Zedi, reinstalei a VT no meu Monza, comprei ela nova, caixinha GM, paguei 80 mangos.zedi escreveu:O sistema de arrefecimento do carro é composto basicamente pelo radiador bomba de combustivel e valvulo termostatica
a valvula tem a função de de abrir e fechar o canal de circulação de agua,
com ela fechada... a agua circula apenas dentro dos dutos do bloco do motor
com ela aberta... alem de circular dentro do bloco ela passa a circular pelo radiador.
ela abre normalmente em torno de 90ºC se nao estou enganado, a funcionalidade da VT é fazer com que o motor esquente rapidamente,(mantendo ela fechada até esquentar o carro) por isso mantem a agua circulando só no motor, após passar dos 90ºC ele abre para começar o resfriamento, caso a temperatura comece a aumentar muito, liga o ventilador do radiador.
então. você não precisa necessariamente da VT no carro, a grande vantagem dela é fazer o motor aquecer rápido. muito util para carros a alcool, ainda mais no frio.
então sem a valvula termostatica o seu carro só vai demorar mais pra esquentar, porque sempre que voce ligar o motor independente se ele estiver quente ou frio a agua sempre vai estar cirulando por todo o sistema de arrefecimento.
Bem, além do carro aquecer mais rápido, ele mantem a lenta estável, e, a temperatura sempre fica na mesma escala do painel.
Muitos me disseram que não preciso rodar com ela e tal! Mas bem! Coloquei, e, resumindo, valeu a pena.
Quanto a marcha lenta, por o carro sempre trabalhar mais frio, a lenta ficava oscilando, provocando vibração no carro.
Hoje, está tudo resolvido!
Abraços.