamento das mangueiras.

Penso se a carbonização for antiga deveria ocorrer também o 'tranco' no gas, ao desligar.

1- Vale então verificar o comutador de partida (20~25 reais)

2- se não for o comutador, já tira o filtro para ver se é backfire

3- se houver backfire checar sincronia das polias dentadas e ponto com a estroboscópica

4- se não resolver, abrir o motor para verificaar assentamento de válvulas/tortas e se há carbonização no pistão
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Responder