Trocando a junta do cabeçote

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

sim...mas o fio que eu estou falando naum é o que vai pra bobina é o fio preto pos chave que vem do chicote e é ligado ao fio vermelho que vai pro modulo eletronico,ele é quem pode estar dando o problema,vc mediu ele?...
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por david crozeta »

descobri o problema...já desconfiava , mas tava torcendo para que não fosse.....''junta do cabeçote queimada'' ou podre , pois o carro nunca ferveu na minha mão. ta passando água para o óleo e cilindro.....
nuca mexi com isso, mas vou meter a cara pra fazer.... já arrumei até um torquimetro....só tenho que aprender a usar :smt005
vou desmontar agora, vou postando as dúvidas no decorrer do serviço....
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

eita, o pior que eu ja tava imaginado que nao tinha relação com a bobina e agora ta confirmado so a desgraçada te pregrou uma peça melhorava quando dava mais energia pra danada. se quiser uma mao virtual e so fala, o uso do torquimetro e facil no decorrer do teu topico agente vai te orientando.

desmonta os perifericos,correia,coletores,fios,etc e quando for tirar os parafuso do cabeçote retire ao contrario da montagem no manual de reparação tem a sequencia inversa, e use uma alavanca pq eles vao tar bem apertados.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
*DEntinHo-Rj* Pp*
Membro Classic (Ní­vel 7)
Mensagens: 957
Registrado em: 03 Jun 2009, 12:19
Cidade:
Estado: - SELECIONE --------
Modelo: - SELECIONE --------

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por *DEntinHo-Rj* Pp* »

aconselho a trocar os parafusos tambem,pois como nunca mexeu neles...
Monza Classic Se 90/90-2.0L- Gasolina-Gnv-Completo
Suspensão a Ar
viewtopic.php?f=33&t=11520
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por david crozeta »

é...que baile que me deu essa junta :smt005
mas agora vai ficar zerado...assim espero :lol:
passei a tarde me divertindo na desmontagem :mrgreen: ...foi tudo tranquilo, sem problemas... :smt023

aqui uma foto do bloco...repare o quarto pistão como está mais sujo, foi ai que deu o vazamento da junta.
Imagem


e aqui das peças desmontadas,segunda feira vou levar pra dar um passe,troca de válvulas,vedador e dar um banho quimico na gaiola e coletor admissão.

Imagem

opiniões e sugestões logicamente serão bem vindas, pois nunca mexi com isso....
valeu pessoal... :smt023
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

foi rapido hehehe :D , na foto nao ta a junta ve o estado dela pra comprovar se era o problema nela o defeito, ve se o anel metalico nao ta queimado. quanto as dica limpe a cabeça do pistao com um pano e querosene,diesel oque for... aproveita e limpa a galeria de agua do bloco com mangueira e troca o oleo e o filtro do oleo. nao use o mesmo oleo pos retica nao é recomendavel. limpe o coletor de amissao os duto pra tirar a carbonização e oleo que tenha. troque a correia dentada tb nao custa caro e é garantido teu motor troco quase tudo antes né entao ta praticamente novo vai fica. so fica devendo os pistoes mas isso se ta bom e nao ta fumando nao tem pq mexer.

sobre o cabeçote é isso mesmo banho quimico,assentamento,retentores novos,passe,junta, e pronto pra montar
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Avatar do usuário
david crozeta
Membro Classic SE (Ní­vel 8)
Mensagens: 2395
Registrado em: 09 Ago 2009, 18:53
Cidade: Curitiba
Estado: Paraná-PR
Modelo: Monza Classic SE
Motor: 2.0
Ano: 1988
Combustível:: Etanol
Injeção: Carburador

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por david crozeta »

Rafaelo escreveu:foi rapido hehehe :D , na foto nao ta a junta ve o estado dela pra comprovar se era o problema nela o defeito, ve se o anel metalico nao ta queimado. quanto as dica limpe a cabeça do pistao com um pano e querosene,diesel oque for... aproveita e limpa a galeria de agua do bloco com mangueira e troca o oleo e o filtro do oleo. nao use o mesmo oleo pos retica nao é recomendavel. limpe o coletor de amissao os duto pra tirar a carbonização e oleo que tenha. troque a correia dentada tb nao custa caro e é garantido teu motor troco quase tudo antes né entao ta praticamente novo vai fica. so fica devendo os pistoes mas isso se ta bom e nao ta fumando nao tem pq mexer.

sobre o cabeçote é isso mesmo banho quimico,assentamento,retentores novos,passe,junta, e pronto pra montar
vou fazer isso sim rafaelo...inclusive tirei até a tampa do cárter pra limpar bem...vou trocar todas correias e bomba d'água tbm...
raramente ele dava uma fumada, deve ser retentor... a junta tava bem feia...acho que tava muito velha, sei lá...tinha sinais de ruptura na borda do cilindro...
ah...agora vc vai ter que me ensinar a calibrar esse torquimetro...é daqueles de estalo...
obrigado..... :smt023
MONZA CLASSIC-SE 1988
ImagemImagem
fotos viewtopic.php?f=33&t=11512
vídeo viewtopic.php?f=34&t=11886


Curta a página dos monzeiros de Curitiba no facebook
https://www.facebook.com/pages/Monzeiro ... 5958691479
Rafaelo
MODERADOR
Mensagens: 10170
Registrado em: 13 Jan 2007, 10:32
Cidade: serra gaúcha
Estado: Rio Grande do Sul-RS
Modelo: Monza Hatch
Motor: 2.0
Ano: 1982
Combustível:: Etanol
Injeção: MPFi

Re: ''dúvida'' positivo da bobina

Mensagem não lida por Rafaelo »

humm, fazendo isso que tu vai fazer deve resolver o problema como um todo, entao era a junta mesmo geralmente acontece isso de queimar a borda.

a regulagem e uso e tranquilo, nao sei qual modelo tu tem em maos, mas geralmente torquimetro de estalo regula no cabo dele, o valor do torque desejado. digamos que o reaperto do cabeçote do monza seja 22Nm inicial 1º etapa tem que ver no manual.

regula no visor pra 22Nm (220kgf cm²) depois torqueie o parafuso ate sentir um estralo da ferramenta entao pare da torquear, assim ele ja esta no torque estabelecido de 22Nm. a posicao pra segura a ferramenta e importante uma mao segura o eixo do torquimetro e a outra no cabo e gire sem presa ate o estralo. nao use alavanca e tb desaparafusar com ele pq desregula. e bem tranquilo de usar e bem legal assim o motor e fechado conforme a engenharia manda. aproveita a ferramenta e trava todos os parafuso do motor com os torque certos.
PROecu - Injeções eletronica para monzas.
Responder