Bico injetor ou válvula injetora?
Enviado: 02 Jan 2017, 10:26
Olá pessoal.
Ouve-se muito e lê-se muito a designação bico injetor para se referir à válvula injetora de motores com injeção eletrônica de combustível.
Bico injetor, na verdade, se refere a dispositivos que os motores diesel e os motores a jato ou turbo-jato possuem.
São simplesmente bicos, que direcionam, espalham, aumentam a pressão do combustível (restringindo sua passagem) que é fornecido sob pressão até eles.
Bicos são passivos, eles não abrem ou fecham a passagem do combustível.
Já válvulas são dispositivos ativos, isto é, recebem comando elétrico do sistema e dosam a quantidade de combustível para o motor.
É costume dar nomes de coisas antigas às coisas que vão surgindo.
Um exemplo é o tal Bendix
Os motores de arranque modernos não têm mais um dispositivo Bendix. O que eles têm é um conjunto de engrenagem e eixo chamado corretamente de impulsor
Motores de arranque com Bendix (que é o nome do cara que inventou o dispositivo) começam a girar antes de sua engrenagem encaixar na cremalheira. Quando seu eixo começa a girar, automáticamente o Bendix avança e engata.
Meu primeiro carro tinha isso, e era comum quebrar dentes da cremalheira nesse tempo.
Hoje o automático (solenóide) faz os dentes encaixarem antes do motor de arranque começar a girar, o que torna a partida mais silenciosa e evita quebra de dentes.
Abs
Ouve-se muito e lê-se muito a designação bico injetor para se referir à válvula injetora de motores com injeção eletrônica de combustível.
Bico injetor, na verdade, se refere a dispositivos que os motores diesel e os motores a jato ou turbo-jato possuem.
São simplesmente bicos, que direcionam, espalham, aumentam a pressão do combustível (restringindo sua passagem) que é fornecido sob pressão até eles.
Bicos são passivos, eles não abrem ou fecham a passagem do combustível.
Já válvulas são dispositivos ativos, isto é, recebem comando elétrico do sistema e dosam a quantidade de combustível para o motor.
É costume dar nomes de coisas antigas às coisas que vão surgindo.
Um exemplo é o tal Bendix
Os motores de arranque modernos não têm mais um dispositivo Bendix. O que eles têm é um conjunto de engrenagem e eixo chamado corretamente de impulsor
Motores de arranque com Bendix (que é o nome do cara que inventou o dispositivo) começam a girar antes de sua engrenagem encaixar na cremalheira. Quando seu eixo começa a girar, automáticamente o Bendix avança e engata.
Meu primeiro carro tinha isso, e era comum quebrar dentes da cremalheira nesse tempo.
Hoje o automático (solenóide) faz os dentes encaixarem antes do motor de arranque começar a girar, o que torna a partida mais silenciosa e evita quebra de dentes.
Abs