Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
Leocastro
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Leocastro »

zedi escreveu:O sistema de arrefecimento do carro é composto basicamente pelo radiador bomba de combustivel e valvulo termostatica

a valvula tem a função de de abrir e fechar o canal de circulação de agua,
com ela fechada... a agua circula apenas dentro dos dutos do bloco do motor
com ela aberta... alem de circular dentro do bloco ela passa a circular pelo radiador.
ela abre normalmente em torno de 90ºC se nao estou enganado, a funcionalidade da VT é fazer com que o motor esquente rapidamente,(mantendo ela fechada até esquentar o carro) por isso mantem a agua circulando só no motor, após passar dos 90ºC ele abre para começar o resfriamento, caso a temperatura comece a aumentar muito, liga o ventilador do radiador.
então. você não precisa necessariamente da VT no carro, a grande vantagem dela é fazer o motor aquecer rápido. muito util para carros a alcool, ainda mais no frio.

então sem a valvula termostatica o seu carro só vai demorar mais pra esquentar, porque sempre que voce ligar o motor independente se ele estiver quente ou frio a agua sempre vai estar cirulando por todo o sistema de arrefecimento.
Zedi, reinstalei a VT no meu Monza, comprei ela nova, caixinha GM, paguei 80 mangos.
Bem, além do carro aquecer mais rápido, ele mantem a lenta estável, e, a temperatura sempre fica na mesma escala do painel.
Muitos me disseram que não preciso rodar com ela e tal! Mas bem! Coloquei, e, resumindo, valeu a pena.
Quanto a marcha lenta, por o carro sempre trabalhar mais frio, a lenta ficava oscilando, provocando vibração no carro.

Hoje, está tudo resolvido!

Abraços.
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Carlos A. Freire
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Bom... lembrando que além de aquecer o motor rapidamente na fase fria, a VT vai manter o motor na temperatura ideal, quando estiver em rodovias ou vias de trânsito rápido.
Deve levar em conta que dentro do motor há diferentes tipos de metais e, com início de dilatação em temperaturas diferentes. Quando estão na temperatura normal de trabalho, já estão na dilatação normal. Então, podemos dizer que a VT tem outras funções, não é verdade? Imagine em uma rodovia, com o motor que já foi aquecido e agora, por conta do grande fluxo de ar no radiador e muito movimento do líquido de arrefecimento, o motor esfriou e já não está na temperatura normal de trabalho. A longo prazo, esse motor terá uma vida útil menor do que os motores que seguiram a manutenção recomendada. Outra coisa, em motores com IE não tem afogador. A função de deixar a mistura mais rica na fase fria do motor, é por conta da central eletrônica, com base nas informações que recebeu de seus sensores. Em uma rodovia será como se andasse com afogador puxado. Ou seja, aumento de consumo de combustível e possível contaminação do óleo lubrificante por conta dessa mistura rica por período prolongado.

Penso que as montadoras economizariam muito sem o uso da VT. Apenas a engenharia teria perdido tempo, mas quantos anos faz que todos os veículos usam VT? Se fosse inútil já teriam largado esse sistema, já que economizam até em lâmpadas no carro. Hoje temos veículos com VT eletrônica.

Abs,

Carlos Freire
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kraudyu
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por kraudyu »

Leocastro escreveu: Zedi, reinstalei a VT no meu Monza, comprei ela nova, caixinha GM, paguei 80 mangos.
Bem, além do carro aquecer mais rápido, ele mantem a lenta estável, e, a temperatura sempre fica na mesma escala do painel.
Muitos me disseram que não preciso rodar com ela e tal! Mas bem! Coloquei, e, resumindo, valeu a pena.
Quanto a marcha lenta, por o carro sempre trabalhar mais frio, a lenta ficava oscilando, provocando vibração no carro.

Hoje, está tudo resolvido!

Abraços.
[/quote]

É isso ai, com a válvula termostática seu motor só tem a ganhar :smt023 E como o Carlos escreveu acima, se a válvula termostática não fosse importante as fábricas já teriam abolido seu uso, já que, por exemplo, R$ 5,00 que as fabricas econimizam na fabricação de seus carros, no final de um ano são milhões economizados :wink:
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DecoSRPQ
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por DecoSRPQ »

Boa noite monzeiros. Meu monza começou a me dar uma dor de cabeça nas últimas semanas. Ele começou a transbordar água pelo reservatório de expansão. Falei com meu mecânico e ele orientou a tirar a válvula termostática e andar para ver o que ia acontecer. Tirei e mandei uma foto pra ele e ele disse que o melhor era colocar uma nova. Eu andei pela manhã sem a VT e a temperatura mal saiu do azul, mas a noite sai e novamente transbordou água. No dia seguinte instalei a nova VT original e aproveitei para fazer uma limpeza no reservatório e todo sistema de arrefecimento e depois coloquei a água com aditivo. Agora o carro está esquentando mto rápido e as vezes a água expande, mas não chega a transbordar. Hoje fiz um teste pela manhã e deixei ligado até a ventoinha acionar e com o carro parado não esquenta rápido, mas quando ando com o carro a temperatura sobe mais rápido e se eu forçar ele começa a falhar. Hoje cedo acelerava o carro mas em nenhum momento tinha retorno da água para o reservatório, mas a tarde depois de eu sair, esquentar até começar a falhar, chegando em casa e acelerando tinha retorno da água. A água não baixa e não faz bolhas quando acelero e também o óleo está com cor normal. Será bomba d água?
Deco :!:
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waldir
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por waldir »

