Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
kraudyu
Membro Class (Ní­vel 5)
Mensagens: 423
Registrado em: 20 Mar 2009, 08:40
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por kraudyu »

Leocastro escreveu: Zedi, reinstalei a VT no meu Monza, comprei ela nova, caixinha GM, paguei 80 mangos.
Bem, além do carro aquecer mais rápido, ele mantem a lenta estável, e, a temperatura sempre fica na mesma escala do painel.
Muitos me disseram que não preciso rodar com ela e tal! Mas bem! Coloquei, e, resumindo, valeu a pena.
Quanto a marcha lenta, por o carro sempre trabalhar mais frio, a lenta ficava oscilando, provocando vibração no carro.

Hoje, está tudo resolvido!

Abraços.
[/quote]

É isso ai, com a válvula termostática seu motor só tem a ganhar :smt023 E como o Carlos escreveu acima, se a válvula termostática não fosse importante as fábricas já teriam abolido seu uso, já que, por exemplo, R$ 5,00 que as fabricas econimizam na fabricação de seus carros, no final de um ano são milhões economizados :wink:
Avatar do usuário
DecoSRPQ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 08 Jan 2015, 00:16
Cidade: Santa Rita do Passa
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por DecoSRPQ »

Boa noite monzeiros. Meu monza começou a me dar uma dor de cabeça nas últimas semanas. Ele começou a transbordar água pelo reservatório de expansão. Falei com meu mecânico e ele orientou a tirar a válvula termostática e andar para ver o que ia acontecer. Tirei e mandei uma foto pra ele e ele disse que o melhor era colocar uma nova. Eu andei pela manhã sem a VT e a temperatura mal saiu do azul, mas a noite sai e novamente transbordou água. No dia seguinte instalei a nova VT original e aproveitei para fazer uma limpeza no reservatório e todo sistema de arrefecimento e depois coloquei a água com aditivo. Agora o carro está esquentando mto rápido e as vezes a água expande, mas não chega a transbordar. Hoje fiz um teste pela manhã e deixei ligado até a ventoinha acionar e com o carro parado não esquenta rápido, mas quando ando com o carro a temperatura sobe mais rápido e se eu forçar ele começa a falhar. Hoje cedo acelerava o carro mas em nenhum momento tinha retorno da água para o reservatório, mas a tarde depois de eu sair, esquentar até começar a falhar, chegando em casa e acelerando tinha retorno da água. A água não baixa e não faz bolhas quando acelero e também o óleo está com cor normal. Será bomba d água?
Deco :!:
Monza SL 1.8 - 88 - álcool
Avatar do usuário
waldir
Membro 500EF (Ní­vel 9)
Mensagens: 3638
Registrado em: 18 Mai 2008, 09:19
Cidade: Campinas
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1995
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por waldir »

DecoSRPQ,

Pelo que vc descreveu au acho que está normal.
1º o liquido de arrefecimento não deve passar da marca indicada no reservatório de expansão.
2º o sistema tem que estar estanque, isto é, sem vasamentos e com a tampa (em bom estado) fechada.
3º o liquido retorna ao reservatório quando aquecido. Por isso o reservatório chama-se reservatório de expansão para que o aumento de volume de liquido pelo aquecimento tenha por onde retornar sem danificar mangueiras.
4º o ciclo me parece estar correto.
5º a bomba dágua quando emperra o motor aquece rapidinho e poderá dar o alerta no painel por que o fluxo não está ajudando a resfriar por deficiencia da bomba d'água.
6º bomba d'água com rotor de plástico pode girar em falso e o sintoma seria o mesmo da posição 5º Dê preferencia pelo rotor de ferro.
7º se a VT emperrar fechada o sintoma será igual ao 5º
8º se deixar o reservatório destampado ao aquecer vai jogar liquido de arrefecimento pra fora
9º a válvula da tampa do reservatório libera água se o volume aumentar devido excesso além da marca no reservatório ou se a bomba não funcionar ou a VT estiver emperrada fechada.
10º se a junta estiver queimada do lado dos canais de arrefecimento permitirá a passagem de gás e pressão para o sitema de arrefecimento e quando o motor parado resfriar vai puxar maior volume de água para as câmaras de combustão (ou câmara pq é comum ocorrer em uma) Durante a combustão também puxa água porém é queimada em parte na combustão. Verifique sempre as velas com o motor frio se não estão enferrujadas.
MONZA - GLS 95 2.0 EFI - Alcool - Vermelho Goya
Avatar do usuário
DecoSRPQ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 61
Registrado em: 08 Jan 2015, 00:16
Cidade: Santa Rita do Passa
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza SL
Motor: 1.8
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por DecoSRPQ »

