Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Assuntos relacionados à performance, conversão para álcool, etc.
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Rafael M
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Pessoal, tô pra comprar esse cabeçote roletado, porém algumas dúvidas que após ler o tópico todo, gostaria de confirmar:

EFI 9,2:1 vai pra 9,4:1 com ele sem rebaixar nem nada. Enviarei para a retífica de um amigo para uma revisão geral, possível troca de retentores e um faceamento, será que o material tirado eleva a taxa pelo menos pra 9,5:1?

Assim sendo, penso em rebaixar 0,5mm pra chegar aos 10:1 de taxa. Em uso "civil" não deve dar nada (creio eu), e quando tiver que andar na pista, penso em abastecer com Podium pra evitar uma possível pré-detonação, já que KS ele não tem e com o escape aberto, certamente não ouvirei uma batida de pino. Meu receio é que esse ligeiro aumento da taxa na prática provoque um esforço muito maior da parte "de baixo", que ainda é standard e tá com 127 mil km reais (tenho histórico de meu Monza desde zero). Zero de consumo de óleo, porém sempre rodou com 20W50 (coloquei 15W40 mas houve uma maior rumorosidade e vibração do motor, e um pequeno consumo de 500ml em 3 mil km). Não vejo mal em colocar o 5W30, ainda mais que estou com radiador de óleo do Kadett GSi e 4x1 com termotape, o que diminui bem a temperatura do conjunto. Um amigo disse que os anéis de pistão são menos sensíveis a "óleo fino" do que o cabeçote, procede?

Desculpem se é uma pergunta boba, mas há alguma maneira de aferir se a parte de baixo está 100% sem desmontar tudo? Única coisa que me vem a cabeça é medida da compressão cilindro a cilindro a "seco" e depois com uma colher de óleo, conforme instruem. Há algo mais que possa fazer?

Muito obrigado desde já! :)
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Rafael M
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Ah, o diâmetro do duto de admissão passou de 33 pra 36mm. Seria bom eu abrir um pouco os dutos do coletor para chegar nessa medida, não?
DÉCO
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por DÉCO »

.
Rafael, usando o Cabeçote roletado correto, deixando a taxa original dele, vc nao vai ter problemas de "bater pino" , agora c rebaixar, nao sei c esta nossa "gasurina" vai aguentar sem bater pino, mas c isso acorrer "acredito" que a adiçao de um pouco de alcool no tanque resolveria, bem pouco mesmo, coisa de 10% .
No meu caso (totalmente diferente do seu, nao serve de parametro pra vc pois meu motor é 1.8 e uso roller 2.0), fiz muitos testes com vairas misturas diferntes, e com a taxa "estimada" do meu ficou em torno de 9 , lembrando q meu carro é original a alcool, nao consegui andar com gasolina pura, mas como o seu é original a gasolina, nao acretido que tenha problemas nao . . .

PARTE DE BAIXO :

Ela ter em torno de 125.000 km nao quer dizer quase nada, pode estar intacta como pode ja apresentar alguma folga, eu andei com um Kadett 92 zero que tive em torno de 260.000 km e vendi com esta km sem ABSOLUTAMENTE nada batendo, na minha mao chegava facil aos 400 k !, tem motores da familia do nosso com km acima de 1.250.000 km (um milhao, duzentos e cinquenta mil km) .

LFVT só pode andar com oleo 5w30 ou mais fino , pode colocar sem medo, 100% sintetico, que possue niveis de proteçao muuuuuuuito superiores quanto a atrito, amortecimento e tempetatura .

Da pra testar a parte de baixo sim, pelo menos parcialmente, removendo o carter, soltando uma biela e medindo com micrometro e comparando com a tabela, pelo menos vc fica mais tranquilo .
O sintoma q vc citou quando colocou oleo mais fino, acredito que seja causado pelos tuchos, problema q vc nao tera no "novo" cabeçote LFVT .
É muito sensato substituir os retentores e guias de valvulas no novo cabeçote, é barato e ja vai estar no "jeito" la na retifica , entao vc fica despreocupado com estas questoes.

Devemos ter em torno de 5 ou mais carros que foram instalados LFVT , ninguem reclamou, todos melhorararam significativamente, me parece que o meu foi um dos melhores resultados, ganhei 1km/l na cidade e quase 3 km/l na estrada, meu motor gira facil acima dos 8000 rpm, fica espetacular em baixa sem comprometer a alta, silencio, ausencia de vibraçao etc . . .

Vale cada centavo

C confirmando sua aquisiçao deste cabeçote LFVT seria legal vc abrir um topico somente para o seu projeto, e deixar o link do seu projeto aqui neste post .

abraço
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Déco, muito obrigado pelo retorno!

O seu a álcool é 11,7:1 de taxa, com o LFVT chega a 11,9:1, não?

A sua melhora, ainda mais se tratando de um carburado a álcool, é surpreendente mesmo! Em % seria quanto? 20% de melhora?

Vou documentar todo o procedimento e farei sim um tópico, estou muito ansioso pelo resultado! Consegui cabeçotes mas em outras cidades, esta semana procurarei por aqui, para evitar problemas!
DÉCO
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por DÉCO »

Rafael M escreveu:Déco, muito obrigado pelo retorno!

