Hoje eu troquei a correia dentada e a correia do alternador da s-10, achei até simples.... segui o manual, fiz tudo conforme o figurino.
http://www.oficinadeveiculos.com.br/ima ... _nov06.pdf
A correia velha estava bem frouxa já, tensionamento mínimo... o que é mais intrigante, é que esse carro tem 47.000km originais, ou seja, nunca foi mexido na correia dele... e mesmo assim, a poilia do girabrequim estava um pouco fora de sincronismo... coisa de uns 0,3~0,5mm... corrigi isso quando montei a correia nova, mas achei estaranho...
Bem, tirei algumas fotos do serviço:
Aqui já sem a correia do alternador:

Tensor do alternador já fora do carro:

Aqui sem a capa de proteção da correia dentada:

Correias velhas:

Correia nova no lugar(ainda sem tensionar, nem dar aquelas voltas girando o motor manualmente):

Tensionador após tensionar a correia, conforme diz o manual, fica todo pra direita:

Tudo montado, funcionamento perfeito

:
O carro tá funcionando mais sereno... antes tava um pouco áspero. Acho que o serviço ficou razoável... devagarzinho, vamos aprendendo um pouquinho. Dei 6 voltas manuais no motor (recomendam 2 voltas, melhor pecar por excesso, que por falta

)... Se não fosse a dica do Waldir, acho que teria sofrido pra girar... dei a primeira volta no motor, quase morrendo :smt005... dai lembrei que se tirasse as velas, aliviaria a pressão, e, consequentemente o motor giraria livre... dito e feito, ficou molim, molim de girar :smt023
Caso tenham alguma consideração a fazer, fiquem à vontade.
Abraços!
Edit: Ah, o mesmo procedimento que eu usei, aplica-se aos monzas 96, que já usam tensor sem ser fixo, diferente dos monzas até 95.. que para fazer o tensionamento, dever-se-ia girar a bomba d'água.. no caso da s-10 e monzas 96, faze-se tudo pelo tensor mesmo.
A correia do ar já está comprada, vou colocar amanhã