DecoSRPQ,

Pelo que vc descreveu au acho que está normal.
1º o liquido de arrefecimento não deve passar da marca indicada no reservatório de expansão.
2º o sistema tem que estar estanque, isto é, sem vasamentos e com a tampa (em bom estado) fechada.
3º o liquido retorna ao reservatório quando aquecido. Por isso o reservatório chama-se reservatório de expansão para que o aumento de volume de liquido pelo aquecimento tenha por onde retornar sem danificar mangueiras.
4º o ciclo me parece estar correto.
5º a bomba dágua quando emperra o motor aquece rapidinho e poderá dar o alerta no painel por que o fluxo não está ajudando a resfriar por deficiencia da bomba d'água.
6º bomba d'água com rotor de plástico pode girar em falso e o sintoma seria o mesmo da posição 5º Dê preferencia pelo rotor de ferro.
7º se a VT emperrar fechada o sintoma será igual ao 5º
8º se deixar o reservatório destampado ao aquecer vai jogar liquido de arrefecimento pra fora
9º a válvula da tampa do reservatório libera água se o volume aumentar devido excesso além da marca no reservatório ou se a bomba não funcionar ou a VT estiver emperrada fechada.
10º se a junta estiver queimada do lado dos canais de arrefecimento permitirá a passagem de gás e pressão para o sitema de arrefecimento e quando o motor parado resfriar vai puxar maior volume de água para as câmaras de combustão (ou câmara pq é comum ocorrer em uma) Durante a combustão também puxa água porém é queimada em parte na combustão. Verifique sempre as velas com o motor frio se não estão enferrujadas.
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DecoSRPQ
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por DecoSRPQ »

Bom dia amigo. Com o carro parado até está normal, o problema é com o carro em movimento, pois ele esquenta mais rápido e se eu forçar ele, como por exemplo, pegar pista e pisar fundo , ele começa a falhar e só para de falhar depois que esfria. Tudo começou quando começou a transbordar água pelo reservatório e sempre está com água e aditivos na marca indicada (mínimo pela manhã). Achamos que era problema da VT, pois quando andei sem ela, mal subiu a temperatura, mas em uma segunda vez saindo com o carro, a temperatura subiu e transbordou mas como já tinha comprado uma VT nova, coloquei ela, mesmo pq meu monza é a álcool. Com a válvula termostática nova não transbordou mais, mas com o carro andando a temperatura sobe mais rapidamente e as vezes vejo que a água expande, mas não ao ponto de ficar transbordando.
Deco :!:
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LeoStrop
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por LeoStrop »

Aproveitando o tópico, queria tirar uma dúvida se o funcionamento do meu sistema de arrefecimento está correto:

Quando comprei o carro (Kadett EFI 1994 etanol) ele possuía uma VT que estava bem cansada e não fechava devidamente, fazendo com que o carro demorasse muito pra esquentar.

Troquei a VT por uma nova original, mas achei o funcionamento meio estranho:

O carro aquece um pouco mais rápido, só que o ponteiro vai subindo... subindo... e quando chega um pouco depois da metade, despenca até quase a faixa azul (quando a VT aparentemente abre). E fica assim, subindo até quase a metade e depois despencando. Agora quanto mais se anda com o carro essa oscilação vai diminuindo e o ponteiro ficando mais estável.

Quando ando na estrada por um tempo, mantendo uma velocidade constante, o ponteiro fica em 1/3 do painel (entre o azul e o meio). Só que quando dou umas esticadas, a temperatura sobe rápido até o meio até a VT abrir de novo e abaixar o ponteiro.

Será que a minha bomba d'água pode estar fraca? Não troquei ela, só fiz a limpeza do sistema e troquei o sensor CTS e a VT.
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Carlos A. Freire
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Re: Será que minha bomba d'agua está funcionando?

Mensagem não lida por Carlos A. Freire »

Quando a VT está nova, o ponteiro passa do azul e vai até entre a metade do azul até o meio de escala, depois despenca até o azul. De forma alguma vai até o meio de escala.
Quando vai até o meio ou passa do meio de escala, pela experiência que tivemos aqui, indica que há mangueiras invertidas. Atenção especial as duas mangueira que sai do cavalete da VT, sendo a de baixo deve ir ao coletor de admissão e a de cima para o ar quente. Se não tiver ar quente, deve estar tampada.

Abs,

Carlos Freire
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