Bom dia amigo. Com o carro parado até está normal, o problema é com o carro em movimento, pois ele esquenta mais rápido e se eu forçar ele, como por exemplo, pegar pista e pisar fundo , ele começa a falhar e só para de falhar depois que esfria. Tudo começou quando começou a transbordar água pelo reservatório e sempre está com água e aditivos na marca indicada (mínimo pela manhã). Achamos que era problema da VT, pois quando andei sem ela, mal subiu a temperatura, mas em uma segunda vez saindo com o carro, a temperatura subiu e transbordou mas como já tinha comprado uma VT nova, coloquei ela, mesmo pq meu monza é a álcool. Com a válvula termostática nova não transbordou mais, mas com o carro andando a temperatura sobe mais rapidamente e as vezes vejo que a água expande, mas não ao ponto de ficar transbordando.
Deco :!:
Monza SL 1.8 - 88 - álcool
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por LeoStrop »

Aproveitando o tópico, queria tirar uma dúvida se o funcionamento do meu sistema de arrefecimento está correto:

Quando comprei o carro (Kadett EFI 1994 etanol) ele possuía uma VT que estava bem cansada e não fechava devidamente, fazendo com que o carro demorasse muito pra esquentar.

Troquei a VT por uma nova original, mas achei o funcionamento meio estranho:

O carro aquece um pouco mais rápido, só que o ponteiro vai subindo... subindo... e quando chega um pouco depois da metade, despenca até quase a faixa azul (quando a VT aparentemente abre). E fica assim, subindo até quase a metade e depois despencando. Agora quanto mais se anda com o carro essa oscilação vai diminuindo e o ponteiro ficando mais estável.

Quando ando na estrada por um tempo, mantendo uma velocidade constante, o ponteiro fica em 1/3 do painel (entre o azul e o meio). Só que quando dou umas esticadas, a temperatura sobe rápido até o meio até a VT abrir de novo e abaixar o ponteiro.

Será que a minha bomba d'água pode estar fraca? Não troquei ela, só fiz a limpeza do sistema e troquei o sensor CTS e a VT.
Avatar do usuário
Carlos A. Freire
MODERADOR
Mensagens: 17757
Registrado em: 18 Jan 2007, 11:06
Cidade: SAO PAULO
Estado: São Paulo-SP
Modelo: Monza GLS
Motor: 2.0
Ano: 1996
Combustível:: Gasolina
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando a VT está nova, o ponteiro passa do azul e vai até entre a metade do azul até o meio de escala, depois despenca até o azul. De forma alguma vai até o meio de escala.
Quando vai até o meio ou passa do meio de escala, pela experiência que tivemos aqui, indica que há mangueiras invertidas. Atenção especial as duas mangueira que sai do cavalete da VT, sendo a de baixo deve ir ao coletor de admissão e a de cima para o ar quente. Se não tiver ar quente, deve estar tampada.

Abs,

Carlos Freire
Monza GLS 96 - 2.0 EFI gasolina
São Paulo-SP
Avatar do usuário
LeoStrop
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 113
Registrado em: 02 Jul 2018, 18:32
Cidade: Paraty
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Não tenho Monza :(
Motor: 1.8
Ano: 1994
Combustível:: Etanol
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por LeoStrop »

Obrigado Carlos! Vou verificar.
RAMIREZ
Membro GL (Ní­vel 2)
Mensagens: 72
Registrado em: 06 Dez 2009, 16:12
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro-RJ
Modelo: Monza SL
Motor: 2.0
Ano: 1993
Combustível:: GNV
Injeção: EFi

Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por RAMIREZ »

Deixa eu pegar uma carona aqui:
Recentemente troquei aquele gargalo que fica atrás da bomba d'água, aproveitei e coloquei uma bomba nova e troquei várias mangueiras, pergunto, é normal não sair água pela mangueira fina que sai do radiador para o reservatório?
Responder