DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo

Sobre o motor e suas partes internas (pistões, bielas, válvulas, etc).
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Felipe Lichirgu
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DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo

Mensagem não lida por Felipe Lichirgu »

Pessoal, boa noite.


Bom, estou num dilema acerca do que utilizar, de óleo lubrificante, no motor do meu Monza bordô.

Devido a idade do motor (era STD e com muitos milhares de km rodados) e ao surgimento de uma folga na biela do 1º cilindro, recentemente, resolvi por mandar retificar o motor completo (cabeçote e bloco), vindo a substituir todas as peças móveis do motor (pistões, bronzinas, etc) por originais GM, sem exceções.

O motor ficou na seguinte configuração:

1) Virabrequim -- 0,25 (munhões e moentes)
2) Cilindros -- 0,50
3) Plaina na face do bloco -- tirou 0,25
4) Cabeçote -- é convencional (alto atrito) original GM; altura ficou STD (não tinha empenos, nem corrosões)
5) Atualizei o cavalete do termostato para um novo de Nylon do motor N20XF
6) Bomba de óleo original GM (praticamente nova, com pouco uso).

Observação-1: Encaminhei o motor para retífica para o serviço de usinagem, obviamente, pois sou eu mesmo que desmontei e irei montar. Prefiro assim, pois sou muito detalhista e o meu nível de exigência é muito elevado, principalmente se tratando dos Monzas, que estão em minha garagem.

Observação-2: Uma coisa que me chamou a atenção foi a elevada carbonização presente dentro do motor, mesmo sempre realizando as trocas de óleo, e filtro, religiosamente a cada 6 meses ou 3 meses, ou, no máximo, em 4000 km. Sempre utilizei óleo mineral SAE 20W50, pois o carro está na minha casa quase desde zero km.

Observação-3: O motor dele é a gasolina.

Diante de tudo isso, pensei na possibilidade de atualizar o óleo lubrificante a ser utilizado nesse motor, partindo para algo de base sintética (semi ou sintético). Sabemos que as viscosidades indicadas no manual do proprietário vão de SAE15W40 à SAE20W50. Considerando na época a inexistência da variedade de lubrificantes que temos atualmente.

A minha dúvida é a seguinte: como estou com um motor novo (com as folgas bem ajustadas), posso utilizar um lubrificante SAE 5W40 (sintético), ou 10W40 (semi sintético), ou devo seguir rigorosamente a recomendação do manual do proprietário, ficando entre o 15W40 ao 20W50?


Penso e percebo que o óleo 20W50 possui uma certa dificuldade a atingir pressão normal de trabalho, a frio, comparado aos de menor viscosidade. Em paralelo, sei que não pode-se desprezar a calibração dos dutos de lubrificação do motor. Li aqui no fórum, em alguns tópicos, menções de que os cabeçotes GM teriam os dutos de lubrificação menores que os FGP (convencionais).

Esse carro sempre usou o 20W50, desde novo, e poucas vezes tive problemas com batidas de tuchos hidraulicos e a luz de advertência de baixa pressão do óleo, sempre se apagou imediatamente. É só uma questão de querer atualizar o lubrificante da criança! :lol:
FelipeLichirgu

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dutra s a
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Re: DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo

Mensagem não lida por dutra s a »

Eu fiquei confuso, pois uso o GM N20XF (bloco FGP) e lembro que quem recomendou afirmou que o sistema de dutos eram maiores ou só melhorados que os convencionais GM e, quando troquei não conferi, só não lembro se era apenas dutos de óleo ou apenas água ou os dois, mas sei que possui mais facilidade para atingir cabeçote e parcial mesmo porquê, é óleo 5W30 Mobil.

Eu em particular na sua condição continuaria com mineral 20W50 mais um condicionador, pois não sei se o óleo semi ou 100% sintético no seu motor iria ficar bom, uma vez que seus componentes foram feitos para trabalhar com óleo mineral.

abs estamos ai
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arnaldo silva
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Re: DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Felipe Lichirgu escreveu:
08 Set 2020, 20:45
Pessoal, boa noite.


Bom, estou num dilema acerca do que utilizar, de óleo lubrificante, no motor do meu Monza bordô.

Devido a idade do motor (era STD e com muitos milhares de km rodados) e ao surgimento de uma folga na biela do 1º cilindro, recentemente, resolvi por mandar retificar o motor completo (cabeçote e bloco), vindo a substituir todas as peças móveis do motor (pistões, bronzinas, etc) por originais GM, sem exceções.

O motor ficou na seguinte configuração:

1) Virabrequim -- 0,25 (munhões e moentes)
2) Cilindros -- 0,50
3) Plaina na face do bloco -- tirou 0,25
4) Cabeçote -- é convencional (alto atrito) original GM; altura ficou STD (não tinha empenos, nem corrosões)
5) Atualizei o cavalete do termostato para um novo de Nylon do motor N20XF
6) Bomba de óleo original GM (praticamente nova, com pouco uso).

Observação-1: Encaminhei o motor para retífica para o serviço de usinagem, obviamente, pois sou eu mesmo que desmontei e irei montar. Prefiro assim, pois sou muito detalhista e o meu nível de exigência é muito elevado, principalmente se tratando dos Monzas, que estão em minha garagem.

Observação-2: Uma coisa que me chamou a atenção foi a elevada carbonização presente dentro do motor, mesmo sempre realizando as trocas de óleo, e filtro, religiosamente a cada 6 meses ou 3 meses, ou, no máximo, em 4000 km. Sempre utilizei óleo mineral SAE 20W50, pois o carro está na minha casa quase desde zero km.