O seu a álcool é 11,7:1 de taxa, com o LFVT chega a 11,9:1, não?

A sua melhora, ainda mais se tratando de um carburado a álcool, é surpreendente mesmo! Em % seria quanto? 20% de melhora?

Vou documentar todo o procedimento e farei sim um tópico, estou muito ansioso pelo resultado! Consegui cabeçotes mas em outras cidades, esta semana procurarei por aqui, para evitar problemas!
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No meu caso especifico, a conta é bem mais complexa, coisa q nao vai acontecer com o seu q é praticamente plug-and-play, meu motor é 1.8 f2 isso muda tudo, somente quando eu rebaixar ele vai ficar perfeito, hoje corrijo isso com 26º de ponto, e este ponto super adiantando tem me custado caro, ja fiz o motor de arranque uma vez e vou ter que fazer de novo .

Quanto em porcentagem ? nao sei dizer exatamente, meu carro tem escape direto, e igniçao direta (nao resistiva) , nao tem ar, nem direçao (o q rouba alguns cv's) o q posso te dizer é q Astra, Vectra, Civic, Corola,Cruze, originais, nao me alcança saindo do zero (com certeza depois me alcança por causa do meu cambio f16, mas isso acima de 190 ), testes feitos em local seguro, JAMAIS faça isso na rua . Nao gosto de falar de desempenho , tem gente que torce o nariz e nao acredita, e eu to cag... e andando kkkkkk .
Eu me contentava apenas com o "coiçe" que levo ao enfiar o pé, porem ganhei em todas as circunstancias, isso chama-se EFICIENCIA ! . . ., a faixa de torque muda completamente, pra baixo, sem comprometer a alta, coisa q sempre me incomodou no Monza é o fraco desempenho em baixa, coisa que SUMIU !! .
Cara , sou super suspeito em falar, e a maioria fica é quietinho pelo extraordinário desempenho, economia (eficiencia) alcançado com esta mudança . mas eu falo mesmo kkkk.

Seu carro vai mudar da agua pro vinho, muda absolutamente tudo, parece outro carro, outro som no motor etc. . .

Quando vc abrir o topico nao equece de postar o link aqui pra gente te ajudar . . .

acompanhando

abraço
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Déco, desculpe a demora em retornar.

Consegui um cabeçote novinho aqui na cidade (novo mesmo, deve ter rodado só no sintético, nenhuma marquinha de nada) num preção. Aproveitei pra checar todos os periféricos e antecipar diversas manutenções como troca de selo, revisão do motor de arranque, mangueiras, tubos de água e etc...

Estamos finalmente montando ele agora. Era pra estar pronto, mas um detalhe que não lembro de ter lido sobre é sobre o sensor de temperatura que vai no cabeçote. No Monza ele tem um sensor rosqueado, no cabeçote N20XF é uma tampa lisa. Felizmente conseguimos fazer rosca e vamos continuar com a montagem... Mas não tenho esperança desse carro andando ainda esta semana, é MUITA coisa a ser montada ainda. Mas tirei várias fotos, vai ajudar um pouco quem tem dúvida.

Abração e obrigado pelo apoio!
DÉCO
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

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.
Amigo, eu precisei me ferrar pra aprender que aqui tem respostas .
C tivesse perguntado sobre o q fazer com a cebolinha teria varias respostas , c ficou bom blz :ok:
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Re: Cabeçote N20XF (Roletado vs Convencional)

Mensagem não lida por Rafael M »

Déco,
Eu pesquisei no fórum e Google sobre "sensor temperatura painel roletado" e demais termos relativos e não encontrei nada a respeito, como estávamos nos finalmentes, acreditei não custar nada medir o sensor antigo, preparar a furadeira de bancada e abrirmos rosca no mesmo local original (que é uma espécie de selo, futuramente pode ser substituído). Posso ter feito algo de errado na pesquisa, mas o procedimento não maculou o cabeçote e está tudo certo até agora.

Montamos tudo com bastante carinho e como por precaução rodaríamos cerca de 100km para teste e limpeza do motor, aproveitei 4 litros de Mobil 20W50 que tinha guardado e colocamos junto de um aditivo especial da GM, para amaciamento de motores retificados. Apliquei nos alojamentos de tuchos, nos tuchos, balancins e etc. Apesar do óleo ser bem mais espesso que o 5W30 (que será colocado na segunda), os tuchos carregaram todos em menos de 5 segundos e apesar de estar andando civilizadamente (ainda), já notei boas melhoras: Partida super rápida, lisa, funcionamento mais suave de todo o conjunto e consumo melhor em situações de carga: Uma subida que eu ia de 4ª a 50Km/h e o consumo instantâneo era de 5,5 agora é de 7Km/l. Logo após a primeira partida do dia, o consumo na lenta era de 2,7L/h e caiu para 1,7 (!). Mal posso esperar pra colocar o 5W30 e poder andar com ele mais livremente, mas... "So far, so good"! O carro está uma delícia! Segue vídeo da primeira partida de hoje:

https://www.youtube.com/watch?v=JFq5958bENk
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