Observação-3: O motor dele é a gasolina.

Diante de tudo isso, pensei na possibilidade de atualizar o óleo lubrificante a ser utilizado nesse motor, partindo para algo de base sintética (semi ou sintético). Sabemos que as viscosidades indicadas no manual do proprietário vão de SAE15W40 à SAE20W50. Considerando na época a inexistência da variedade de lubrificantes que temos atualmente.

A minha dúvida é a seguinte: como estou com um motor novo (com as folgas bem ajustadas), posso utilizar um lubrificante SAE 5W40 (sintético), ou 10W40 (semi sintético), ou devo seguir rigorosamente a recomendação do manual do proprietário, ficando entre o 15W40 ao 20W50?


Penso e percebo que o óleo 20W50 possui uma certa dificuldade a atingir pressão normal de trabalho, a frio, comparado aos de menor viscosidade. Em paralelo, sei que não pode-se desprezar a calibração dos dutos de lubrificação do motor. Li aqui no fórum, em alguns tópicos, menções de que os cabeçotes GM teriam os dutos de lubrificação menores que os FGP (convencionais).

Esse carro sempre usou o 20W50, desde novo, e poucas vezes tive problemas com batidas de tuchos hidraulicos e a luz de advertência de baixa pressão do óleo, sempre se apagou imediatamente. É só uma questão de querer atualizar o lubrificante da criança! :lol:
Se o motor é novo, pode usar um semi sintético 15/40. Só não pode misturar mineral e sintético ... óleo mineral é do tempo do "onça" . Desde que fiz o motor do tubarão, comecei usar mobil semi sintético 15w40.
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Tubarão azul gls 95 álcool

arnaldo silva
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Re: DÚVIDA - Óleo Lubrificante em motor novo

Mensagem não lida por arnaldo silva »

Felipe Lichirgu escreveu:
08 Set 2020, 20:45
Pessoal, boa noite.


Bom, estou num dilema acerca do que utilizar, de óleo lubrificante, no motor do meu Monza bordô.

Devido a idade do motor (era STD e com muitos milhares de km rodados) e ao surgimento de uma folga na biela do 1º cilindro, recentemente, resolvi por mandar retificar o motor completo (cabeçote e bloco), vindo a substituir todas as peças móveis do motor (pistões, bronzinas, etc) por originais GM, sem exceções.

O motor ficou na seguinte configuração:

1) Virabrequim -- 0,25 (munhões e moentes)
2) Cilindros -- 0,50
3) Plaina na face do bloco -- tirou 0,25
4) Cabeçote -- é convencional (alto atrito) original GM; altura ficou STD (não tinha empenos, nem corrosões)
5) Atualizei o cavalete do termostato para um novo de Nylon do motor N20XF
6) Bomba de óleo original GM (praticamente nova, com pouco uso).

Observação-1: Encaminhei o motor para retífica para o serviço de usinagem, obviamente, pois sou eu mesmo que desmontei e irei montar. Prefiro assim, pois sou muito detalhista e o meu nível de exigência é muito elevado, principalmente se tratando dos Monzas, que estão em minha garagem.

Observação-2: Uma coisa que me chamou a atenção foi a elevada carbonização presente dentro do motor, mesmo sempre realizando as trocas de óleo, e filtro, religiosamente a cada 6 meses ou 3 meses, ou, no máximo, em 4000 km. Sempre utilizei óleo mineral SAE 20W50, pois o carro está na minha casa quase desde zero km.

Observação-3: O motor dele é a gasolina.

Diante de tudo isso, pensei na possibilidade de atualizar o óleo lubrificante a ser utilizado nesse motor, partindo para algo de base sintética (semi ou sintético). Sabemos que as viscosidades indicadas no manual do proprietário vão de SAE15W40 à SAE20W50. Considerando na época a inexistência da variedade de lubrificantes que temos atualmente.

A minha dúvida é a seguinte: como estou com um motor novo (com as folgas bem ajustadas), posso utilizar um lubrificante SAE 5W40 (sintético), ou 10W40 (semi sintético), ou devo seguir rigorosamente a recomendação do manual do proprietário, ficando entre o 15W40 ao 20W50?


Penso e percebo que o óleo 20W50 possui uma certa dificuldade a atingir pressão normal de trabalho, a frio, comparado aos de menor viscosidade. Em paralelo, sei que não pode-se desprezar a calibração dos dutos de lubrificação do motor. Li aqui no fórum, em alguns tópicos, menções de que os cabeçotes GM teriam os dutos de lubrificação menores que os FGP (convencionais).

Esse carro sempre usou o 20W50, desde novo, e poucas vezes tive problemas com batidas de tuchos hidraulicos e a luz de advertência de baixa pressão do óleo, sempre se apagou imediatamente. É só uma questão de querer atualizar o lubrificante da criança! :lol:
Vamos repassar as diferenças entre óleo sintético e mineral, então:

O óleo mineral foi refinado do petróleo, ainda contendo impurezas. O sintético é feito a partir de bases sintéticas e aditivos e não apresenta impurezas.
O óleo sintético apresenta melhor durabilidade e desempenho, mas é mais caro do que o óleo mineral.
O óleo mineral atende às necessidades de carros antigos, e o sintético é mais indicado para os modernos.
O óleo sintético funciona bem em situações severas de uso, enquanto o mineral não é ideal nesses cenários
O óleo sintético forma menos borra que o mineral
https://blog.texaco.com.br/havoline/ole ... u-mineral/
Classic se 2.0 prata automático; MPFI com injeção programável; etanol; freio a disco traseiro e rodas 16, painel digital.
Tubarão azul gls 95 álcool

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